Evento orienta ciclistas quanto à segurança no VLT da Baixada Santista

Intervenções teatrais ajudaram a mostrar a quem pedala a importância de respeitar os espaços prioritários ao transporte coletivo

ADAMO BAZANI

Apresentações teatrais com mímicos, brincadeiras e diversão … Essa foi a forma para conscientizar os ciclistas de maneira lúdica sobre a necessidade de estarem atentos quanto à segurança na área do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, que liga Santos a São Vicente, no Litoral Paulista.

A ação ocorreu nesta quinta-feira, 16 de março de 2017.

Muitos ciclistas ainda pedalam por locais proibidos, como nos trilhos, e ainda desrespeitam a sinalização.

Para se ter uma ideia, enquanto as apresentações ocorriam na estação José Monteiro,  150 ciclistas ao menos foram orientados a utilizar os locais corretos e seguros para bicicleta.

Nas proximidades da estação, existe uma ciclovia que fica entre o término da Linha Amarela e a Praia do Itararé, em São Vicente. A concentração de ciclistas no local é bem grande.

Em nota, o gerente operacional da BR Mobilidade Baixada Santista, Rogério Matos, disse que o importante no espaço urbano é que os meios de transporte se complementem, havendo assim harmonia e respeito entre as pessoas nos diferentes modais.

“Nosso objetivo é mostrar para a população o quanto a segurança de todos é importante. Os meios de transportes devem conversar entre si e, para isso, é necessário a conscientização. Ciclistas devem andar na ciclovia, pedestres utilizarem a calçada e passagens oficiais e motoristas devem ficar atentos à sinalização e cruzamentos do VLT.”

A BR Mobilidade, do Grupo Comporte, é responsável pelas operações do VLT.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes