Autoridades liberam compra de parte da Navistar pela Volkswagen Truck &Bus

Negociação está entre as maiores do setor de veículos pesados realizada recentemente

ADAMO BAZANI

As autoridades norte-americanas liberaram a compra de 16,6% das ações da produtora de ônibus e caminhões pela Volkswagen Truck &Bus.

A informação foi confirmada pela compradora nesta quarta-feira, 01 de março de 2017, segundo a Agência EFE, em Frankfurt.

O valor é de em torno de US$ 256 milhões. A Volkswagen Truck &Bus globalmente envolve as marcas MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Scania.

Com a negociação, foi criada a joint venture Global Truck & Bus Procurement LLC, com sede em Lisle (Illinois, Estados Unidos).

O anúncio da compra foi no último dia 06 de setembro de 2016, e o negócio dependia desta aprovação.

As marcas devem continuar atuando no mercado de maneira independente, mas haverá colaboração tecnológica estratégica e integração entre as marcas para fazer frente a concorrentes como os grupos das Volvo e da Mercedes-Benz.

Haverá também compras e compartilhamentos estratégicos de peças em grande escala para reduzir os custos.

Os executivos das duas marcas devem acertar uma atuação em conjunto para o desenvolvimento de produtos e de contratos entre as empresas.

Com o negócio, o grupo da Volkswagen quer ainda mais penetração no mercado da América do Norte e Central.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a Navistar tem forte atuação na produção de caminhões e ônibus, inclusive os famosos ônibus escolares amarelos.

Diretamente não haverá uma influência no mercado brasileiro, mas o fortalecimento dos grupos deve refletir na confiabilidade de investimentos o que, aí sim, pode influenciar no Brasil.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: