Doria anda em ônibus “nota 7” em São Paulo e diz que cobradores podem acabar
Publicado em: 6 de fevereiro de 2017
Prefeito, junto com o secretário de transportes, Sérgio Avelleda foi do Terminal Capelinha ao Terminal Bandeira
ADAMO BAZANI
Com Agências
O prefeito de São Paulo, João Doria, andou de ônibus na manhã desta segunda-feira, 06 de fevereiro, pela primeira vez desde o início da gestão.
Junto com o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, saiu por volta das 6h do Terminal Capelinha, na zona sul da capital paulista, em direção ao Terminal Bandeira, no centro.
O trajeto durou aproximadamente 1h15.
O prefeito chegou ao terminal por volta das 5h30, tomou café e conversou com passageiros.
Além de tirar fotos, Doria quis saber a avaliação dos passageiros em relação à linha, que recebeu nota 7 de alguns deles.
Em declaração jornalistas, Doria disse que a nota não foi ruim, mas dá para melhorar.
O prefeito também afirmou que deve fazer outras viagens de ônibus municipais e também a integração com o Metrô e CPTM.
“É a experiência de vida real. Por isso, nós fizemos esse sem avisar, sem informar ninguém, e ouvindo a população. De maneira geral, o serviço foi bem avaliado. Não foi ruim … Algumas observações relativas ao horário, à frequência dos ônibus, mas de maneira geral a aprovação tem média 7. Talvez essa média seja adequada, o que não é ruim. Mas pode melhorar, principalmente, a frequência dos ônibus … Vamos fazer isso outras vezes em outros terminais, fazendo exatamente como faz a população: acorda cedo, fica na fila, pega o ônibus, sentindo a vida como ela é, no seu lado bom e no seu lado difícil … Vamos fazer interligação com o metrô para sentir a experiência. Tanto metrô quanto os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).”
Doria confirmou que em breve deve iniciar os testes com o “Rapidão”, começando pelç zona Sul de São Paulo. Objetivo é implantar rede de corredores BRT.
Doria utilizou a linha 6450, que deve ser a primeira a se transformar em “Rapidão”.
O objetivo é aproveitar a estrutura do corredor para transformá-lo em BRT – Bus Rapid Transit, corredor cujo uma das características é o pagamento de passagem antecipado para facilitar a entrada e saída nos coletivos. Os veículos devem ser articulados e biarticulados e as estações e ônibus terão wi-fi.
Doria confirmou que gradualmente os cobradores devem deixar o sistema da capital paulista.
“Gradualmente, com o tempo, é possível que isso venha a ocorrer [extinção do cobrador], mas sem desemprego. Nós estamos solicitando que as empresas capacitem os cobradores para serem motoristas”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Bom dia!
Prefeito, 6h são poucos os passageiros. Poderia esperar mais 1h e pegar o ônibus às 7h da manha, aí veria que a nota cairia de 7 pra 3. Muito transito, desrespeito…
Amigos, boa tarde.
Um exemplo real do porque o buzão de Sampa NÃO funciona.
Domingo, 29.01.17, eu e meu filho fomos à 10ª Brasil Bus Fest; como a ida foi de carona, foi tranquilo.
A volta foi de buzão, vejam o caos.
Chegamos no ponto na Av. Pacaembú com destino ao bairro, às 15:57 hs.
Na Avenida Pacaembu e no Domingo, só há duas opções de destino (conforme placa informativa) e optei pelo que passou primeiro que era a menos pior (pensei eu), o Terminal Pinheiros.
O buzão só passou às 16:24 hs, somente após 27 minutos de espera, lembrando que o buzão roncava câmbio e diferencial e os plásticos interno, todos batendo.
O destino, Terminal de Pinheiros, cujo desembarque foi “FORA” do Terminal.
No acesso ao Terminal, eu e meu filho passamos em catracas diferentes, e como ele é não pagante, o registro de uma das catracas foi irreal e inútil.
Fui procurar um buzão que me ajudasse a chegar na vila, mas fui informado que não circula no Domingo e nem sei se tem EMTOSA operando no Terminal Pinheiros; lembrando que a linha que não funciona Domingo, não vai até onde nós precisávamos, ou seja mesmo se estivesse operando, não atenderia totalmente.
Chegamos no Terminal Pinheiros e não tinha como continuar o trajeto de buzão, de forma lógica, “só a caranguejada zig zagueada”, padrão fiscalizadora.
Para que fazer Terminais se os Terminais não permitem “conexão” e muito menos “conexão” com outro Terminal, o da Vila Yara ??
Inadmissível.
Ai, vi um buzão (articuladinho trocadinho cinza chumbo) com as portas abertas – Terminal Campo Limpo, entramos e perguntei ao cobrador se passava e dava desembarque na parada Eldorado do Corredor Rebouças, apesar de dar a informação que passava (tenho minhas dúvidas se dá o desembarque), ele falou por duas ou três vezes que a entrada era pela frente.
Eu disse que sabia e perguntei por que ele estava estressado?
Se desembarquei de um buzão cujo destino era o Terminal Pinheiros, porque passar de novo pela maldita catraca (a segunda agora dentro do buzão); mais uma coisa inútil, ou a integração acabou ??
Diante do dissabor com o cobrador, resolvi ir de metro 4-Amarelo até o Terminal Butantã.
Chegando no Terminal Butantã, qual a suuuuuuuuuuuuuuuurpresa ???
Não tinha nenhum buzão sequer da fiscalizadora, nem “unzinho” só (tenho fotos que comprovam o Terminal sem nenhum buzão da fiscalizadora).
Sorte que tinham dois EMTOSAs e aí fomos nós para casa, pois se dependesse do buzão da fiscalizadora …
Depois, querem que o uso do buzão de Sampa aumente …
Como ??
Se até quem está a passeio e gosta do buzão se irrita com a ineficiência e espera de 27 minutos.
A espera só não foi maior porque tinham dois EMTOSA e se eu não tivesse dinheiro no bolso e tivesse de utilizar o da fiscalizadora a espera seria no mínimo de mais 27 minutos.
Ou seja, 54 minutos de lazer jogado fora, ou será que a fiscalizadora considera que esperar o buzão no domingo é lazer ???
Sem contar que o BU não se comunica com o BOM.
Precisa falar mais alguma coisa ????
Quem presta um serviço desse, no mínimo tem de ser descredenciado e demitido por justa causa.
Aliás cabe uma pergunta para finalizar:
Para que serve a “fiscalizadora” ???
Att,
Paulo Gil
Ele poderia andar na 5110. A linha mais lotada de SP.
Reclamaram tanto do Haddad, que queria tirar os cobradores, tome kkkkkkkkkkkkkk
Ser prefeito anda de ônibus na Rebouças ê consolação ê começa analisar os táxi ai você vê como atrapalha os ônibus se a uber atende sem utilizar os corredores porque os táxi pode se tirar os táxi o trânsito de ônibus anda melhor meu nome é Andre sou motorista de ônibus faz uma experiência e faz votações com quem utiliza o ônibus at no metrô do Butantã os taxista fica esperando passageiro ê nós motorista tem que sair do corredor comessa a ficar como secreto la enfrente do metrô discreto ai você me fala fico muito grato se vocês quer o melhor escuta o povo muito obrigado Deus abençoe fica com deus