Greve de ônibus em Curitiba e região chega ao fim

ônibus

Houve acordo entre empresas de ônibus e trabalhadores e greve em Curitiba e Região Metropolitana é encerrada. Foto: Adamo Bazani.

Greve de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana chega ao fim
A partir deste sábado, 100% da frota estarão nas ruas. Audiência teve acordo entre as partes
ADAMO BAZANI – CBN
Termina a greve de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana neste sábado, dia 28 de junho de 2014.
Depois de horas de negociação, terminou em acordo a audiência de conciliação entre o Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Setransp – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana e Urbs – Urbanização de Curitiba S.A.
Com isso, todos os ônibus escalados estão nas ruas a partir deste sábado em Curitiba e nas cidades que formam a RIT – Rede Integrada de Transporte, operando com motorista e cobradores.
As melhorias nas estações-tubo e terminais, uma das reivindicações dos trabalhadores, serão feitas com a supervisão do Ministério Público do Estado do Paraná.
As empresas de ônibus concordaram em não descontar os dias que os trabalhadores ficaram parados.
Também houve acordo em relação ao vale-alimentação.
A greve começou na quinta-feira, somente com os cobradores parados. A catraca livre, com os ônibus circulando somente com motoristas, sem cobrança de passagem, custou aos cofres públicos R$ 2,484 milhões, de acordo com o prefeito Gustavo Fruet.
O Sindimoc, para pressionar financeiramente as empresas, alegou que a greve era só dos cobradores, apesar de as reivindicações serem também em benefícios dos motoristas.
Na sexta-feira, poucos ônibus saíram das garagens pela manhã. Parte da frota só começou a ser liberada no final da manhã depois de determinação do TRT – Tribunal Regional do Trabalho.
A desembargadora Ana Carolina Zaina deu pro encerrada agora há pouco a audiência, homologou o acordo e agradeceu o prefeito e a Urbs por autorizar a liberação da frota sem cobradores na quinta-feira.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: