Empresas de ônibus do ABC são multadas por dispensarem cobrador e usarem ônibus sem vistoria
Publicado em: 3 de março de 2017
Rigras, Triângulo, Imigrantes e a EAOSA estão entre as empresas autuadas
ADAMO BAZANI
Algumas empresas de ônibus do ABC Paulista não têm cumprido tabelas de horário, nem mantido cobradores, mesmo que obrigatoriamente, e até mesmo colocam ônibus que não são registrados, vistoriados ou aprovados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, gerenciadora dos serviços intermunicipais.
É o que revela relação de multas e sanções publicada hoje no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Entre as empresas autuadas que não mantém cobrador, mesmo que obrigadas, estão a Rigras Transportes Coletivos e Turismo Ltda e a EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André.
Colocando em risco a segurança dos passageiros, algumas das companhias circulam com os ônibus sem vistoria ou autorização da EMTU. São os casos da EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André e Viação Triângulo.
Companhias de ônibus do ABC Paulista também não têm cumprido as tabelas de horário e viagens. Companhias como a Viação Riacho Grande e a EAOSA receberam multas em relação a este problema.
Já a Mobibrasil, também opera o ABC Paulista, recebeu sanções por outros motivos.
Em todos os casos, as empresas são reincidentes das irregularidades.
O ABC Paulista é a única região da grande São Paulo onde os ônibus operam sem contrato de licitação. Desde 2006, a EMTU tenta licitar os transportes da área 5, mas sem sucesso. Empresários da região esvaziaram o certame.
Os contratos são por meio de permissões precárias e algumas linhas são dos anos e 1970, estando desatualizadas. A média da frota do ABC Paulista é a maisa velha do Estado de São Paulo, quase nove anos.
A EMTU promete neste mês lançar um edital de licitação para toda Grande São Paulo, incluindo o ABC. Mas agora a data ficou para abril.
As empresas podem recorrer das multas
Outras companhias também foram multadas pelos mesmos motivos em ocasiões anteriores.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Bom dia
Estou como agente fiscal Emtu SP .Parabens e excelente materia.A bem da verdade e da justica o ministerio publico deveria investigar a EMTU .Ha evidencias de improbidade administrativa.Evandro Lossaco e Joao Jorge ex diretor operacional e gerente regional respectivamente .Quem contribuiu financeiramente nas campanhas eleitorais dos mesmo?sugestoes. RTO ORCAS CONTRATO DE PERMISSAO EM CARATER EMERGENCIAL
Rigras é a única ai que que não tem ônibus caindo aos pedaços.
Já passou da hora da EMTU tomar outro tipo de providência resolver esta questão da licitação da área 5.
Costumo passar todo dia nos arredores do Taboão (São Bernardo do Campo) e zoológico, e todo dia, sim, todo dia, tem ônibus da Triângulo ou da São Camilo. O problema já diminuiu muito quando a Imigrantes deixou de operar muitas das linhas e a Mobibrasil entrou no lugar.
Até micro-ônibus sem roda da Triângulo já vi nos últimos dois meses.
O mais interessante éq o baltazar é o dono da riacho grande. triângulo. eaosa. Ribeirão pires.seria ótimo se abrisse uma investigação entre emtu e sr baltazar .a séculos .Este empresário prestá um mal serviço e a emtu é conivente com ele .
São Camilo tbm pertence ao baltazar
A Viação Abc….nao tem nenhum cobrador em carro convencional…foi multada? Atrasos contantes na linha 238? Foi multada? A empresa temas 2 linhas de maior demanda do abc paulista e tem micrao nas linhas causando transtornos e super lotaçao…foi multada? Tem onibus fabricados em 1998, 5 caio alphas…que estão bonitos por fora…e bem judiados por dentro…..cade as multas???? Expresso Sbc, transbus em algumas linhas sem cobrador..cade as multas????
A área 5 dá EMTU está abandonada, tem carros com mais de 20 anos de uso, venham ver a empresa Pq. Das Nações, só carros velhos e sucateados assim como as demais dá região 5. Onde está o picolé de xuxu do governador? Peço que vem ver a CPTM tb, aqui a muito está abandonada pelo governo do Estado de São Paulo
Amigos, boa noite.
Essa “ladainha” ocorre desde 1992 e todos sabemos que a multa nao resolve NADA.
Ja pasdou da hora da EMTOSA ser auditada e multada.
Afinal qual e a competencia da EMTOSA ????
Multar ????
Att,
Paulo Gil
Complementando.
A grande maioria dos buzoes do ABC, nao pode e nem precisa passar por vistoria, pois e totalmente desnecessario.
Afinal e apreensao direto.
Kkkkkkkkkkkk
Att,
Paulo Gil
Greves,ônibus quebrando nas ruas,pegando fogo e continua por isso mesmo né EMTU?
A imigrantes que deveria ter ônibus de categoria rodoviário està operando com microônibus gambiarrado e como sempre caindo aos pedaços igual os alphas que eles tem.
Aqui na Z/L, lote 04 da EMTU, desde a saida da Julio Simões a situação está ruim. A transição foi bem complicada e os problemas persistem. A linha 075 (Arujá- Brás) opera com poucas partidas, pois a Radial prefere operar a 075VP (Arujá-São Miguel), bem mais curta. A linha 075 (Poá-Metro Brás) enfrenta o mesmo problemas. Reclamo na EMTU, ela aplica as multas mas a situação persiste.
A Multa não resolve!!!, na opinião, se o ônibus não esta com a inspeção em dia, ele está irregular e portanto deve ser apreendido.
mas não, para essas situações, a empresa paga a multa e continua rodando com ônibus sem a licença.
Eu estava consultando no site da EMTU e 80% dos veículos da Viação Imigrantes não estão liberados para circular, e outros nem constam mais no cadastro da EMTU, e mesmo continuam circulando normalmente.
isso é uma afronta a legislação, e na minha opinião a EMTU sabe da situação e não faz nada!!!, isso é negligência para não chamar de (Corrupção)!!!!!
E o pior nesta história toda é que LICITAÇÃO NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA simplesmente porquê aqui no Brasil até para a compra de 1 lápis ou 100000 canetas (se a licitação for dirigida) acaba ganhando quem já fornece o material e a mesma coisa é com o transporte.
EXAMINEM como foi a licitação e como estão os transportes hoje de cidades como Salvador, BH, Fortaleza, Blumenau, Florianópolis, Caxias do Sul etc… e tirem suas conclusões!