Metrô abre licitação para conclusão da linha 4 Amarela
Publicado em: 24 de novembro de 2015
Se não houver outras alterações no cronograma, linha somente será concluída em 2019
ADAMO BAZANI
O metrô publicou nesta terça-feira, dia 24 de novembro de 2015, o edital de licitação para o término da segunda fase da linha 4 Amarela, que contempla a conclusão das obras civis e acabamento das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia (incluindo o terminal de ônibus) e o pátio Vila Sônia de estacionamento e manutenção de trens. Também está inserida na contratação a implantação de dois quilômetros de túnel de ligação com o pátio Vila Sônia.
Os trechos deveriam ter sido finalizados em 2014, mas em julho houve rescisão do contrato entre o Metrô e o consórcio Isolux Corsan-Corviam.
A companhia do metropolitano diz que o consórcio não cumpriu prazos e serviços para construção das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia da Linha 4 e aplicou multas de R$ 23,5 milhões. O consórcio disse, à época, que a rescisão não foi unilateral por metrô e acusou a companhia de falta de planejamento.
Decisão do desembargador Rubens Rihl, da 8ª Câmara de Direito Público suspendeu a multa, atendendo ação do consórcio que alegou dano irreparável, mas o metrô recorre.
As obras que vão ser licitadas devem ter custo de R$ 1,3 bilhão com financiamento do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
As propostas técnicas devem ser entregues em 13 de janeiro de 2016.
De acordo com o metrô, em nota, as previsões após as assinaturas de contrato indicam que a linha só deve ser concluída em 2019:
– Higienópolis-Mackenzie: 12 meses após a ordem de serviço;
– Oscar Freire: 15 meses após a ordem de serviço;
– São Paulo-Morumbi: 18 meses após a ordem de serviço;
– Vila Sônia (incluindo terminal de ônibus e pátio): 36 meses após a ordem de serviço.
O Metrô lançará ainda, até o final do ano, outro edital para contratação do complemento da via permanente dos túneis e no pátio Vila Sônia, orçado em R$ 60 milhões.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Prazos bem grandes, mostrando o quanto barrigaram as obras destas estações.
E alívio mesmo só vira com a Fase 3 a Taboão da Serra, desatando o no Av. Pirajussara X Francsico Morato X Estrada do Campo Limpo X Rod. Régis Bittencourt.
O Governador reconheceu em público várias vezes e prometeu celeridade para a Fase 3. E nada mais se falou a respeito.
PQP!!! Espero, ainda, estar, neste mundo, para ver esta obra concluída…
ME FAÇO ESSE MESMO TIPO DE VOTO AO SENHOR DEUS SOBRE O CORREDOR METROPOLITANO GUARULHOS ( TERM.TABOÃO) SÃO PAULO (METRÔ TUCURUVI – ZN DA CAPITAL) MORO NO JAÇANÃ, NÃO MUITO LONGE DO TUCURUVI…E ME FAÇO A MESMO VOTO ! kkkkkkkk ATUALMENTE SÓ O TRECHO DE TABOÃO A VILA GALVÃO (PARADA TIMÓTEO PENTEADO x RUA QUITANDINHA) ESTA PRONTO E EM OPERAÇÃO…KKKKKKK TA MUITO “LONGE” EM TERMOS DE TEMPO, COMPETENCIA, E VERGONHA NA CARA… DE CHEGAR AO JAÇANÃ…NA CAPITAL kkkkkk ISSO É PROMESSA DO ORESTES QUÉRCIA…VAI VENDO MEU CARO…DESDE 1.986 …JESUS!! E QUANTO TEMPO FAZ ISSO…O COITADO DO QUERCIA JA MORREU …EM 2010…
Esse Alckmin e a piada do século vergonha.
Amigos, bom dia.
Alem do prejuizo incalculavel causado a populacao, qual foi o prejuizo causado por esse bololo ?????
Alguem vai pagar e ser responzabilizado ??????
Att,
Paulo Gil