Ônibus de BH vão poder contar com gás natural com menor preço

ônibus

Ônibus do transporte coletivo de Belo Horizonte. Governo quer incentivar frota a gás natural com venda direta.

Gasmig foi autorizada a fazer o fornecimento direto às frotas que estejam interessadas na tecnologia. Próximo passo é convencer empresários

ADAMO BAZANI

A frota do transporte público de Belo Horizonte vai contar com gás natural de preço reduzido para abastecimento direto. Basta agora convencer os empresários a adotarem veículos com este tipo de combustível menos poluente que o óleo diesel. Atualmente, não há por parte da indústria nacional produção em escala de ônibus a gás natural, mas uma montadora já anunciou que deve fabricar estes veículos no País.

O anúncio da possibilidade de em breve o transporte coletivo contar com esta fonte energética foi feito nesta semana pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede que autorizou a Gasmig – Companhia de Gás de Minas Gerais a vender o combustível diretamente para frotas de micro-ônibus, ônibus urbanos, ônibus articulados, além de veículos de prestação de serviços como empilhadeiras e caminhões de coleta de lixo.

Segundo nota do governo do estado de Minas Gerais, a Gasmig fez estudos estratégicos e verificou a possibilidade do GNV nos ônibus da capital mineira

“Antes, o segmento de gás natural veicular era restrito ao atendimento de revendedores (postos de combustíveis). Frente à possibilidade de atuar em novos mercados, além do residencial, comercial, cogeração e de energia elétrica, a Gasmig identificou o seu potencial de atendimento para entrar no segmento de frotas e transporte público com o GNV.”

Em novembro de 2012, a Iveco, em parceria com a Gasmig, testou um ônibus europeu a gás natural em Belo Horizonte. Atualmente, no Brasil, a Scania fez demonstrações de um ônibus, também europeu, movido a gás natural e diz que pretende iniciar a produção no País.

No caso do ônibus da Iveco testado em 2012 em Belo Horizonte, o desempenho e custos operacionais foram considerados satisfatórios, mas a distribuição do combustível na época foi considerada um dos entraves.

De acordo com o governo do estado, a decisão da secretaria vai permitir melhor acesso ao combustível e redução de preço.

A Gasmig vai ter uma tarifa própria para frotistas e outra para o transporte público. Por ser uma venda direta feita por uma empresa de controle estatal, não vai haver incidência de ICMS.

A Companhia de Gás de Minas Gerais é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (99,6%) e o Município de Belo Horizonte – PBH (0,4%).

Ainda segundo a nota do governo do estado, pelo preço menor em relação a outros combustíveis e pela não incidência do ICMS, a economia para o segmento de transportes e serviços públicos pode variar de “10% a 30% para a frota de veículos pesados (caminhões e ônibus), 15% a 35% para empilhadeiras e 55% a 65% para frota de veículos leves (frotistas e cooperativas de transporte e táxis).”

Com a medida, a Gasmig espera aumentar em 20% a participação no segmento de gás veicular nos próximos quatro anos, mas admite que será trabalhoso convencer o empresário, principalmente do transporte coletivo.

Para isso, vai intensificar o contato com os frotistas, principalmente da capital mineira.

A Gamig diz que a rede de gasodutos em Minas Gerais atende a 44 cidades, incluindo Belo Horizonte, Governador Valadares, Itabira, Itabirito, Pouso Alegre e Varginha.

Para atendimento a frotas e indústrias próximas da rede , há a opção de instalação de uso de compressores nas dependências das empresa para anastecimento.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading