Tatto promete ampliar frota de ônibus no Corredor Norte-Sul

Publicado em: 7 de abril de 2014

ônibus biarticulado

Ônibus biarticulado. Especialistas defendem que este tipo de veículo seja usado no Corredor Norte-Sul. Secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, estuda a ampliação da frota nesta ligação. Foto: Adamo Bazani.

Tatto promete ampliar ônibus no Corredor Norte-Sul
Frequencia é considerada baixa, mas velocidade maior beneficiou passageiros. Especialistas defendem ônibus biarticulados
ADAMO BAZANI – CBN
O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou que a prefeitura de São Paulo estuda ampliar o número de ônibus que circulam pelas faixas exclusivas do corredor Norte-Sul.
De acordo com estudos feitos pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, a velocidade dos ônibus na ligação aumentou 45% em média, indo de 14,2 km/h para 20,6km/h. Em alguns trechos, como na Avenida 23 de maio,as viagens ficaram 108% mais rápidas.
No entanto, os passageiros reclamam da lotação e de que o número de ônibus é insuficiente.
“O grande desafio nosso daqui para frente, já que a gente conseguiu melhorar a velocidade dos ônibus, é melhorar a periodicidade do ônibus e a qualidade dele. Em cada área nós estamos atuando”, afirmou Jilmar Tatto à TV Globo.
Especialistas defendem uma reformulação das linhas para aumentar a velocidade ainda mais e a oferta em serviços principais, reduzindo as sobreposições. Menos linhas com veículos de maior capacidade não trariam impactos negativos na velocidade e poderiam atender mais pessoas. Apenas se forem colocados mais ônibus sem a mudança na estrutura das linhas, a oferta de lugares vai aumentar pouco e pode haver filas de ônibus comprometendo a agilidade do transporte público.
“O total de passageiros transportados pelo ônibus é baixo. Se nós tivéssemos um sistema de ônibus biarticulados com 80 ônibus por hora nós poderíamos chegar a 14 mil, 15 mil passageiros, por hora, o que é quatro vezes mais”, afirmou o engenheiro de transportes, Sergio Ejzenberg, professor da Escola Politécnica da USP.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

  1. Iago disse:

    O nosso querido secretário devia pensar uma coisa:
    A velocidade do onibus aumentou certo.
    Mas ele devia calcular também a velocidade média de deslocamento das pessoas, dividindo a distância total percorrida pelo tempo total de espera pelo ônibus + o tempo dele andando.
    Não basta o ônibus andar rápido, as pessoas têm que andar junto. Tem que melhorar a frequência mesmo.

    1. Iago disse:

      (Por favor excluir este comentário, está errado)

  2. Iago disse:

    O nosso querido secretário devia pensar uma coisa:
    A velocidade do onibus aumentou. Certo.
    Mas ele devia calcular também a velocidade média de deslocamento das pessoas, dividindo a distância total percorrida pelo tempo total de espera pelo ônibus no ponto + o tempo dele andando.
    Não basta o ônibus andar rápido, as pessoas têm que andar junto. Tem que melhorar a frequência mesmo.

  3. LEDRAJ SARCE DOPRA disse:

    A linha 4310 trouxe mais uma alternativa para que a população dizesse andar igual sardinha no Metrô e nos Trens da CPTM nunca mais agora o que precisa ser colocado na linha 4310 ampliação da linha até Guaianazes com 60 ônibus Biarticulados e a mudança de itinerario da Linha 4313 para a Estrada Jacu Pessego com 60 ônibus Biarticulados que já da pra reduzir o intervalo dos ônibus na Radial Leste do Centro de Itaquera ao Pq d. Pedro II pq na Avenida Aricanduva já tem 4 Cidade Tiradentes.

  4. j disse:

    É …ESPERO Q NÃO FIQUE SÓ NAS PROMESSAS…E Q AS LINHAS DE BAIRRO TMB SEJAM ACRESCIDAS DE VEÍCULOS E Q HAJA MAIS OPÇÕES…É RIDICULO, PRA QUEM CONHECE A Z . NORTE DE SÃO PAULO-SP, A AREA 2, PEGAR DOIS VEÍCULOS PRA IR AO CENTRO DA VILA GUILHERME (AVENIDA JOAQUINA RAMALHO E ETC. … OU DA VILA MEDEIROS (LORETTO E ETC. …) SAINDO DO DISTRITO AONDE VIO E Q É VIZINHO DOS MESMOS ACIMA CITADOS… O JAÇANÃ! E AÍ PREFEITURA?? ACORDA !!
    E SOBRE A SOBREPOSIÇÃO DAS LINHAS E ATENDIEMNTOS…QUANDO A PREFEITURA VAI DAR UM JEITO NO CORREDOR PIRITUBA/LAPA/CENTRO…PATÉTICO E DEVAGAR? OU NÃO QUER MEXER COM SANTA BRÍGIDA E GATO PRETO -AREA 1… DO Q TENS MEDO SR. TATO?

  5. André Marianno disse:

    No máximo o que ele vai fazer é tirar todas as linhas que vão até o Centro pela 23 de Maio e troncalizar todas no antigo DETRAN. Deixando as pessoas sem qualquer estrutura para o transbordo. Aliás, o símbolo dessa administração é o planejamento. Troncalizaram um monte de linhas na Zona Leste, e fizeram o favor de tirar vários abrigos de ônibus, colocando aquele tábua verde com os dizeres “Esse ponto será substituído”. Por que não tira os abrigos só quando for substituir ? Av.Aricanduva e Av.Ragueb Chohfi são exemplos disso. Em dias de chuva, ficamos lá a Deus dará. Isso que é incentivo para usar o transporte coletivo.

Deixe uma resposta