Radial Leste será bloqueada por 5 km nos dias de Copa

Transportes Copa

Trens da CPTM podem oferecer linha expressa entre Luz e Itaquera em dias de jogos da Copa. Radial Leste será interditada nos dois sentidos.

Radial Leste será fechada para a Copa do Mundo
Em vez de melhorar a mobilidade na região, Governo do Estado e Prefeitura vão proibir tráfego de torcedores. Trem Expresso será acionado quando necessário
ADAMO BAZANI – CBN
A medida divide opiniões.
Nem todas as obras de mobilidade e melhoramento viário em torno do Itaquerão devem ficar prontas até a abertura da Copa do Mundo na zona Leste de São Paulo.
Por isso, o Comitê Paulista da Copa, órgão do Governo do estado de São Paulo, decidiu em conjunto com a prefeitura de São Paulo, restringir o acesso de veículos nos dias de jogos.
A principal via de acesso para o estádio a partir da região central, a Radial Leste, vai ser interditada quando houver as partidas nos dois sentidos, em um trecho de aproximadamente cinco quilômetros entre antes da Estação Artur Alvim do Metrô até depois da Avenida Jacu Pêssego.
Só vão poder circular neste trecho os ônibus das delegações, carros de autoridades e veículos credenciados pela Fifa.
Pessoas que possuem deficiência física e tiverem ingressos terão os veículos liberados também.
Até ônibus urbanos serão proibidos.
Os bloqueios serão feitos pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, com auxílio da Polícia Militar.
Serão seis jogos:
12 de junho de 2014 – Abertura – Brasil X Croácia – 17 horas (quinta-feira) – A prefeitura estuda decretar feriado local.
19 de junho de 2014 – Uruguai X Inglaterra – 16 horas (feriado de Corpus Christi – quinta-feira)
23 de junho de 2014 – Holanda X Chile – 13 horas – segunda-feira
26 de junho de 2014 – Coréia do Sul X Bélgica – 17 horas – quinta-feira
01º de julho de 2014 – Oitavas de Final – 13 horas – terça-feira
09º de julho de 2014 – Quartas de Final – 17 horas – quarta-feira Feriado da Revolução Constitucionalista
A organização da Copa espera aproximadamente 75 mil pessoas dentro e fora do estádio nos dias de jogos na região do Itaquerão.
TRANSPORTE SOBRE TRILHOS:
O Governo do Estado diz que vai reforçar a oferta nos dias de jogo de partidas da linha 3 Vermelha do Metrô. O Metrô deve ser usado para torcedores que pretendem chegar aos setores verde e azul.
Já a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos terá uma linha expressa (sem paradas no caminho) entre a Estação da Luz e Itaquera que deve ligar os dois pontos em cerca de 20 minutos. Os trens da CPTM devem ser usados pelos torcedores com ingresso para os setores vermelho e amarelo.
De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, o esquema de transportes públicos não será obrigatório e deve ser ativado em caso de os serviços convencionais ficarem sobrecarregados.
Sendo assim, já é possível entender que um trem expresso que auxiliaria muito os usuários comuns que precisam de transportes todos os dias não deve ser um dos legados da Copa do Mundo em São Paulo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Luiz Vilela disse:

    O Expresso Leste da CPTM é um serviço extremamente importante para os moradores da Zona Leste, mas nem a Copa conseguiu que fosse feita reforma minimamente decente nos trilhos e subestações de energia.

    Se o espaço fosse aproveitado para reconstruir a ferrovia nos moldes, digamos, da Linha 5 do Metrô, seria fácil DOBRAR a capacidade de passageiros, sem aumentar a velocidade máxima dos trens. É só imaginar a diferença que isto faria na superlotação de mais de década na Linha 3 Vermelha.

    Uma vergonha para São Paulo, que segue desprezando o transporte para a Zona Leste.
    A exceção é o monotrilho: tomara que possa refletir uma mudança de atitude do Governo.

  2. Ana Souza disse:

    Esta vendo ai pra favorecer eles ,faz de td agora quem paga é população ai que vai dar ???? agora fica perguntar que estiver utilizando o transporte publico em dia de jogo vai ter decepção ate pq 4310 passa justamente na radial e ai que vão fazer ???? á bagunça ja esta começando nem começou os jogos ainda quer fazer as coisas com pressa dar nisto ai nem as obras vão acabar dps quando acabar a copa td mundo se las… pra lá ,se não conseguiram acabar com esta obras agora imagine dps ! vcs vão ver vai ficar td mundo a ver navios logo logo escutam o que estou falando aqui que não é pra menos !

  3. j disse:

    SEM CORREDORES DE ÔNIBUS, SEM TRENS DE METRÔ E CPTM SUFIENTES…COPA DO CAOS!! OBRIGADO GOVERNO DO ESTADO, EX PREFEITO KASSAB E ATUAL PREFEITO HADDAD… E Dna. DILMA …VCs SÃO RESPONSÁVEIS PELO INFERNO Q SE APROXIMA!!

  4. alexandro disse:

    Seria interessante o expresso leste parar no brás, para atender outras linhas da CPTM, como a linha 10, que não vai mais até a luz!

  5. Edvaldo disse:

    Vergonha, vergonha, vergonha..

  6. LEDRAJ SARCE DOPRA disse:

    OBRIGADO SEU TAXAB PELO CAOS NA COPA.

  7. jair disse:

    esqueceram do LULA…

  8. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

    Como diria o o Bóris Casoy: – Isso é uma Vergonha!

  9. elisabet disse:

    como uma pessoa com necessidades especiais fará para chegar de carro?

    1. Claudia disse:

      Segundo reportagem acima, quem tiver credencial terá a circulação liberada.

  10. Juliana Rocha disse:

    Sou moradora da Rua Salim Jorge Id, uma travessa da Rua Tomazzo Ferrara, que foi fechada neste domingo 01/06/14 pela CET, porém a Rua Tomazzo Ferrara é o único acesso para minha rua, e não recebemos nenhuma credencial para poder acessar a nossa própria casa.
    Tenho um filho de 2 anos e tive que sair nesse domingo de casa, mas para minha indignação ao retornar para casa, me deparei com a Rua Tomazzo Ferrara bloqueada com cavaletes e cones da CET e os mesmos informando que não poderiamos passar. O que faço ? Fico na rua com uma criança até tirarem o bloqueio ?
    Ligamos na central de atendimento da CET e os mesmos disseram que a Rua Tomazzo Ferrara não estaria bloqueada, no site deles consta a mesma informação, o que devemos fazer se não fomos visitados pela CET para sermos cadastrados ?
    Será que não posso usar meu direito de ir e vir ?

  11. santos santos paulistano disse:

    esse pessoal da CET, que de engenharia não tem nada, são um bando de incompetentes, a radial nada tem a ver com o estádio,e o fechamento causa mais problemas, inclusive para os moradores da região, o grande problema e que nessa Cia,apenas um idiota decide, ou seja, não são feitos estudos para se tomar uma decisão, pois na verdade não querem trabalho, o que certamente tiraria o contingente que estão lá só para canetar todo mundo, pois recebem comissão pelas multas, quem passa na Radial nem para o estádio vai, pois a maioria vai de metro trem ou ônibus, um pouco é medo de manifestação pois não tem coragem de descer a borrachada nos baderneiros, pois antes eram dessa laia, e por toda essa incompetência a população da zona leste que paga o pato, não pode sequer passar. ora, coloca esses vagabundos para trabalhar ao invés de ficar multando, temos certeza que resolve!!!!!!!

  12. santos santos paulistano disse:

    são tão imbecis que Radial Leste será fechada para a Copa do Mundo
    Em vez de melhorar a mobilidade na região, Governo do Estado e Prefeitura vão proibir tráfego de torcedores e pessoas que moram na região, é cômico se não fosse trágico, quem foi o idiota que planejou isso???????

  13. Ivanete disse:

    Acho que o que estão fazendo com os paulistanos é mais uma sacanagem e ferindo o 1º. Artigo da CONSTITUIÇÃO: QUE é o seu direito de ir e vir.
    Será que o se os jogos fossem no Pacaembu ou Morumbi, também interditariam os arredores, como está sendo feito com o já sofrido povo da Zona Leste?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading