Denúncia de remanejamento de frota. Viação Itaquera-Brasil: PAESE com frota menor e mais lotação nos ônibus

ônibus

Ônibus da Viação Itaquera Brasil. Veículos da operação PAESE prestam serviços em 21 linhas da empresa. Três linhas foram extintas. Número de carros na PAESE é menor que a frota habitual antes do descredenciamento.

Ônibus do PAESE com lotação no lugar da Itaquera-Brasil
Número de veículos é menor que a frota antes do descredenciamento. Prefeitura vai firmar contratos emergenciais
ADAMO BAZANI – CBN
Entre 150 mil e 200 mil passageiros da zona Leste de São Paulo enfrentam mais dificuldades que o normal nesta semana.
As dificuldades já eram previstas pela prefeitura de São Paulo que descredenciou a Viação Itaquera-Brasil (Novo Horizonte) por maus serviços prestados, após a terceira greve dos trabalhadores da empresa, considerada a pior da cidade pela gerenciadora SPTrans e alvo de uma ação civil do Ministério Público Estadual, por problemas operacionais e suspeitas de desvios de recursos, enriquecimento ilícito por parte da diretoria e confusão de pessoa jurídica com outras empresas e cooperativas.
A Itaquera Brasil operava com 288 ônibus em 24 linhas.
Veículos de outras companhias de ônibus que integram a operação PAESE – Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência estão em 21 linhas antes servidas pela Itaquera-Brasil. São 210 ônibus.
Outras três linhas foram extintas e no lugar delas, os passageiros devem optar por linhas anteriormente operadas por outras viações e que fazem trajetos semelhantes.
Só neste ano, a Itaquera-Brasil, que teve como origem a atuação de grupos de perueiros, recebeu 11 mil e 38 multas e 8 mil 30 reclamações dos passageiros.
Os ônibus da outra garagem dos mesmos diretores da Itaquera-Brasil saíram para as ruas normalmente.
A prefeitura também rompeu o contrato com esta garagem e com a Ambiental Transportes, que opera os trólebus, atingindo todo o Consórcio Leste 4.
No caso da Ambiental Transportes e da garagem do grupo da Itaquera que não entrou em greve na sexta-feira, foram feitos contratos emergenciais até a reorganização da área 4, que deve ser feita de maneira gradativa, segundo a Prefeitura.

DENÚNCIAS FEITAS POR USUÁRIOS, ESTUDIOSOS DO SISTEMA DA COMUNIDADE CONSÓRCIO LESTE 4 E PASSAGEIROS MOSTRAM REMANEJAMENTO DE CARROS DA GARAGEM BLOQUEADA, PARA A GARAGEM QUE AINDA OPERA.
COMO A EMPRESA OPERA EM FORMA DE COOPERATIVA, A TRANSFERÊNCIA É MUITO VANTAJOSA:
Entre os exemplos citados estão

Carro 4 3049 virou 4 4049 e está na linha 3790.
Carro 4 3186 virou 4 4186 e está fazendo o Paese da linha 4003.

Há suspeita de outros remanejamentos. A garagem bloqueada é a dos ônibus prefixo inicial 4 3. A garagem da Jacu Pêssego, do mesmo grupo, opera, os carros são de prefixo 4 4.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Pedro disse:

    Estou com pressentimento que esta historia e so fachada, daqui a pouco estas linhas voltam a rodar com os velhos onibus, e com os mesmos donos so que com outro nome, a manutenção do prefixo 44XXX e uma clara evidencia, a bem da verdade o prefixo 41XXX da Hambiental tambem so tem sucata, novos mesmos so os eletricos, se o prefeito quer marcar um gol, substitua o secretario de transporte, pois ainda pairam duvidas quanto ao seu envolvimento com o transporte digamos afetivo com a periferia da zona leste.

    1. Paulo Gil disse:

      Jonathan, boa noite.

      Aonde fica a VILA PAESE ?

      Acho que nem a fiscalizadora sabe.

      Acho que a pior do sistema não é a IB e sim a fiscalizadora.

      Nem terráqueo alfabetizado consegue saber onde é a Vila PAESE, afinal nem no Google maps tem.

      Rssssssssssssssssssssss

      Relaxo!

      Att,

      Paulo Gil

      1. verdade Jonathan eu também queria saber onde fica a vila paese? algum secretario do Transporte pode me esclarecer isso? alguem pode me esclarecer o Relaxamento no Transporte publico nesse pais? parece que o prfeito ta fazendo Vista Grossa ele deve ter medo de encarar o Problema de frente, ta na Hora do Povo Brasileiro colocar um Homem mais copetente nesse cargo tão importante que é o cargo de prefeito! o povo Brasileiro ta perdido com esses covernadores Preveito Deputado que nem as Leis desse pais ele sabem fazer Direito se for ver nem o Trabalho dele ele sabem fazer ta na Hora dessa Cambada de Vagabundo sabe o que significa a palavra Trabalho
        Boa tarde..!!

  2. Adonai disse:

    Adamo, a empresa não foi totalmente desligada do serviço, por que a outra garagem continua prestando serviço?!

    1. Paulo Gil disse:

      Adonai, boa noite.

      Qual é a razão social da 44 ?

      Se alguém puder informar eu agradeço.

      Att,

      Paulo Gil

      1. Adonai disse:

        Não sei lhe informar!!!!

        Vou pesquisar!!!

      2. Tiago disse:

        EMPRESA DE TRANSPORTES ITAQUERA BRASIL S/A

        é o que consta no site da sptrans quando entramos no detalhe das linhas com os carros com prefixo 44 (eu pesquisei pelas 312N e 3781)

    1. Daniel disse:

      na realidade a Itaquera brasil Happy play e ambiental já iam sair por conta do contrato deles vencerem no ano ano de 2014, vão ser renovados as empresas que completariam 10 anos no ano que vem 2014 as que foram fundadas pela sptrans e o consorcio 4leste foi fundado em 2007 por conta disso ele ia sair de qualquer jeito o haddad só aproveitou a oportunidade para descredencia a Itaquera brasil antes mas vai sair tudo que tiver o simbolo 4leste..

  3. fabio maia ferreira disse:

    Sem comentários.

  4. maria disse:

    Como uma empresa é descredenciada pela prefeitura não vem ninguém da SP TRANS na garagem. Muito estranho,

  5. Anderson Luiz disse:

    Vi isso hoje tbm 43184 virou 44184 e está operando no PAESE na linha 4120 e a SPtrans não fará nada a respeito ?

  6. Thyago disse:

    Pessoas me tirem uma dúvida, a ITAQUERA BRASIL não seria os prefixo 4 3XXX e 4 4XXX??? se sim porque só a 4 3XXX está sem rodar com os ônibus e a outra continua?? ela é uma só ????

    1. Daniel disse:

      o prefixo 4 4XXX é operado pela Happy play que faz parte do grupo da Itaquera brasil eu concordo com vocês que não deviam estar rodando na cidade Tiradentes mas fazer o que nê a sptrans não vê isso…

  7. Ana Souza disse:

    Então eu vi monte de carro da tiradentes lote 43 rodando na 44 e outra pode ver que no saite da prefeitura é pra operar no paese as empresas vip, viasul,sambaiba pq a itaquera brasil esta colocando os carros delas com o letreiro com nome das linha tem coisa errada ai,tem que ver este negocio ai !

  8. ALEX disse:

    É VERDADE EU TRABALHAVA NA GARAGEM DA TIRADENTES E TODO MUNDO SABE QUE 120 CARRO FOI REMANEJADO PARA GARAGEM JAÇÚ PESSEGO OS CARRO CONTINUA RODANDO E GENTE CONTINUA SEM RECEBER E DESEMPREGADO QUEM SÉRA POR NOIS AGORA….

  9. Agnaldo disse:

    boa noite
    agora pouco eu estava no metro belém e vim um carro da itaquera brasil cujo o prefixo era 4 3172 da linha 3701/10 jd. conquista x metro belém e ja estava rodando com o prefixo 44172 e não estava como PAESE e tbm ouvir dizer pelos próprios funcionarios da IB que a garagem da jacu pessego iria remanejar as mais lucrativas para eles é bom que a prefeitura investigue isso pq se não vai voltar a ser tudo como era antes uma empresa só.

  10. Agnaldo disse:

    e não sei pq a 44 ainda está rodando normalmente ?? se alguém tiver alguma resposta me avise

    1. Daniel disse:

      por conta de não ser operada pela Itaquera brasil quem opera o lote 44 é a Happy play que faz parte do grupo da Itaquera brasil para mim é tudo a mesma bosta mas fazer o que nê…

  11. Robson disse:

    onibus placa ezl 5815: até o dia do descredenciamento, seu prefixo era 4 3249 == incrivelmente este onibus está rodando agora como 4 4249 ( foi remanejado) e a sp trans, fiscaliza o que?

  12. No fim das contas a Novo Horizonte tera seus carros de volta de uma forma ou de outra,como uma empresa faz Paese dela mesmo?Tem propina por ai,e como a Sptranstorno nao fiscaliza a garagem e ve que estao levando varios carros?So vejo cobra cega andando e nada de descredenciar esta cooperativa.

    1. Daniel disse:

      ano que vem não terá mais 4leste ainda bem,o haddad vai renovar todos os contratos de ônibus que foram fundados em 2003 completar 10 anos no ano de 2014 e a 4leste foi fundada no ano de 2007 por isso ela vai ficar de fora..

  13. Tiago disse:

    O consórcio todo foi descredenciado?
    Até a ambiental?

    Lá no Alto do Ipiranga parece estar tudo normal com a 4113/10

    1. Daniel disse:

      por enquanto foi só a Itaquera brasil descredenciada as outras ambiental e Happy play estão com contrato emergencial

  14. Anderson disse:

    Oi, pessoal. Boa tarde!
    Bom, a prefeitura descredenciou a Itaquera-Brasil do sistema, porém isso aconteceu com a garagem localizada na Cidade Tiradentes, já a garagem da Jacu Pêssego ainda mantém a sua operação normal. Por que acontece isso? Posso tentar explicar… Porque ambas as garagens pertecem a mesma empresa (Itaquera-Brasil), entretanto, com diretorias e consequentemente administrações diferentes. A garagem da Jacu Pêssego é nova, ainda está em fase de término de obras e ela é resultado da insatisfação de alguns acionistas que estavam localizados na garagem de Cidade Tiradentes apenas, ou seja, a Cidade Tiradentes estava extremamente mal administrada de forma intencional por seus diretores: Vilson Ferrari (o Xuxa) e Gerson Sinzinger que são ditatoriais e não estavam aptos tampouco interessados em salvar a empresa e seus funcionários, por isso que a garagem da Jacu Pêssego foi arquitetada e constituída só que agora com novos diretores, dentre eles: Ângela, Vanessa e José, este último (ao meu ver) é o mais capacitado para exercer a função de diretor da empresa pelo fato de estar no sistema há anos e ainda assim manter a honestidade e integridade de seu nome e sua imagem, portanto peço aos diretores que unam-se e deem espaço para ele e para os outros trabalharem para que todos saiam ganhado. Enfim, então, como houve a divisão das garagens, as administrações também foram divididas e os problemas da Itaquera-Brasil continuaram, mas apenas na Cidade Tiradentes – onde toda a problemática se iniciou nas mãos dos diretores de lá. Creio que as coisas podem melhorar sim, não acho que existam apenas culpados nessa história toda, não acho que apenas os funcionários saem perdendo – os acionistas também, não acho que todo o sistema é câncerígeno, assim como não acho, ou melhor, assim como tenho certeza de que nem todo político é corrupto.
    Vale fazer uma análise na operação da Jacu Pêssego e constataremos que o serviço funciona. Com falhas? Sim, infelizmente, porém, como dito anteriormente, a garagem está “começando”, uma nova administração sensata está à frente a fim de fazer o barco, no caso, o ônibus andar. E sim, a Jacu Pêssego tem muito a melhorar, mas, diferentemente da Cidade Tiradentes, existem pessoas aptas e interessadas para que isso ocorra. A Jacu Pêssego é composta, em sua maioria, por trabalhadores que começaram pequenos, pessoas de bem, assim como algumas pessoas da Cidade Tiradentes também que, infelizmente, tiveram seus negócios aniquilados por diretores que enriqueceram às custas do sacríficio alheio (os diretores da Cidade Tiradentes possuem verdadeiras mansões em áreas de nobres de São Paulo como um condomínio em Arujá). É hora de ver o negócio caminhar, é hora de tentar visualizar uma nova perspectiva no transporte público, é hora de o poder público (Prefeito Fernando Haddad e Prefeitura) agirem com sensatez e zelo para com profissionais dispostos a prestar um serviço de qualidade e garantir seu sustento e de suas famílias. Não sou demagogo, tampouco puxo saco de ninguém – até porque não tenho contato com nenhuma das figuras citadas nesse texto – apenas tento praticar a empatia e interpreto a lucidez dos fatos. Existem sim pessoas boas e bem intencionadas, uma vez que o mundo não é composto apenas de sangue-sugas e roedores de dinheiro.

    Ótima tarde a todos. Obrigado!

    1. William da Silva disse:

      Sim nem todos na antiga novo horizonte são sangue-sugas e roedores de dinheiro
      porém caro amigo a garagem da jacú pêssego tem sim de ser fechada também , pois além de haver grandes falhas em todo seu sistema operacional e até dividas com funcionários o que prejudica a população num todo.
      A garagem da jacú pêssego da I.B. está sendo beneficiada fazendo o paese dela mesma e ainda remanejando mais 100 carros para sua operação da garagem que está agora bloqueada pra a que está funcionando isto é totalmente irregular e a sptrans nada faz porque será né? Não porque tem muito propina não ? Não porque tem dono de carro da I.B. que é tecnico em transporte na sptrans não? o mundo não é composto apenas de sangue-sugas e roedores de dinheiro não mais alguns são e muitos viu.

      1. Daniel disse:

        os dias da 4leste estão contados apenas 2 meses vai ser renovado contrato apenas com as empresas que completam dez anos em 2014 ano que vem

    2. Fernando disse:

      Só pode ser dono de carro falando, os funcionários desta empresa não sabe se quer o que é 30 minutos de refeição remunerada, não se quer o que reflexo de dsr há pelo amor TRANS MULAMBO SOMEM já roubaram muitos pais e mães de família .

  15. Paulo Gil disse:

    Amigos boa tarde.

    Hoje a tarde eu vi um comboio de 43 e 44 se deslocando numa avenida na zona oeste.

    Um banho de tinta e logo logo ta tudo de volta rodando pelo Consórcio Emergência.

    Olha a pizza!

    Att,

    Paulo Gil

  16. Roger disse:

    Não achei em guaianases agora a tardinha um onibus sequer da garagem 4 4*** na rua. Somente os paese da vip e sambaiba. Só que as linhas daqui da 4 4 não estao operando.

  17. Roger disse:

    Passou dois: um 4 4491 Original da garagem 44 , e um atras sem itinerario , parece paese, mas remarcado pára 4 4463 (até esses dias era 4 3463) .. Um atras do outro em quase duas horas de intervalo sem nenhum sequer passando, na rua da passagem funda

  18. Roger disse:

    Alguem poderia me responder? é lícito ou legal uma empresa de consorcio, em forma de cooperativa aproveitar onibus para a garagem na jacu pessego (4 4***) pegando os ‘carros melhorzinhos’ da garagem bloqueada 4 3***? A SP trans sabe disso não sabe?

    1. luca55ilva disse:

      É completamente ilegal amigo, o procedimento de descredenciamento de uma empresa de transportes envolve também o auto de lacramento da empresa, a SPTtrans teria que ir em cada garagem do consórcio e lacrar todos os ônibus, retirando os validadores e as catracas, e lacrar os portões da empresa também, como aconteceu com a VCT e todas as outras empresas do constantino, uma delas até virou cemitério de ônibus da SPTtrans depois de lacrada!, desse jeito que está sendo feito com os ônibus do consórcio ainda rodando, é só descredenciamento de fachada, pra enganar o povão!!

      1. patricia alves disse:

        ol vopceis nao sabem o que estao falando seus lixos a garagem da jacu pagar direitnhos seus burros

  19. Roger disse:

    outro onibus remanejado: 4 3830 que rodava na linha 309T / 4339 até sexta, está rodando na 3790 mas como 4 4830………………………………..

    1. Roger disse:

      visto hoje 15/10 20:30hs

  20. Fernando disse:

    Como é possível uma empresa lacrada colocar carros da outra garagem 43 infiltrados no lote 44 com adesivos grotesco tortos e ainda fazendo paese da própria empresa ..daqui a pouco toda garagem tiradentes tá no pessego com todos os carros sem a prefeitura e sptrans saber kkkkkkkk.piada mesmo

  21. simone disse:

    vai ser presiço que os funcionários da Itaquera brasil não deixe a caragem do jacu funcionar como se nada tivesse acontecido pois estam todos desempregados eles estam engananos os funcionaris chega de tantos sofrimentos

  22. simone disse:

    aqora essa os funcionários da Itaquera brasil credenciados vai ter de fazer teste para trabalhar na caragem que vai entrar o prefeito tinha falado quem nem um funcionário ia ficar desempregado e agora vem com essa se eles estava trabalhando e porq tinha capacidade para trabalhar e agora o que vces me responde

  23. Agnaldo disse:

    logo logo as duas garagem estara unidas novamente e todas as linha operando pela 44 e tudo acabara bem
    ou vcs acham que a sptrans vai perder o arrego da cooperativa disfarçada de empresa
    o MP tinha é que descredenciar a sptrans junto com o cl4

  24. DECO disse:

    A SPTRANS É UM ÓRGÃO FALIDO,JUNTO COM O SEU SECRETARIO DE TRANSPORTES SE ESTE PAÍS FOSSE SÉRIO FARIA UMA VARREDURA NESTE SISTEMA E ENCONTRARIA MUITOS DIRETORES EXECUTIVOS DA SPTRANS,VEREADORES,SECRETARIO DO TRANSPORTES,ENVOLVIDOS NESTE LOTE DA AREA 4 COMO DONOS DE CARROS POR ISSO O LOTE 44 DA AREA 4 CONTINUA OPERANDO,E A REMOÇÃO DE MAIS DE 100 CARROS DO LOTE 43 SER REMANEJADO PARA A GARAGEM DA JACÚ PESSEGO ( 44 ),TEM MUITA GENTE GRAUDA AI ENVOLVIDA.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading