MAN vai reponder por 90% da renovação da frota de Salvador

ônibus

Ônibus Volkswagen/MAN 17-230 V- Tronic. Empresa vai responder por 90% da renovação da frota de Salvador.

MAN Volkswagen anuncia a venda de 750 chassis de ônibus para o sistema de Salvador
Com isso, a renovação da frota da capital baiana passa a ter 90% de veículos da marca
ADAMO BAZANI – CBN
A renovação da frota do sistema de transportes urbanos de Salvador vai contar com total de 90% de ônibus da marca Volswagen/MAN.
É o que anunciou nesta quarta-feira o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, durante entrevista coletiva IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, uma das maiores feiras do mundo do setor.
Segundo Cortes, a Volkswagen/MAN venceu a licitação para o fornecimento de 750 chassis de ônibus.
Os veículos foram comprados por grupos empresarias na Bahia e são do modelo Volksbus 17-230 V – Tronic, com câmbio automatizado.
De acordo com a Volkswagen/MAN, pelo fato de o motorista não precisar realizar troca de marchas, o modelo oferece mais conforto para os funcionários e passageiros. Além disso, ainda segundo a fabricante, os ônibus são mais econômicos, com média de consumo de 2,92 km/litro no tipo de operação a que é destinado.
Em nota à imprensa, divulgada pela MAN Latin America, o presidente da companhia disse que as empresas testaram por um ano o modelo automatizado
“Os clientes soteropolitanos testaram nossos ônibus automatizados por quase um ano até fecharem essa licitação. O atendimento dedicado aos clientes de ônibus de nossa rede de concessionárias e o baixo consumo de combustível foram pontos decisivos para esse importante negócio. Segundo os clientes, a economia pode chegar a R$ 3 milhões por ano”, disse Cortes. Entre as empresas de Salvador que fecharam a licitação com ônibus da marca Volkswagen estão o Grupo Evangelista, a BTU, a Vitral, a União e a Ondina.
Na nota, a empresa destaca algumas características do modelo 17.230 V-Tronic
“O chassi VW 17.230 V-Tronic é equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, com dois estágios de sobrealimentação e sistema de injeção Common Rail, que garante torque e potência compatíveis com a operação. Com tecnologia EGR, dispensa o uso do Arla 32 e possibilita melhor aproveitamento do espaço do chassi.”
VENDAS INTERNACIONAIS:
Na mesma nota, a Volkswagen/MAN também cita vendas internacionais de ônibus que considera expressiva
“Na Bolívia, a montadora fará a entrega de 60 ônibus às autoridades de transporte da cidade de El Alto. O lote, composto por chassis Volksbus 18.320 equipados com motor traseiro, compõe a licitação dos ônibus chamados pela municipalidade de El Alto de “Sariri”, seguindo a tradição boliviana de nomear novas unidades. A MAN foi a única vencedora nesse processo, anunciado recentemente pelo governo local. A Hansa, importadora da marca na Bolívia, será a responsável por entregar os veículos a partir deste mês, com término previsto para o fim deste ano. Os Volksbus farão parte da primeira frota de ônibus urbano da cidade de El Alto, na Bolívia, atualmente composta apenas por vans. El Alto integra o Departamento Autônomo de La Paz e tem aproximadamente 848 mil habitantes, segundo dados do censo local de 2012. A MAN Latin America também acaba de entregar 46 novos ônibus equipados com chassis Volkswagen à cidade de Guayaquil, no Equador. Os modelos Volksbus 17.210 OD e 17.230 EOD vão compor, pela primeira vez, a frota da cooperativa José Joaquin de Olmedo. O primeiro lote de 16 unidades já se encontra em circulação por Guayaquil, atendendo à população ao norte da cidade, em Puente Lucia, em rota que termina em Atarazana. Trinta novos ônibus vão ser entregues até o fim deste mês e vão circular pelos distritos de Orquídeas e Samborondón. A cooperativa José Joaquin de Olmedo atualmente é a maior cooperativa de ônibus da cidade de Guayaquil e conta com aproximadamente 100 ônibus. As cooperativas Gran Colombia e Pascoales serão as próximas a receber novas unidades Volksbus nos próximos dias.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Pedro disse:

    Adamo, se não estou enganado nunca vi em SP ônibus VW com câmbio automatizado, porque todos nos sabemos que o grande problema dos ônibus VW sempre foi o cambio duro, tanto com motor traseiro como dianteiro.

    1. Existe sim amigo, o V-Tronic

Deixe uma resposta