GRU Airport descarta monotrilho e fará ligação por ônibus até a linha 13-Jade

Trajeto será de até 3 km. Para evitar transtornos, Governo do Estado propõe check-in e despacho de bagagens na Estação Brás do Metrô e da CPTM

ADAMO BAZANI

A ligação entre a futura linha 13-Jade da CPTM, prevista para o primeiro semestre de 2018, e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deve ser feita por meio de ônibus.

É a terceira mudança no acesso da futura linha de trem para o aeroporto.

Inicialmente, os trens chegariam perto da área de check-in, permitindo com que os passageiros chegassem a pé, mas a concessionária GRU Airport decidiu construir um shopping no local que deveria ser ocupado pela estação, o que fez com que o Estado revisse o projeto. A contrapartida da concessionária foi se comprometer em transportar gratuitamente os passageiros.

A empresa então propôs a construção de um monotrilho para ligar a linha 13-Jade ao Aeroporto. No entanto, o custo e o tempo para obra são considerados entraves.  O monotrilho ficaria pronto em 2020, ou seja, dois anos depois da previsão de inauguração da linha de trem, com um custo aproximado de US$ 40 milhões.

Em diversos sistemas mundiais, os monotrilhos não são mais usados no transporte urbano em linhas superiores a seis quilômetros e com maior demanda, mas são aplicados nestas ligações menores, como entre o transporte de alta capacidade e aeroportos ou parques.

Agora, o percurso de 2 quilômetros até o Terminal 2 e de 3 quilômetros até o Terminal 3 deve ser feito de ônibus

Há um temor em relação ao descompasso da demanda atendida pelo trem, pelo monotrilho e pelo ônibus, que é menor.  Mas a quantidade de coletivos seria ampliada, com a opção de modelos articulados que transportam mais que os 80 passageiros dos ônibus padrons e convencionais.

Para evitar transtornos há uma proposta do Governo do Estado que é de permitir que os passageiros dos voos façam check-in antecipado e despacho de bagagens na estação Brás do Metrô e da CPTM. De lá o passageiro, seguirá para linha 12-Safira até Estação Engenheiro Goulart, de onde embarcaria para a linha 13-Jade, por mais 12 km.

Entre o Brás e o Aeroporto, a previsão é de 50 minutos de viagem.

Vagões dos trens seriam disponibilizados para o transporte das bagagens.

A ligação entre o centro de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos por trilhos é uma promessa antiga.

Em 2002, na campanha para reeleição, o governador Geraldo Alckmin prometia um Expresso Aeroporto para 2005, ligando a Luz à Cumbica em 22 minutos, com tarifa estimada, à época, em R$ 20. O plano não teve prosseguimento.

Em 2007, já na gestão de José Serra, houve a promessa para entregar a linha em 2010. No entanto, em 2009, houve nova previsão e o trem seria incluído no pacote de obras para a Copa de 2014. Não houve, entretanto, empresas interessadas no trem Expresso.

Em 2011, já no comando de Geraldo Alckmin novamente, a ideia do trem Expresso foi abandonada e planejada a expansão da malha da CPTM até a Guarulhos, com a linha 13-Jade.

A primeira data de inauguração prometida foi para 2014, depois 2015 e 2016.

A linha 13 Jade deve transportar 130 mil pessoas por dia e o custo da obra hoje está em R$ 1,8 bilhão. O intervalo entre os trens seria em torno de 8 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. meu Deus! , é só adaptação, jeitinho brasileiro, gambiarra.

  2. Paulo Lane disse:

    A solução do GRU Airport é antiga, vai pelo menor custo e não respeita o passageiro. Imagine o transtorno. O que deveria ser uma solução de 1° mundo virou uma gambiarra de 3°. O Governo de SP deveria ser mais firme com a concessionária e manter o projeto original. É desanimador como nós ficamos reféns das Concessionárias e as agências reguladoras não defendem o contribuinte e consumidor.

    1. Celso P disse:

      Perfeito seu comentário. Porém, nada mudará se a população não reagir. A única coisa que essa gente teme é a mobilização da sociedade.

  3. tiago disse:

    mas não tinha um projeto?

  4. Cairo Braga disse:

    mas e a estrutura do monotrilho que já está pronta? foi dinheiro perdido dos nossos impostos? estive em GRU no começo do mês e vários pilares de concreto e corredores para trilhos estão lá, junto com o prédio da estação e do pátio, esperando pra serem equipados e finalizados. como fica tudo isso? será que vamos reeleger o PSDB em 2018 mais uma vez?

  5. Sérgio Santo André disse:

    A concessionária resolve fazer um shoppingo no lugar da estação e o governo diz: “Ah, tudo bem então, a gente se vira…” Como que a gente consegue engolir essas coisas eu me pergunto ????

  6. jair disse:

    A estrutura atual será para funcionar a linha 13 e não monotrilho.

  7. Rahfa disse:

    Estamos no país da contabilidade de custos colocada à risca! Ok, não precisava ser um monotrilho igual ao do Expresso Tiradentes, mas fosse uma espécie de VLT ou até um prolongamento do ramal. E para que mais um shopping? Estamos muito bem em matéria de consumismo mesmo!
    A Estação Brás já é um formigueiro humano, imagine agora com esse processo de despacho de bagagens por lá, o que não vai haver de extravios.

  8. MARCOS NASCIMENTO disse:

    2018 PSDB*sta ganha mais uma vez as eleições governamentais e em 2o.turno com 50,13% dos votos válidos. Está na profecia! Quem viver, verá! Agora, uma perguntinha maldosa: porquê este des-governo adora colocar nomes de pedras preciosas nas linhas dos trens heim ???
    Resposta A – Tucano adora pedras preciosas
    Resposta B – Pedras preciosas são caras, logo é uma mensagem subliminar de que tucano adora gastar (melhor dizendo), torrar o dinheiro do contribuinte com obras caríssimas e demoradas!
    Resposta C – NRA – nenhuma das respostas anteriores

  9. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Esta foi a maior besteira ferroviaria que eu ja ouvi na minha vida.

    Nooooooooooooosa.

    Despachar bagagem na estacao Bras, vagao de carga.

    Para e pede para sair.

    So para lembrar.

    A menor distancia entre dois pontos e uma reta.

    Guarulhos e o Aeroporto internacional precisam de uma linha de teem a decadas.

    Faz uma reta em cima dos canteiros da Dutra e pronto, ate a antiga estacao rodoviaria ao lado da Praca Julio Preste.

    E faz uma linha aerea Guarulhos Tucuruivi.

    Qual o numero do CREA do engenheiro que assinou esse projeto ????

    Assim e de perder as esperancas.

    MUDA BRASIL !

    BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Agora bateu uma baita tristeza..

    Os ferroviarios da Sorocaba se reviraram nostumulos e estao rindo a bessa.

    Para, ja passou de ridiculo.

    Att,

    Paulo Gil

  10. Celso P disse:

    Piada. Gambiarra. Jeitinho. Falta de respeito com os eleitores, usuários do aeroporto e com os paulistas que vão sofrer mais um golpe na auto-estima.

    Espero que em 2018 esse assunto seja tema dos debates nas eleições.

  11. Reinaldo disse:

    A população foi traida mais uma vez pelos interesses obscuros da concessionária GruAirpot que arrecada bastante dinheiro com os atuais estacionamentos do aeroporto, sendo eles os que possuem tarifas mais caros do Brasil. E estratégia Gruairport dificultar o acesso da população ao aeroporto .

  12. Leny disse:

    Uma vergonha para São Paulo, será que os engenheiros, projetistas, arquitetos, urbanistas pensam ???
    Entra governo sai governo, não fazem nada que presta.
    É que eles não precisam do trem, andam de carro oficial, seguraças, motoristas e carregadores de malas.
    O que estava fazendo e pensando, a comissão que aprovou * isso*.
    Vergonha!!Vergonha!!!!! e Vergonha!!!!!!

    1. Marcos Henrique Saat disse:

      Também acho que o motivo para não ter a estação dentro do aeroporto não é o Shopping. Quem garante que com o tempo estes ônibus disponibilizados pela GRU Airport, que fazem a transferência entre a estação e os terminais fiquem com uma frequência maior, aumentando o tempo de viagem entre a estação e os terminais e depois aparecerão táxis e vans que farão este mesmo trajeto por preços “módicos”? Quem fiscalizará isto? Este serviço de transferência mesmo sendo gratuito nada adiantará se fizer perder o avião.

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