HISTÓRIA: Marcopolo comemora 30 anos de “divisor de águas” da produção

ÔNIBUS Ônibus Paradiso da Geração 4, um dos modelos fabricados pela Marcopolo quando foram implantados os sistemas de produção e organização

Sistemas foram implantados em 1986 depois de viagem ao Japão

ADAMO BAZANI

A encarroçadora de ônibus Marcopolo informou que no último dia 26 de novembro, realizou uma comemoração pelos 30 anos de introdução do SUMAM – Sugestões de Melhoramentos do Ambiente Marcopolo e do SIMPS – Sistema Marcopolo de Produção Solidária, feito considerado divisor de águas para o crescimento da empresa, hoje a maior fabricante de ônibus do País, segundo números da Fabus, associação que reúne as produtoras de carrocerias.

Os sistemas, de acordo com a Marcopolo, mudaram a forma de setorizar a produção e de relacionamento entre os funcionários e a comunidade.

Em nota a Marcopolo, diz que tudo começou com uma viagem do presidente da empresa, Paulo Bellini, ao Japão, em 1986, e conta que agora os programas têm sido revitalizados com base no sistema Toyota de produção.

Acompanhe:

O SUMAM e o SIMPS surgiram em 1986 depois que Paulo Bellini, atualmente presidente emérito da Marcopolo, viajou ao Japão com um grupo de empresários caxienses com o objetivo de conhecer a filosofia de administração e de produção utilizadas naquele país.

 

Na época, ao retornar, Bellini reuniu todos os colaboradores e compartilhou as novidades que havia visto na viagem, incentivando a equipe a pensar na forma de colocar em prática as ideias que consideravam adequadas para a Marcopolo. A receptividade dos colaboradores foi tão boa que rapidamente surgiram vários grupos de melhorias, os quais foram chamados de SUMAM. Ao mesmo tempo, foi criado um sistema para facilitar o trabalho de produção, que envolveu principalmente a fabricação e abastecimento de peças, utilizando prateleiras e cartões de controle, que ficou conhecido como SIMPS.

 

De acordo com o próprio Paulo Bellini, essas mudanças se transformaram em verdadeiro divisor de águas para a Marcopolo. “Justamente em busca de mais conhecimento, viajei, em 1986, com outros executivos da empresa ao Japão e, na volta, durante um ano, reunimos todos os colaboradores interessados e compartilhamos as novidades que havíamos visto na viagem. Embora não soubéssemos como ‘fazer acontecer’, tínhamos uma certeza: não seria por imposição da diretoria, mas por convencimento e participação espontânea de nossos colaboradores. Este era o grande segredo do sucesso e o grande desafio. Tivemos a felicidade de encontrar em nossa empresa pessoas abertas e cheias de boa vontade, que acreditaram na ideia. A partir daí, modificamos a rotina de produção e adotamos uma nova filosofia de trabalho na empresa” recorda Bellini.

 

Posteriormente, o SUMAM e o SIMPS serviram de base para o Sistema Marcopolo, que passou a reunir as principais ferramentas e técnicas utilizadas como suporte para a produção, como o Programa 5S, Kanban, Qualidade e outros, que foram evoluindo com o passar do tempo.

 

Este ano, a Marcopolo iniciou um novo ciclo, “revitalizando” esses programas, tendo como base a filosofia Lean Manufacturing, inspirada no Sistema Toyota de Produção, e usando ainda mais o Kaizen como ferramenta de melhoria contínua. O objetivo é aumentar a competitividade da empresa, utilizando novas tecnologias e reforçando o trabalho padronizado, a segurança, a qualidade, a logística e os custos. Essa revitalização também permitirá estender os processos padronizados para todas as fábricas da Marcopolo no mundo.  Para a direção da empresa, o Sistema Marcopolo tem como grande diferencial a participação ativa dos colaboradores de todas as áreas e funções, sugerindo melhorias e contribuindo na solução dos problemas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em HISTÓRIA: Marcopolo comemora 30 anos de “divisor de águas” da produção

  1. Landerson Anselmo procopio // 5 de dezembro de 2016 às 09:02 // Responder

    Adoro ônibus meu falecido avó foi uma dos dono da salutares nos anos 60 e vivi nessa área rodoviária meus primos tem transportes rodoviários em juis de fora MG eu sou apaixonado por ônibus me lembro dos Marcopolo geração 1 2 4 vcs estao de parabéns pela Ascenção ki Deus abençoe vcs tenho um sonho de conhecer a fábrica Matriz pois a de serem já tive oportunidade de conhece la parabéns e um feliz Natal e um feliz ano novo todos dessa maravilhosa família Marcopolo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: