Pizza? CPI dos Transportes de São Paulo só ouve uma empresa de ônibus

ônibus

Ônibus da Mobibrasil. Única empresa de ônibus a ser ouvida na CPI dos Transportes da Capital Paulista. Trabalhos recebem críticas por não apurar com mais profundidade a relação entre empresas de ônibus e poder público. Foto: Adamo Bazani.

Pizza? CPI dos transportes de São Paulo só ouve uma empresa de ônibus
Apesar das companhias e garagens de oito áreas da cidade, apenas a Mobibrasil está na relação dos vereadores
ADAMO BAZANI
Com informações da Rede Brasil
Com cerca de 15 mil ônibus, o sistema de transportes na cidade de São Paulo é divido em oito regiões operadas por 19 empresas/garagens de ônibus e por 11 cooperativas/garagens.
Mas a CPI dos Transportes da Câmara Municipal de São Paulo só deve ouvir a empresa Mobibrasil, que faz parte do Consócio Unisul.
O secretário de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, e o prefeito Fernando Haddad, sempre se mostraram contra a realização da CPI.
Mas como o posicionamento começou a soar negativamente frente à opinião pública, o PT se mobilizou. Havia duas propostas de CPI. De última hora, o vereador petista Paulo Fiorilo, apresentou uma terceira proposta de modelo de CPI que foi aprovada.
À época, a crítica era que o modelo de Fiorilo se basearia mais em números do que as inter-relações entre empresas de ônibus e poder público.
A CPI que era municipal quis detalhes da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do Metrô. Quis saber até do caso de superfaturamento no Metrô e nos trens do Governo do Estado de São Paulo. Até aí, tudo bem.
Mas quanto aos transportes genuinamente municipais, que os vereadores deveriam se debruçar, as apurações poderiam ser melhores.
Tanto é que entre as empresas ou cooperativas do sistema, que são verdadeiras caixas-pretas, os depoimentos só vão ficar com a Mobibrasil mesmo.
Foram 19 sessões até agora. As cinco últimas que faltam, não têm previsão de outras empresas municipais, mas têm de intermunicipais: Rede Ponto Certo e Empresa 1 (2/12), do sistema de bilhetagem; CAF Brasil (5/12), Bombardier (6/12), MobiBrasil, Mitsui & Co. e Consórcio Trial (9/12), que atuam com trens e Metrô; e os consórcios Unileste, Intervias, Anhanguera e Internorte (12/12), que operam linhas da EMTU.
À Rede Brasil Atual, o presidente da CPI, Paulo Fiorilio, disse que ouvir as empresas não é indispensável.
Segundo a Rede Brasil, o relatório e as deliberações só devem ter conclusão em fevereiro de 2014 e depois de muita discussão:
O momento da apresentação do relatório final da CPI promete ser uma guerra de versões. Serão pelo menos três relatórios distintos: Um da relatora, vereadora Edir Sales (PSD), que deve contar com as indicações do presidente, Paulo Fiorilo; Outro do vice-presidente, Eduardo Tuma, que desde o início dos trabalhos afirmou que faria um relatório alternativo; e mais um do vereador Ricardo Young (PPS), que não faz parte da comissão, mas havia sido um dos proponentes de um CPI dos transportes, ainda no mês de julho.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

11 comentários em Pizza? CPI dos Transportes de São Paulo só ouve uma empresa de ônibus

  1. Esperava mais o que da quadrilha petista que se apoderaram do poder ? – Aqui em Mauá , o cartão DaHora será extinto , o argumento da quadrilha é muito fraco , eles falam em invasão de sistema , será ? ou tem coisa pior por detrás ? – A empresa disfarçada , que o pt , colocou já começa a mostrar problemas , a Leblon que sempre esteve as claras foi rejeitada , a desprefeitura deve explicações para o povo.

    • O q acontece em Mauá é nojento…como q uma prefeitura aceita uma empresa, com ônibus usados, de uma empresa falida aqui de São Paulo, capital…? os veículos deveriam ser vendidos…aqueles com quase 10 anos de uso e os demais, com mais tempo ainda pra rodar conforme as leis da Cidade de São Paulo, repassados de alguma forma, as empresas daqui…principalmente as da área – 8…Zona Oeste da Cidade, da onde era essa empresa falida… e se os veículos foram financiados pela prefeitura de SP, melhor e mais fácil ainda…Os Empresários daqui, q se virassem com eles…isso é muito retrogrado demais…muito anos 90 mesmo! A parte desagradável dos anos 90, em termos de transporte público, mesmo…Será q a EMTU-SP não deveria intervir, além da Justiça? isso prejudica a mobilidade urbana entre Mauá e São Paulo e demais municípios da conturbada e “viciada” AREA 5 DA EMTU/RMSP-SP, q vive em processo de licitação das linhas intermunicipais e essa licitação jamais se conclui! Os caras, plelo menos em Santo André, São Caetano, São Bernardo e DIadema…colocam ônibus novos seminovos e até “Padron’s” pra rodar em linhas municipais dessas cidades importantes e pras linhas da EMTU-SP colocam só os bagaços da frota…a uns dois anos atrás a linha da EMTU, 067TRO- São Caetano-Centro (via Av. Goiás)/São Paulo (Metrô Santana) operava com veículos Mercedez – Benz, de fabricação anterior a 1.992- Carroceria CAIO-Vitória…da época em q eu fui a Vila Guilherme, próximo do Jaçanã aonde moro ainda mesmo depois de me casar, em 98, pra “Jurar a Bandeira” e receber a 1ª via de minha “Reservista”…uma vergonha!! eu peguei um desses veículos, dessa linha, q passa lá na Chico Pontes, pra voltar a Santana e depois pro Jaçanã…ridículas essas empresas…e isso sem contar os micros…pra essa linha q dá passageiros em horário de rush/pico…ridículos! E em 2009…fui a sede das Casas Bahia, no Centro de São Caetano, de trem, CPTM…e pra voltar peguei na Avenida Goiás, um ônibus de uma dessas empresas aí, de uma linha da EMTU, proveniente de Santo André…com um articulado velho, fedido, sujo, da Marcopolo – padron – Sênior GV…com a articulação (sanfona) rasgada e tudo no veículo chacoalhava…e sem validador para o BOM, o bilhete da EMTU/RMSP-SP…até eu chegar ao Terminal Sacomã…fui pedindo a Deus pra aquele motorista dirigir com calma…se não não sei se completaria minha viagem vivo e inteiro…tenho uma filha pra criar…kkkkkkkkk!!!! Tô rindo pra não chorar!

      • E …A PROPÓSITO… O Q A EMTU/RMSP-SP TEM COM ISSO? E A CPTM E O METRÔ? ELES SÃO PROBLEMAS DA ASSEMBEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SP…DO GOVERNO ESTADUAL E DA JUSTIÇA, DEVIDO AO ESCÂNDALO DO “TRENSALÃO/TRILHOS-GATE” DOS “TUCANOS”…AGORA SE FOR SOBRE A BILETAGEM, SOBRE A GRANA DAS INTEGRAÇÕES DESSES IMPORTANTES MODAIS COM AS LINHAS DA SPTrans…AÍ SIM! CONCORDO! AGORA FALAR SOBRE OS ESCANDALOS DOS OUTROS, DO ESTADO, DO “TUCANATO E AMIGOS”…PRA QUÊ? O Q INTERESSA A PREFEITURA, A SMT, SPTRANS E CET? BEM COMO A CAMARA DOS VEREADORES? O Q DEVERIA SER DISCUTIDO ERA A CRIAÇÃO DE MAIS LINHAS ALIMENTADORAS, LOCAIS, SEJA PRA EMPRESAS OU COOPERATIVAS OPERAREM, MAIS VEÍCULOS NAS LINHAS JÁ EXISTENTES E NAS LINHAS E ATENDIMENTOS A SEREM CRIADOS, AS TECNOLOGIAS VLT E BRT Q ESTÃO AÍ “GRITANDO” A UNS DOIS ANOS…A DOIS ANOS OUÇO MUITO E MUITO MESMO FALAREM DISSO…É O FUTURO…E, O BRT, PELO MENOS, É MAIS BARATO MESMO Q TRENS E METRÔ…E DE FACIL E BARATA IMPLANTAÇÃO…E OPERANDO COM VEÍCULOS ARTICULADOS E BIARTICULADOS TAIS COMO OS CONHECIAMOS, ESSES MAIS CONFORTÁVEIS FABRICADOS DE 2002 PRA CÁ…E COM VEÍCULOS CONVENCIONAIS “PADRON”, PRA MAIS DE 80 PESSOAS, EM PÉ E SENTADAS E OS NOVÍSSIMOS E EXTREMAMENTE CONFORTÁVEIS SUPERARTICULADOS LANÇADOS ENTRE O ANO PASSADO E ESSE ANO DE 2013…UMA BENÇÃO MESMO…Q PODE CHEGAR ATÉ A 23M. DE COMPRIMENTO, OU SEJA EXISTEM OS DE TRÊS EIXOS E OS MAIS COBIÇADOS, OS DE QUATRO EIXOS…E COM UMA ÚNICA ARTICULAÇÃO, REDUZINDO CUSTOS DE MANUTENÇÃO E O MAIS IMPORTANTE, MAIS SEGURANÇA E MAIS FACILIDADE DE MANOBRAR EM CURVAS E ENTRADAS E SAÍDAS DE RUAS POR AÍ…EXCELENTES! CREIO Q NÃO É SÓ A MERCEDEZ-BENZ Q SAOU NA FRENTE COM ESSES NOVOS MODELOS…ACHO Q SCÂNIA E VOLVO, VÃO CORRER ATRÁS DA MERCEDEZ TMB NESSA…ISSO SIM DEVERIA SER DISCUTIDO…OU ENTÃO POR QUÊ O BILHETE ÚNICO NÃO É ACEITO EM LINHAS INTERMUNICIPAIS NO INTERIRO DOS VEÍCULOS DA EMTU-SP? AQUI AONDE MORO, SE QUISERMOS USAR OS VEÍCULOS DAS DIVERSAS LINHAS Q VEM DE GUARULHOS-SP OU DE MAIRIPORÃ-SP, DA EMTU, OU PAGAMOS COM DINHEIRO OU COM O “BOM”…ASSIM NÃO DÁ! OS CARAS COLOCAM ÔNIBUS PRA RODAR POR RUAS DA CIDADE DE SÃO PAULO E NÃO ACEITAM NOSSO BILHETE…SÓ POR CAUSA DAS DIFERENÇAS DAS TARIFAS…SÓ É ACEITO O BILHETE UNICO DA CIDADE DE SÃO PAULO, NO TERMINAL SÃO MATHEUS, Q É FECHADO…E HÁ INTEGRAÇÃO FÍSICA E TARIFÁRIA COM A EMTU-LINHAS DA CONC. METRA, DO CORREDOR ABD…P Q AS LINHAS DE GUARULHOS E MAIRIPORÃ E DE OUTROS MUNICIPIOS DA GRANDE SP NÃO ACEITAM NOSSO BILHETE? SERÁ Q JÁ NÃO É HORA DE RESOLVER LOGO ISSO? OU SERÁ Q ISSO É COISA DE EMPRESÁRIOS E COOPERADOS DA CIDADE DE SÃO PAULO, PRA CONTINUAREM NOS “ACORRENTANDO” A ELES? DEPENDENDO SÓ DELES…ISSO SIM É Q ERA PRA SER DISCUTIDO…BEM COMO O USOS DE PISTAS DE ALTA VELOCIDADE, PELO MENOS AQUI AONDE EU MORO, NO JAÇANÃ, AREA 2. ZONA NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO…AS MARGINAIS DA RODOVIA FERNÃO DIAS BR 381, DA VILA NILO, AQUI NO JAÇANÃ, DIVISA COM GUARULHOS, ATÉ PELO MENOS O CRUZAMENTO COM A VIA DUTRA, BR116…NA VILA MARIA E DIVISA COM GUARULHOS TMB…P Q AS LINHAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS E OUTROS MUNICÍPIOS A BEIRA DA DUTRA USAM A RODOVIA E SUAS MARGINAIS E NÓS COM ESSAS PISTAS DA FERNÃO DIAS, FICAMOS SEM USA-LAS? QUAL O PROBLEMA? SÓ AS LINHAS SELETIVAS DE MAIRIPORÃ, DA EMTU, COM VEÍCULOS ESTILO RODOVIÁRIO, USAM ESSAS MARGINAIS E AS PISTAS PRINCIPAIS DA MESMA…E OS ÔNIBUS RODOVIÁRIOS COMUNS E FRETAMENTOS…AÍ PODERIAM SER CRIADAS LINHAS EXPRESSAS EM HORÁRIOS DE PICO/RUSH PRO CENTRO DA CIDADE OU ZONAS NORDESTE E LESTE DA CIDADE, AREAS 3 E 4 RESPECTIVAMENTE…COM ARTICULADOS ATÉ…MAS SÓ DEUS É Q SABE O POR QUÊ DESSA INEFICIÊNCIA E DESSE RECEIO OU SEI LÁ PRA RESOLVER ISSO…E OUTRAS COISAS…

  2. Gilson Vieira Silva // 2 de dezembro de 2013 às 16:19 // Responder

    CPI pra boi dormir!
    Da privatização da CMTC até os dias atuais, tem muita coisa que precisa ser elucidada!
    Ouvir apenas uma empresa só?
    Pela devassa no sistema municipal de transportes coletivos. De Maluf até Haddad, sem poupar ninguém!

    • Na verdade meu caro Gilson…deveriam ser ouvidas muitas pessoas e se possível, até empresários de ônibus, da época da Erundina…Erundina sucateou a CMTC, tendo-a recebido em ordem e operando bem demais, com veículos novos, e muitos reformados até os mínimos detalhes…todos Mercedez – Benz, monoblocos-chassis e carroceria da própria Mercedez -Benz e os nostálgicos veículos da Volvo/Scânia carroceria “CAIO-Amélia PADRON” – 3PORTAS…a direita é lógico…Q operavam as linhas 208A/10 e 208V/10, quando estas “varavam a cidade”, de Leste a Oeste…passando uma delas, inclusive pela Rua Boa Vista, no “Centrão”…quantas saudades…fim dos 80’s e começo dos 90’s…Aí quando o Maluf safado chegou, foi bem fácil pra ele se livrar da #SAUDOSÍSSIMA CMTC…Inclusive ouvi histórias terríveis de pessoas decentes e devotadas q lá trabalhavam, no D.P. / R.H. da CMTC, falando sobre pessoas infiltradas lá pelo partido do Maluf, pra fazer aquela tal “compra de porcas e parafusos” milhões delas e deles…q endividou demais a CMTC, fazendo fácil demais pro Maluf ganhar as eleições em 1.992 e vender a CMTC, em lotes, a “preços de bananas”! e quanto a esses “INFILTRADOS”, assim q a CMTC começou a ser vendida elas foram demitidas/exoneradas por Justa Causa pelo Maluf…Muy “bonzinho”!…A Marta Suplicy perdeu uma oportunidade de ouro, de RESSUCITAR a CMTC e assumir o controle de linhas principais, e das estratégicas…vacilou muito!! muito mesmo! Entregou o transporte público já baleado pelo Pitta e pelo Maluf…nas mãos dos “COOPERPCCs” da vida e dos Empresários…os mesmos de sempre, menos o tal de Constantino…q nunca esteve nem aí com os ônibus urbanos e investia em aviões…A SAMABAÍBA, empresa responsável pelo transporte aonde eu moro, Zona Norte – área 2, só não opera ainda melhor, devido as presepadas da prefeitura, segundo os mais antigos funcionários da empresa, e inclusive por problemas com a ultima e desastrosa gestão…a do Kassab, q já foi tarde! por causa disso, inclusive, é q os malditos Micros de uma só porta, velhos, com mais de 10 anos de uso e outras mazelas…ainda operam no Jaçanã e outros locais da área 2.

  3. EU SABIA Q ESSA C.P.I. IRIA COMEÇAR A CHEIRAR A PIZZA…SÓ NÃO SABIA Q SERIA TÃO CEDO…ME DEU ATÉ FOME!! MAS DESSA PIZZA EU NÃO COMEREI NÃO…COMEREI A Q COMPRO COM MEU DINHEIRINHO…POIS MEU DINHEIRO TEM ORIGEM, JÁ OS DESSES SENHORES AÍ…BEM ACHO Q ELES NÃO TEM COMO PROVAR ESSA ORIGEM! UMA C.P.I. Q PERGUNTA UMA COISA CABAL Q QUALQUER COBRADOR OU MOTORISTA OU ATÉ FISCAL DE LINHA, DE ÔNIBUS DE EMPRESA OU COOPERATIVA, MESMO SEM ESCOLARIDADE E ALIENADO DE TUDO, SABE A RESPOSTA…”P Q AS EMPRESAS DE ÔNIBUS DE SÃO PAULO GANHAM TANTO DINHEIRO DA PREFEITURA E VIVEM DE “CHAPEU NA MÃO” ? P Q SERÁ? kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! CADA MERDA Q SURGE…E NPOS NOS F… NAS PERIFERIAS DAS CIDADES, COM ESSA PORCARIA DE TRANSPORTE DA PREFEITURA E DO ESTADO…SÓ DEUS MESMO NAS NOSSAS VIDAS! AH!! E QUEM MORA NA AREA 1, ZONA NOROESTE DE SÃO PAULO-SP, ÔNIBUS DA COR VERDE-CLARO…FIQUEM ATENTOS!! VEM AÍ O “FACÃO” DA PREFEITURA/SMT/SPTrans PRA FAZER A VELOCIDADE DAQUELE CORREDOR “1º DE ABRIL” PIRITUBA/LAPA/CENTRO AUMENTAR DE UMA VEZ POR TODAS! QUEM VIVER…VERÁ! MUITAS LINHAS E ATENDIMENTOS DE LINHAS VÃO PASSAR POR MUDANÇAS, CANCELAMENTOS, SECCIONAMENTOS…AGUARDEM!

  4. ´Claro que eles não querem cpi,principalmento o sr Jilmar Tato,porque se for levantar defunto o negocio é la de 2002 que ele está atolado até o pescoço ,é só ver a denuncia do Pandora , e a area 4leste.

  5. Adamo, a fortes boatos de que a Novo Horizonte ou Itaquera Brasil, vai voltar na proxima licitação, com nova denominação, dizem que já esta tudo armado, precisamos ficar de olho vivo, pois hoje ainda tem linhas operando com ônibus da empresa Novo Horizonte, se isto realmente vier acontecer sera o fim moral desta prefeitura e com certeza suicídio politico do prefeito Haddad.

    • realmente é a mesma empresa quantos nomes ela ja usou na operação começou como nova aliança virou novo horizonte,depois virou happy play,depois viação cidade tiradentes,depois itaquera brasil e já vi um carrinho pequeno social deles na porta com mais um nome novo EXPRESS TRANSP URBANOS não adianta fechar a garagem da tiradentes sendo que os carros só foi trocado os prefixos de 43 para 44 e a empresa continua operando tranquilamente é só mais uma farsa ninguem acaba com estas cooperativas e empresas pertencentes a area 4.

  6. Alguém sabe detalhes dessa gambiarra?

    Retirado de: http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4856

    03/12 – 13:14
    SUBSTITUIÇÃO E ATIVAÇÃO DE LINHAS NA ZONA LESTE
    A SPTrans informa que a partir de sábado, 07 de dezembro, a linha 407U-10 Term. Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera será substituída pela linha 3789-10 Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera.

    Informamos também que sábado, 07 de dezembro, a linha 3539-10 será ativada passando a operar como Cidade Tiradentes – Metrô Bresser.
    Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

    Linhas e itinerários:
    3539-10 Cidade Tiradentes – Metrô Bresser
    Ida – Term. Metalúrgicos, Av. dos Metalúrgicos, Av. Souza Ramos, Term. Cidade Tiradentes, R. Sara Kubitscheck, acesso e Av. Souza Ramos, R. Márcio Beck Machado, Estr. Iguatemi, Av. Ragueb Chohfi, R. José Augusto Cesar Salgado, Av. Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores, Praça Yasuo Yamamoto, Av. Jacú-Pêssego/Nova Trabalhadores, acesso, Av. Adriano Bertozzi, R. John Speers, Av. Osvaldo Pucci, Av. Afonso de Sampaio e Sousa, R. Harry Dannenberg, Av. Itaquera, Av. Miguel Ignácio Curi, acesso, R. Dr. Luiz Aires, acesso, R. Dr. Luiz Aires, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Av. Conde de Frontin, R. Melo Freire, Viad. Pires do Rio, Av. Alcântara Machado, Term. Metrô Belém, Av. Alcântara Machado, R. Almirante Brasil, R. Visconde de Parnaíba.
    Volta – R. Visconde de Parnaíba, R. Hipódromo, Av. Alcântara Machado, Viad. Pires do Rio, R. Melo Freire, Av. Conde de Frontin, Metrô Vila Matilde, Av. Conde de Frontin, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Term. Metrô Patriarca, Av. Antonio Estevão de Carvalho, R. Dr. Luiz Aires, Av. Prof. Eng. Ardevan Machado, Av. Miguel Ignácio Curi, Av. Itaquera, R. Harry Dannenberg, Av. Afonso de Sampaio e Sousa, Av. Osvaldo Pucci, R. John Speers, Av. Adriano Bertozzi, Av. Jacú-Pêssego/Nova Trabalhadores, acesso, Av. Ragueb Chohfi, Estr. Iguatemi, R. Marcio Beck Machado, Av. Souza Ramos, Term. Cidade Tiradentes, R. Sara Kubitscheck, acesso e Av. Souza Ramos, Av. dos Metalúrgicos, Term. Metalúrgicos.

    Assessoria de Imprensa – SPTrans
    03/12/2013

    A 407U nunca chegou a existir e já desistiram?
    A 3789 vai continuar com as lotações do jeito que está? é isso? ou vem ônibus de verdade para o metrô itaquera…tava bom demais para ser verdade

  7. brincadeira a sp trans a onde mais precisa de onibus mais demanda de passageiro opera lotação e cancela a linha do onibus 407u e deixa as latas de sardinhas 3789 era mais facil beneficia a população 3539 vira 407u vai pro metrô itaquera não joga a 3539 la na bresser quem vai pegar esse onibus pra descer na bresser sendo que a maioria vai pro itaquera 407u operar no lugar da 3789 seria muito melhor onibus no itaquera metrô tempo de lotação ja foi filas e mais filas no pico e não dão conta porque o haddad e seu secretário não mexe na linhas da lotação pra mudar ? não tem peito né ? brincadeira .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: