GRU Airport descarta monotrilho e fará ligação por ônibus até a linha 13-Jade

Trajeto será de até 3 km. Para evitar transtornos, Governo do Estado propõe check-in e despacho de bagagens na Estação Brás do Metrô e da CPTM

ADAMO BAZANI

A ligação entre a futura linha 13-Jade da CPTM, prevista para o primeiro semestre de 2018, e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deve ser feita por meio de ônibus.

É a terceira mudança no acesso da futura linha de trem para o aeroporto.

Inicialmente, os trens chegariam perto da área de check-in, permitindo com que os passageiros chegassem a pé, mas a concessionária GRU Airport decidiu construir um shopping no local que deveria ser ocupado pela estação, o que fez com que o Estado revisse o projeto. A contrapartida da concessionária foi se comprometer em transportar gratuitamente os passageiros.

A empresa então propôs a construção de um monotrilho para ligar a linha 13-Jade ao Aeroporto. No entanto, o custo e o tempo para obra são considerados entraves.  O monotrilho ficaria pronto em 2020, ou seja, dois anos depois da previsão de inauguração da linha de trem, com um custo aproximado de US$ 40 milhões.

Em diversos sistemas mundiais, os monotrilhos não são mais usados no transporte urbano em linhas superiores a seis quilômetros e com maior demanda, mas são aplicados nestas ligações menores, como entre o transporte de alta capacidade e aeroportos ou parques.

Agora, o percurso de 2 quilômetros até o Terminal 2 e de 3 quilômetros até o Terminal 3 deve ser feito de ônibus

Há um temor em relação ao descompasso da demanda atendida pelo trem, pelo monotrilho e pelo ônibus, que é menor.  Mas a quantidade de coletivos seria ampliada, com a opção de modelos articulados que transportam mais que os 80 passageiros dos ônibus padrons e convencionais.

Para evitar transtornos há uma proposta do Governo do Estado que é de permitir que os passageiros dos voos façam check-in antecipado e despacho de bagagens na estação Brás do Metrô e da CPTM. De lá o passageiro, seguirá para linha 12-Safira até Estação Engenheiro Goulart, de onde embarcaria para a linha 13-Jade, por mais 12 km.

Entre o Brás e o Aeroporto, a previsão é de 50 minutos de viagem.

Vagões dos trens seriam disponibilizados para o transporte das bagagens.

A ligação entre o centro de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos por trilhos é uma promessa antiga.

Em 2002, na campanha para reeleição, o governador Geraldo Alckmin prometia um Expresso Aeroporto para 2005, ligando a Luz à Cumbica em 22 minutos, com tarifa estimada, à época, em R$ 20. O plano não teve prosseguimento.

Em 2007, já na gestão de José Serra, houve a promessa para entregar a linha em 2010. No entanto, em 2009, houve nova previsão e o trem seria incluído no pacote de obras para a Copa de 2014. Não houve, entretanto, empresas interessadas no trem Expresso.

Em 2011, já no comando de Geraldo Alckmin novamente, a ideia do trem Expresso foi abandonada e planejada a expansão da malha da CPTM até a Guarulhos, com a linha 13-Jade.

A primeira data de inauguração prometida foi para 2014, depois 2015 e 2016.

A linha 13 Jade deve transportar 130 mil pessoas por dia e o custo da obra hoje está em R$ 1,8 bilhão. O intervalo entre os trens seria em torno de 8 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

12 comentários em GRU Airport descarta monotrilho e fará ligação por ônibus até a linha 13-Jade

  1. meu Deus! , é só adaptação, jeitinho brasileiro, gambiarra.

  2. A solução do GRU Airport é antiga, vai pelo menor custo e não respeita o passageiro. Imagine o transtorno. O que deveria ser uma solução de 1° mundo virou uma gambiarra de 3°. O Governo de SP deveria ser mais firme com a concessionária e manter o projeto original. É desanimador como nós ficamos reféns das Concessionárias e as agências reguladoras não defendem o contribuinte e consumidor.

  3. mas não tinha um projeto?

  4. mas e a estrutura do monotrilho que já está pronta? foi dinheiro perdido dos nossos impostos? estive em GRU no começo do mês e vários pilares de concreto e corredores para trilhos estão lá, junto com o prédio da estação e do pátio, esperando pra serem equipados e finalizados. como fica tudo isso? será que vamos reeleger o PSDB em 2018 mais uma vez?

  5. Sérgio Santo André // 23 de Fevereiro de 2017 às 16:45 // Responder

    A concessionária resolve fazer um shoppingo no lugar da estação e o governo diz: “Ah, tudo bem então, a gente se vira…” Como que a gente consegue engolir essas coisas eu me pergunto ????

  6. A estrutura atual será para funcionar a linha 13 e não monotrilho.

  7. Estamos no país da contabilidade de custos colocada à risca! Ok, não precisava ser um monotrilho igual ao do Expresso Tiradentes, mas fosse uma espécie de VLT ou até um prolongamento do ramal. E para que mais um shopping? Estamos muito bem em matéria de consumismo mesmo!
    A Estação Brás já é um formigueiro humano, imagine agora com esse processo de despacho de bagagens por lá, o que não vai haver de extravios.

  8. 2018 PSDB*sta ganha mais uma vez as eleições governamentais e em 2o.turno com 50,13% dos votos válidos. Está na profecia! Quem viver, verá! Agora, uma perguntinha maldosa: porquê este des-governo adora colocar nomes de pedras preciosas nas linhas dos trens heim ???
    Resposta A – Tucano adora pedras preciosas
    Resposta B – Pedras preciosas são caras, logo é uma mensagem subliminar de que tucano adora gastar (melhor dizendo), torrar o dinheiro do contribuinte com obras caríssimas e demoradas!
    Resposta C – NRA – nenhuma das respostas anteriores

  9. Amigos, boa noite.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Esta foi a maior besteira ferroviaria que eu ja ouvi na minha vida.

    Nooooooooooooosa.

    Despachar bagagem na estacao Bras, vagao de carga.

    Para e pede para sair.

    So para lembrar.

    A menor distancia entre dois pontos e uma reta.

    Guarulhos e o Aeroporto internacional precisam de uma linha de teem a decadas.

    Faz uma reta em cima dos canteiros da Dutra e pronto, ate a antiga estacao rodoviaria ao lado da Praca Julio Preste.

    E faz uma linha aerea Guarulhos Tucuruivi.

    Qual o numero do CREA do engenheiro que assinou esse projeto ????

    Assim e de perder as esperancas.

    MUDA BRASIL !

    BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Agora bateu uma baita tristeza..

    Os ferroviarios da Sorocaba se reviraram nostumulos e estao rindo a bessa.

    Para, ja passou de ridiculo.

    Att,

    Paulo Gil

  10. Piada. Gambiarra. Jeitinho. Falta de respeito com os eleitores, usuários do aeroporto e com os paulistas que vão sofrer mais um golpe na auto-estima.

    Espero que em 2018 esse assunto seja tema dos debates nas eleições.

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