Volvo entrega 124 “articulados maiores” para BRT Transcarioca

ônibus articulado

Volvo anuncia o fornecimento de 124 ônibus articulados para o novo sistema de BRT do Rio de Janeiro, Transcarioca. Maior que os articulados mais antigos, modelo tem maior capacidade de transportes. Foto: Divulgação Volvo.

Volvo entrega 124 articulados para o BRT Transcarioca
Veículos possuem 21 metros de comprimento e capacidade 20% maior que os articulados tradicionais
ADAMO BAZANI – CBN
A Volvo anunciou nesta quinta-feira, dia 22 de maio de 2014, que entregou 124 ônibus articulados para o novo sistema de BRT – Bus Rapid Transt – corredores de ônibus, Transcarioca, no Rio de Janeiro.
Com previsão para ter a primeira fase inaugurada em 1º de junho de 2014, o BRT Transcarioca, quando concluído, deve ter ao todo 39 quilômetros de extensão, ligando o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão- Antônio Carlos Jobim à Barra da Tijuca.
Com estações que possibilitam embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, abrigos com mais espaço para os passageiros e painéis com informações sobre os horários e o itinerário das linhas e prioridade para o ônibus no espaço urbano, o BRT Transcarioca vai ser o primeiro a cruzar de forma transversal a cidade do Rio de Janeiro e deve ser responsável pelo transporte de 450 mil pessoas por dia.
Os veículos fornecidos pela Volvo têm 21 metros de comprimento, maiores que os articulados mais antigos, de 18,6 metros.
Com isso, é maior a capacidade de transportes destes novos veículos em relação aos ônibus articulados com a configuração tradicional. Cada um dos 124 articulados poderá transportar um número de passageiros cerca de 20 por cento mais elevado, chegando a 180 pessoas.
Segundo a Volvo, todos os veículos são dotados de um sistema chamado EBS, de controle eletrônico dos freios. Os ônibus possuem caixa de transmissão automática, freio a disco e “controle de aceleração inteligente” que, de acordo com a fabricante, oferece mais conforto para motoristas e passageiros, além de contribuir para redução dos gastos com combustível.
O sistema de controle de aceleração permite “garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo” – segundo nota divulgada pela Volvo à imprensa especializada.
Os ônibus também podem ser equipados com sistema de gestão de frota pelo qual “é possível acompanhar o consumo de combustível, o giro, marcha lenta, emissão de poluentes, horas e quilômetros rodados, código de falhas, desgaste das peças e velocidade média da frota por veículo e por motorista”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Volvo entrega 124 “articulados maiores” para BRT Transcarioca

  1. Artur Salvatore // 23 de maio de 2014 às 13:42 // Responder

    Tem boatos na garagem que a viação santa brigida comprou 50 deles com piso baixo.

  2. Gostei muito. Moro em Nova Iguaçu,e precisava ir até a Barra da Tijuca. Então,fui de trem até Madureira, uma viagem de 30 minutos. Ao lado da estação ferroviária de Madureira, no terminal do BRT, embarquei com destino á estação Via Parque, uma viagem gostosa de 45 minutos.
    Muito legal ! A cidade do Rio de Janeiro está tentando se aproximar do primeiro mundo, em tecnologia de transporte de massa. Avante… parabens aos idealizadores do sistema BRT !

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