Petista, CPI dos transportes de São Paulo vai reforçar propostas de Haddad

ônibus

Ônibus em São Paulo. CPI municipal ouve mais operadores estatais que da cidade e deve propor o que Haddad já está realizando no setor. Presidência da comissão é do mesmo partido do prefeito. Foto: Adamo Bazani

Câmara segue linha de Haddad e vai propor fim das sobreposições em São Paulo
Esta é uma das sugestões que devem resultar da CPI dos Transportes na cidade, que também vai segui outras iniciativas do prefeito e do secretário de transportes
ADAMO BAZANI – CBN
Depois de ouvir mais representantes de prestadores de serviços estaduais como do metrô, da CPTM – Companhia de Trens Metropolitanos e da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – do que operadores municipais de ônibus, a CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – dos Transportes – realizada pela Câmara Municipal de São Paulo deve reforçar as propostas do prefeito Fernando Haddad, do PT, sobre os serviços na Capital Paulista.
Entre as sugestões que devem estar presentes no relatório da CPI é a diminuição da sobreposição de linhas de ônibus na cidade e a criação de mais seccionamentos, política que vem sendo adotada já pela Secretaria Municipal de Transportes e criado polêmicas e insatisfações em boa parte dos passageiros, em especial na zona Leste de São Paulo.
De acordo com o presidente da CPI, vereador Paulo Fiorilo, também do PT, isso pode reduzir os gastos com os transportes e consequentemente o valor das tarifas.
Ele defende a revisão das planilhas do sistema e a criação de novos indicadores de custos e remuneração das empresas.
A relatora da CPI dos Transportes, Edir Sales, do PSD, afirma que o fim das sobreposições pode diminuir as tarifas em 10 por cento.
Também seguindo o discurso do prefeito Fernando Haddad, ela defende a criação de uma frota pública, correspondente a 30 por cento do sistema.
Até a metade do ano, após a onda de protestos na cidade de São Paulo, sobre os transportes, tanto o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, como o prefeito, Fernando Haddad, sempre se colocaram contrários à realização de uma CPI dos Transportes.
Mas isso acabou não rendendo boa imagem política e o PT se apressou em sugerir uma CPI. Havia três modelos de CPI, dois mais amplos que não se baseavam apenas nas planilhas de custos e queriam investigar a relação entre empresas de ônibus e poder público. De todas as empresas e cooperativas da cidade, só a empresa MobiBrasil figurou na relação dos depoimentos. No entanto, de última hora, foi aprovado o modelo do PT de Comissão Parlamentar de Inquérito.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

8 comentários em Petista, CPI dos transportes de São Paulo vai reforçar propostas de Haddad

  1. Amigos, bom dia.

    Esta CPI e NULA.

    Afinal se ela tem carater minicipal, tem de ouvir as prestadoras de servico municipal e nao as estaduais.

    A Mobibrasil, chegou ontem, nao tendo nada a contribuir por ora.

    Lamentavel, choveram no molhado.

    Ou melhor, PIZZA!

    Att,

    Paulo Gil

    • #CONCORDO! DEVERAS PIZZA! E EU CONTINUO TENDO Q UTILIZAR DOIS COLETIVOS PRA IR DO JAÇANÃ, A VILA GUILHERME (E NÃO CENTER NORTE NÃO…MAIS ALEM…AVENIDA JOAQUINA RAMALHO E ADJACÊNCIAS…) VILA MEDEIROS…(E NÃO A V. SABRINA, JD. GUANÇÃ, JD. BRASIL…NÃO …É PRO CENTRO DO DISTRITO MESMO…AVENIDA NOSSA SENHORA DO LORETO E ADJACENCIAS…) E PRA IR AO MANDAQUI, CASA VERDE, LIMÃO E CACHOEIRINHA…TMB…2 ÔNIBUS…APESAR DA LINHA 1722/10, MAS Q É OPERADA PELA TRANSCOOPER E É UM HORROR! E TODOS ESSES BAIRROS BEM COMO O JAÇANÃ, SÃO NA MESMA REGIÃO… AREA 2, ZONA NORTE – AZUL ESCURO…ATE PRA IR A SANTANA HJ EM DIA TEMOS Q PEGAR DOIS ÔNIBUS AS VEZES…FORA O TRÂNSITO… CADÊ AS LINHAS PERIMETRAIS E LOCAIS BEM REFORÇADAS? CADê COOPERATIVAS OPERANDO EM BAIRROS E NÃO INDO PRO CENTRO DA CIDADE E BAIRROS DE IMPORTÂNCIA? O Q É “SISTEMA LOCAL” E “ESTRUTURAL” HJ EM DIA? JÁ NEM SEI MAIS…O “INTERLIGADO” COMEÇOU ERRADO…EM MAIO DE 2003! É MAIS FÁCIL FAZER A PAZ NO SOFRIDO ORIENTE MÉDIO, DO Q ARRUMAR O TRANSPORTE SOB RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO-SP! SE A MARTA TIVESSE COLOCADO DE VOLTA A CMTC E FALADO MENOS BOBAGEM E AGIDO MAIS…ISSO NÃO ESTARIA OCORRENDO AGORA…VISTO Q SERRA E KASSAB NADA FIZERAM! ALIÁS, A SPTrans DURANTE O MANDATO DO KASSAB SE TORNOU RESPONSAVEL POR TERMOS Q USAR DOIS COLETIVOS PRA IR AO CENTRO DA VILA MEDEIROS, AO SECCIONAR A LINHA 121G/10, NO METRÔ TUCURUVI…EM 21 DE AGOSTO DE 2010…SEM AVISAR NINGUÉM E SEM RETIRAR O PONTO FINAL DA LINHA DA CALÇADA DA PRACINHA EM FRENTE A IGREJA E HOSPITAL SÃO LUIZ GONZAGA…NO JAÇANÃ…AINDA TEM PESSOAS Q ESPERAM LÁ POR UMA CONDUÇÃO Q NÃO VIRÁ…TEM A 351F/41…MAS NÃO PASSA NO LORETO!

  2. O que eles querem e carregar 500 passageiros por viagem com um único ônibus, ou que a população aguarde mais de 20 minutos por um ônibus que o intervalo deveria ser de 7 minutos como ocorre todos os dias no Parque Dom Pedro.

    • Ricardo Medeiros Afonso // 17 de dezembro de 2013 às 12:19 // Responder

      concordo plenamente,pois percebo 2 situações após a tal reorganização das linhas de ônibus:superlotação em algumas linhas,principalmente para o centro ou ônibus ”batendo lata” com poucos ou quase nenhum passageiro ,consequência da sobreposição de linhas para alguns pontos de baldeação como o Terminal Carrão ,Estações Belém e Carrão do Metrô

  3. Esse negócio de seccionar e cancelar linhas / atendimentos de linhas já vem desde a Marta e se intensificou com o Kassab e agora, na atual gestão… Eu sabia q ia dar nisso mesmo…A gente q “paga o pato” como sempre!

  4. Sou a favor da volta da CMTC em 30% da frota, agora Sr. Prefeito Haddad CUMPRA!!! Faça os concursos públicos e traga de volta a CMTC pelo menos os empresários vão saber trabalhar de verdade, Vereadora Edir Sales, PRESSÃO EM CIMA DO PREFEITO PELA VOLTA DA CMTC, e com relação à CPI dos transportes, acho que o PT se amedrontou com outras empresas depondo, ou seja INDÍCIO de RABO PRESO com os ABREUS E RUAS, E com as COOPERATIVAS, de que partido é a FAMILIA MOURA?? Sr.Senival Moura é de que partido mesmo?? Creio que a resposta está na própria reportagem.

  5. Olá Adamo. Tenho acompanhado o seu blog com interesse. Por favor de uma olhada no meu blog corredorsabara.blogspot.com, sou comerciante desta avenida e a prefeitura quer construir um corredor BRT nesta avenida, prejudicando 484 imóveis que serão desapropriados, Obrigado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: