Motorista de ônibus é o pior emprego do País, diz pesquisa

ônibus

Ônibus urbano. De acordo com pesquisa de site especializado, motorista de ônibus é a pior profissão do País. Além de horários e tabelas apertadas, dupla função de dirigir e cobrar, trânsito e nervosismo dos passageiros, más condições de frota também prejudicam motoristas.

Motorista de ônibus é o pior emprego do Brasil, diz pesquisa
Site especializado em carreiras leva em conta remuneração, estresse e condições de trabalho
ADAMO BAZANI – CBN
Dirigir ônibus, principalmente urbano, não é nada fácil. Trânsito, horários e tabelas apertadas para cumprir, falta de estrutura nos pontos finais, passageiros nervosos e quando o motorista tem de dirigir e cobrar então, a situação se agrava.
Mas pesquisa do site especializado em carreiras Adzuna mostra que a condição de trabalho dos motoristas de ônibus piorou.
Segundo o levantamento, o ofício é considerado a pior profissão no País.
O estudo levou em consideração a relação entre fatores como remuneração, nível de estresse, pressão no trabalho, riscos de acidentes, assaltos e doenças trabalhistas e até mesmo a relação com as empresas, além das possibilidades de crescimento na carreira.
Foram analisadas mais de duas milhões de profissões e ofícios.
A média de todos os quesitos analisados na profissão de motorista somou 36 pontos negativos.
A pesquisa, que foi feita entre o ano passado e 2013, mostra a urgência da revisão das relações trabalhistas no setor de transportes, que é bem diversificado.
Enquanto existem empresas de ônibus que realizam treinamentos de qualificação profissional, eventos sobre saúde e bem estar e respeitam cargas horárias, outras permitem que o motorista extrapole sua jornada, não realizam manutenção nos veículos, o que causa desgaste do profissional, não depositam direitos trabalhistas, como depósitos do FGTS e INSS, e não proporcionam um bom ambiente de trabalho.
O que mais causa estresse na categoria são as tabelas e horários apertados.
Neste quesito, além de um melhor estudo de escala por parte das empresas, o poder público poderia agir também, ao priorizar o transporte público.
Em alguns casos, as tabelas de horário não são absurdas, mas o trânsito e interferências inesperadas fazem com que os atrasos acabem estressando os motoristas de ônibus e tirando deles o tempo de descanso entre viagens ou refeição, o que não é correto do ponto de vista legal. Mas é mais fácil a empresa de ônibus ser punida por descumprimento de horário e viagem do que por não respeitar as relações trabalhistas.
Motoristas que dirigem em corredores exclusivos tendem a passar por menos nervosismo e problemas de saúde.
Assim, além de questões salariais, as entidades de classe também devem colocar em suas pautas a priorização do transporte coletivo no espaço urbano.
Já os que dirigem e cobram ao mesmo tempo, a dupla função, são os que mais se queixam de dores no corpo, nervosismo, insônia e desânimo para trabalhar.
A pesquisa explica porque faltam vagas de motoristas
Entre as cinco piores profissões, além de motorista de ônibus, levando em consideração nível de estresse, salários, horários e longas jornadas, aparecem: entregadores, assistentes de cozinha, jornalistas e policiais.
Os cinco melhores empregos, de acordo com o levantamento são: engenheiros, profissionais de TI, cirurgiões, advogados e veterinários.
Algumas destas profissões são estressantes, mas apresentam melhore remuneração e possibilidade de crescimento na carreira.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

59 comentários em Motorista de ônibus é o pior emprego do País, diz pesquisa

  1. Quanto ap Stress dos nossos motoristas , ano passado foi feito um trabalho da universidade federal do Paraná que detectou baixo nível de Stress e satisfação aqui na Leblon

    O Álvaro tem os resultados

    Haroldo Isaak Leblon Transp. Passag. Ltda

    • eu trabalhei por muitos anos no transporte coletivo, tive que aguenta muitos desrespeito por parte do usuarios e principalmente da empresa, nessa classe, o senhor ja deve saber que o trabalhador não tem valor nenhum e so um numero, descartavel, por isso que as empresas não fazem questão de cumprir a legislação, e é por causa disso que muitas vezes fui obrigado a trabalhar 60 dias seguidos, 10 horas por dia, e até hoje tenho que conviver com a depressão, ea esquizofrenia, é a sedutora vontade ao suicidio. então como o senhor disse estamos todos sadisfeitos.

      • PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA 30 minutos atrás
        Tenham uma boa sorte para vocês.
        Responder ·
        PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA 31 minutos atrás
        Sou Siderúrgico, porém as siderúrgicas demitiram Mill toneladas de Pião!!!! Sim tentei apostar na Gontijo, São Geraldo,
        Itapemirim e outros de grandes nomes. tenho experiência com um ônibus de mais de 20 metros de comprimento e de 17
        toneladas??? {Não} Mas quando vai ser?… Quando Jesus Voltar? Mim desculpe senhor colega, mas estou vendo que eu
        gastei dinheiro com cursos a toa e desnecessariamente. Sabe o que vou fazer… Tentar prestar um concurso público e
        esquecer que ônibus, caminhão, munck, e Empilhadeira existam!!!
        Responder ·
        PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA 1 hora atrás
        Wagner saudações, o meu nome é Pablo Ferraz; ex funcionário de uma Grande Siderúrgica- Usiminas. e a Garoto-Nestlê.
        Nobre instrutor, após eu ter sido demitido destas Grandes dois Empresas e resolvi a mudar de campo: o de transporte.
        Contudo, te digo que: mudei as minhas categorias de habilitação de A-B, para A-D. E + fiz o curso de Mopp, transporte
        Coletivo, Guindalto-Munk,e Empilhadeiras… Está Bom? -{feito no Sest Senat.. Mas agora é que eu irei te passar um detalhe
        forte… já tive um ano e três meses de experiência com caminhões de pequeno e médio porte. EX: MB-1620 Truck. Mas agora
        é que eu vou te reportar uma situação em que muitos não têm coragem de falar, mas eu vou dizer! O Porquê que toda a
        empresa de ônibus só se admite o candidato de: 1º-=> se ele tiver o “Q.I” = quem indica? ou seja, se não houver quem indicar
        o sujeito está sendo uma carta marcada. tá Fora do Baralho. 2º-=> Pede se experiência… eu pergunto, como? O caso eu teria
        que alugar um ônibus por pelo menos seis meses para se justificar domínio e experiência???? – Haja dinheiro para isto! 3º-=>
        Eu tive uma pequena multa no meu prontuário, devido não dominar uma maquininha chata chamada de Parquímetro em
        Vitória; mas mesmo assim eu vôlei para pagar a policial municipal, sabe o que ele mim disse? mesmo eu vindo a acertar as
        contas dentro do tempo inferior à 48H ainda fui multado! Sabes o que eu fiz… rasguei a notificação de estacionamento na
        frente dele e a multa diante do cabra safado do policial municipal. Se estou errado? acho que não, pois no verso da notificação
        relata claramente que eu teria 48H para executar o pagamento, antes que a mesma fosse enviado para o Jarí. E agora, eu
        pergunto: por causa desta mínima pontuação de quatro pontos; as grandes Empresas mim retalham como um condutor de….
        {# risco, de Perigo, de conduta duvidosa, de pião impaciente????#} ou será que estas Empresas estão sendo tão exigentes
        que talvez eu Pablo Ferraz.. sugerirá para elas buscarem candidatos nas Paróquias de igrejas…. Padres…, Mosteiros de
        sacerdotes tranqüilos e puros…; ou melhor, Psicólogos, pois tenho a certeza que estas ditas Empresas terão melhores
        resultados e precisarão exigir menos dos seu Motoristas. Nada tenho mais a declarar quanto a este respeito, Nobríssimo
        Wagner; só chego eu a uma conclusão que eu… Já desisti das minhas tentativas com as grandes Empresas as das quais você
        e muito já as conhece bem… G; SG;IT… ETC…. .Desisti e perdi a inspiração de todas.
        Leia mais
        Responder ·
        Waguinho Guitar 46 minutos atrás
        +PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA Fala chegado como vai você? Rapaz se você tem um objetivo não desista pô! Você acha que
        eu não tomei portas na cara quando comecei? Claro que sim. O início no ramo é assim mesmo, mas tenho que ser honesto
        contigo, não se consegue entrar direto numa SG, Gontijo etc. não, o normal é começar pelo urbano ou caminhão, digo ficar uns
        três ou quatro anos pra pegar a exp. necessária para ingressar nessas outras. Faz isso, procura no urbano primeiro depois me
        conta. Desejo boa sorte! Um abração
        Responder ·

      • o prazer de dirigir não compensa tem seu lado bom veja dessa forma abraço

  2. fabio maia ferreira // 12 de setembro de 2013 às 14:59 // Responder

    Além de ter uma só folga por semana. Não descansa nada. Deveria ter uma folga dupla a cada 15 dias,

  3. ronaldo jose alves // 12 de setembro de 2013 às 20:58 // Responder

    Adoro meu trabalho trabalho a 23 anos na mesma empresa e não tenho tanto estress a paciência é a chave de tudo, se der pra fazer horário muito bem se não der paciência todos irão atrasar tambem e o salário não é tão mal pretendo ficar mais uns 10 anos tenho 46 anos graças a deus tenho saúde e muita energia

  4. Amigos, bom dia.

    Bom se pensarmos na foto, realmente não deve ser nada fácil, já andei muito nesses Scanião detonados e olha que eram mais velhos ainda, eram ALPHAS.

    Essa é uma questão muito pessoal e não concordo com os resultadoS, vou dizer porque:

    Uma vez aprendi um ditado que eu achei muito sábio e entendo ser oportuno ser divulgado neste momento:

    ” SE VOCÊ TRABALHAR NO QUE VOCÊ GOSTA, VOCÊ NÃO TRABALHARÁ NENHUM DIA DA SUA VIDA ”

    E meu pai tem uma que é muito boa também.

    “NÃO ESTÁ CONTENTE. PEÇA DEMISSÃO E PROCURE OUTRO EMPREGO”

    Att,

    Paulo Gil

    • Sou motorista de transporte coletivo apaixonado pela profissão e tudo que a pesquisa diz é verdade, não é por que gosto do trabalho que tenho que trabalhar em condições precareas , vai tu trabalhar de graça no que tu gosta de fazer e vai toma no cú antes que eu me esqueça. essa é minha reposta para seu comentário e de seu pai, achei muito sábio e entendo ser oportuno ser divulgado neste momento.

      • Deus é mais, pra que tanto stress respeita a opinião dos ultos. faz o que gosta e não precisa trabalhar nem um dia de sua vida sim ate de graça se for preciso.

    • Gostei muito das frases, sobretudo a primeira.

      • quero ver se vç ficaria muito tempo trabalhando sem poder almoçar, com dor de cabeça ,sede e falar que esta satisfeito so um troxa mesmo, as pessoas que falam que ser motorista de coletivo e bom , e porque ele nunca trabalho , ou se trabalho era um tremedo puxa saco para conquistar os melhores horarios com tempo para suas refeiçoes e neçessidades , qualquer emprego tem seu horario de almoço e janta enquanto, nos motorista temos o direito de ter intervalos mas a maioria nao tem devido a empresa nao respeitar.

  5. A VIDA É DURA PARA QUEM É MOLE,NÃO SE INVEJE>TRABALHE SEU PREQUICOSO.

  6. ÉRICO CAMILO DE SOUZA // 13 de setembro de 2013 às 01:53 // Responder

    ” O PIOR É ISTO, A PRÓPRIA CLASSE TRABALHA CONTRA, OS SINDICATOS TÃO SÓ MENTE A FAVOR DOS EMPRESÁRIOS OU É MENTIRA IRMÃOS RODOVIÁRIOS?, TEMOS UMA PLS DE NÚMERO 271/2008 DE AUTORIA DO SENADOR PAULO PAIM QUE ATÉ HOJE ENCONTRA-SE NA SECRETÁRIA DE INFRA ESTRUTURA ESPERANDO IR PARA A PAUTA QUE TRATA DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS RODOVIÁRIOS QUE FOI SANCIONADA PELO ENTÃO PRESIDENTE Á ÉPOCA ERNESTO GEISEL E DEPOIS REVOGADA POR FERNANDO H. CARDOSO,. MEXÃO-SE PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL, QUE CATEGORIA FRACA É ESSA?.

    • verdade amigo continuar assim a favor dos empresários só vamos nos lascar acorda pessoal do trans coletivo spo nos sabemos o que passamos no dia a dia é transito é usuário e muito mais.

  7. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 13 de setembro de 2013 às 10:58 // Responder

    Sei como é pois, tenho alguns familiares que trabalham na Viação Taboão (ViaSul) outro que trabalhou na NH; por trabalhar 7 horas 20mim me corrijam se estiver errado. Deveria ter um Salário mais digno por lidar com uma infraestrutura tão precária; folgas de 2 dias como já mencionado num dos comentários anteriores.

    Inclusive deveria na Capacitação destes Profissionais e dar Bonificações pelo Bom Atendimento, pois eles lidam com todos os Tipos de Passageiros, Estressados, Engraçadinhos que se usurpam dos Assentos Preferenciais na presença de Usuário Com Deficiência qualquer outro usuário é inclusive aqueles Nóias que ficam pedindo carona para ir comprar drogas. Hoje em dia é muito raro você que se sensibilizam na Presença destes usuários .

    Como diz o Ditado: “Quem não ajuda não atrapalha…” Se a População de modo geral; fosse mais civilizada é ajudasse a entender, o que é ficar na frente no volante quase o dia Inteiro; devido ao transito caótico da Capital Paulista. Agora veio a pergunta na mente: Se aqui no Estado de São Paulo tivesse o Passe Livre, vocês de convir comigo que seria necessário: melhorar a Segurança por causa dos Assaltos? E se Colocarem os ônibus operando por 24 horas??

    Eu presenciei já muitos assaltos aqui em Guarulhos nos ônibus das Empresas Vipol e a E.O. Vila Galvão; tanto que nas frotas que fazem as Linhas Intermunicipais; eles instalaram Câmeras em todos os ônibus. Isso porquê os Empresários estão temendo as fraudes dos Péssimos Motoristas. Falando em Péssima Qualidade, deveriam é dar uam olhada nos Profissionais que atuam na EMTU inclusive na RTO, que não respeitam ninguém e se recusam a levar os Deficientes.

  8. Faz 8 anos que sou motorista e adoro o que faço e sou contra em partes do que fala na pesquisa,apesar dos embargos de sindicatos e patrões,temos salarios satisfatórios e que dá um bom padrão de vida ao profissional(desde que ele não gaste metade do salário com pé de cabra e farras após o turno),ganhamos mais do que muitos gerentes de lojas e pessoas que fazem faculdades,agora,como em todo ramo,temos empresas boas e ruins,sua melhoria vai depender da empresa que vc está e a chave do sucesso está na satisfação com o seu trabalho,o ambiente onde vc está e paciência no trabalho,ninguém é jó mas tem coisas evitaveis.
    Concluindo,o que deveria ACABAR nos onibus urbanos,é a entrada de dinheiro e a DUPLA FUNÇÃO,essa praga que começou em Santo André em 1998 com o Ronan nas extintas São Luiz,Humaitá e Curuçá e que realmente deixa qualquer um louco,eu mesmo trabalhei 1 ano na Vaz e não aguentei,e o dia que acabar cobrador em SP eu vou p/o rodoviário.

    • Sergio Santo André // 16 de setembro de 2013 às 14:26 // Responder

      Concordo plenamente com vc Éder, motorista cobrador é uma praga, o único beneficiado com isso é o maldito empresário ganancioso. E o pior, apoiado pelas gerenciadoras as quais deveriam ser as primeiras a barrar essa prática lastimável.

  9. PUXA VIDA COM UMA PESQUISA DESSA, E AINDA SE DIZ NÃO TER DIREITO A INSALUBRIDADE; SERÁ QUE NOSSOS DEPUTADOS E SENADORES VEEM ESSA MATERIA?

  10. Gosot do que faço, dirigir ônibus. Mas como isso hoje em dia está difícil. Aqui na Metra ou vc. faz o horário ou vc. faz o horário. Não mata viagem.Se vc. se atrasar, já chega atrasado no ponto, já tem outro na sua “bota”, não pode passar de 50 km/h, nem queimar ponto. É preciso assobiar e chupar cana. Acho que o único corredor digno desse nome é o Sacoman – Pq. D,Pedro.. Ai sim! Não tem semáforos , carros pequenos. É tudo livre. Uma beleza. É estressante sim. Tenho problemas de insônia por causa desse trabalho. Mas mesmo asim eu gosto.

  11. O motorista e cobrador de ônibus urbano ou rodoviário tem vida social?
    vejo comentário contra o artigo escrito acima, lembra – se quando nos vamos usar o banheiro de um estabelecimento comercial o dono torce o nariz , tem que ter aposentadoria especial

    • RAQUEL (COBRADORA) // 8 de novembro de 2013 às 11:53 // Responder

      Falou tudo!
      Quando eu segui para o banheiro do bar o proprietário disse o sanitário e só para cliente. Somos mau visto, mas muito necessário para o progresso, então tem que voltar a aposentadoria especial

  12. trabalho em uma cooperativa de transporte de passageiro a um ano gosto do que eu faço , o sistema de trabalho e de semi escravidao , mas a sptrans ea prefeitura não fais nada para melhorar , ganha por viagen e não por hora .

  13. nossa sou motorista mais estou casando que fadiga.

  14. Olha, da maneira que eles dirigem, tem que estressar mesmo, falta inteligência e educação nos motoristas na capital SP e Rio, sou motorista profissional internacional europeu, e garanto ,que conduzindo desta maneira na Alemanha, ou outro pais digno, eles iriam presos no primeiro dia ou hora de trabalho…

  15. sou motorista de urbano em juiz de fora mg e acho uma falta de respeito trabalhar 10 horas por dia nao ter horario para almocar nem banheiro

  16. Tambem nao tenho nada reclamar. mais esse ai ta certo trabalha com lotaçao tem mesmo e q reclamar vai trabalha com turismo e ve a diferencia

  17. e uma categoria que ao longo das anos não teve investimento em capacitação desse profissional e nem condições de trabalho digna o transito cada dia pior porque o poder publico não cumpre com a função corredores exclusivo para o ônibus e nem qualidade no transporte…………………………………

  18. Uma das coisas que observo é o seguinte a empresa nao apoia o motorista, mas eu queria entender uma coisa, quem traz dinheiro para dentro da empresa é o motora e qdo ele é chamado na disciplina por qualquer motivo banal a empresa nunca da força para o motora ao contrario ferra e ai que fica ruim heim

  19. sou mot. de onibus e não é facil, temos que gostar do trabalho mas ta na hora de corrigir oque ta errado sim. ja esta na hora de começar fazer campanhas ensinando o povo a utilizar melhor o serviço e tambem começar a criar corredores exclusivos o mais rapido possivel e isso iria começar a amenizar a situação.

  20. SÓ QUEM É MOTORISTA QUE SABE O QUE SER MOTORISTA, E COBRADOR AO MESMO TEMPO COMO SE NÃO BASTECE AINDA INVENTARAM O MALDITO TALÃO COM LINHAS COM ATE 4 VALORES DIFERENTES DE PASSAGEM PARA ESTRESSAR O MOTORISTA AINDA MAIS, ATURAR O SISTEMA PRECÁRIO DE TRANSPORTE. SOU MOTORISTA TRABALHO NO RJ NÃO TENHO VIDA SOCIAL.ESSA É A PURA REALIDADE, A RESPEITO DOS QUE CRITICAM O COMPORTAMENTO DOS MOTORISTA DE ÔNIBUS, QUE VER TER DISPOSIÇÃO PARA ESTAR NO NOSSO LUGAR COM CARGA HORARIA DE ATE 12 HORAS EM CIMA DE OM VOLANTE POR DIA. PRA QUEM ESTA DE FORA FALAR É FÁCIL…

  21. VERDADEIRO EMPREGO ERA NA CMTC,MAS TAMBEM ESTRESSAVA,MAS PELO EMNOS TINHAMOS UM SALARIO DECENTE,E ALGUMAS REGALIAS TRABALHISTAS,MAS HOJE,PELO AMOR DE DEUS TEM COLEGAS QUE VÃO PARAR NO HOSPICIO,AINDA BEM QUE EU CONSEGUI APOSENTAR E SAIR DESSE INFERNO QUE É CHAMADO DE ONIBUS,QUE ALIVIO.

  22. Trabalho como motorista de coletivo e realmente é desgastante para o operador, complicado demais.

  23. Trabalhar com transporte coletivo na cidade de São Paulo é ruim?na Tupi Transporte Urbanos Piratininga,é pior ainda,pois tem uma nova chefia que quer chupar o sangue do funcionário de canudinho,e os funcionários não podem ficarem doentes no fim de semana ,pois eles não aceitam o atestado!!!!!!! é mole????????

  24. Trabalho a 25 anos na profissão agora afastado por problemas sério de coluna fortes dores e oito hérnias de disco em consequência da jornada extensa , má alimentação e ambiente nada agradável ,ma conservação da frota

  25. Eu era motorista e não suportava mais a situação,juntei dinheiro e comprei um caminhão!!parabéns a este jornalista!!

  26. O que mais dói é saber que quando aposentarmos estaremos esquizofrenicos, depressivos, doentes sem rins e sem colunas. 35 anos é muito pra que se acaba nesse serviço.

  27. Eu trabalhei três anos numa empresa de ônibus, abandonei essa proficao é muito puxado e ninguém respeita mais o profícional do volante..

  28. A mais pura verdade!Sou motorista à quase dez anos e acho ridícula essa pressão da SPtrans em cima dos operadores do sistema.Tentando tempo todo fazer dos motoristas de cobradores,o que acho um absurdo!Levamos SP inteira nas costas(no caso de SP),somos bucha de canhão,linha de frente,se um empregado chega atrasado,culpam motoristas!!Se não for por nós,milhões de pessoas ficam à pé!E nem isso as empresas e a prefeitura respeitam!Gosto muito da profissão(meu saudoso pai era da Viação Jurema),mas já fui caminhoneiro.Penso,infelizmente em voltar pra estrada…

  29. sou motorista urbano o estress é o pior só tem desgaste cobrança da empresa o passageiro é o de menos o sindicato é comprado e não ajuda em nada acorda políticos brasileiro e a piracicabana só enrricando e o motoristas ficando doentes .

  30. Joao bertoni pereira // 27 de dezembro de 2015 às 21:33 // Responder

    Eu joao bertoni pereira estou parado fais 4 meis preciso trabalhar. De motorista urbano ou turismo meu tel. 1125843783 nacido 15.10 1957 estou adispocisao

  31. joao bertoni pereira // 19 de janeiro de 2016 às 23:57 // Responder

    fais 6 mes estou parado trabalho de motorista meu tel 1125843783 ou simitur@hotmail.com

  32. PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA 30 minutos atrás
    Tenham uma boa sorte para vocês.
    Responder ·
    PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA 31 minutos atrás
    Sou Siderúrgico, porém as siderúrgicas demitiram Mill toneladas de Pião!!!! Sim tentei apostar na Gontijo, São Geraldo,
    Itapemirim e outros de grandes nomes. tenho experiência com um ônibus de mais de 20 metros de comprimento e de 17
    toneladas??? {Não} Mas quando vai ser?… Quando Jesus Voltar? Mim desculpe senhor colega, mas estou vendo que eu
    gastei dinheiro com cursos a toa e desnecessariamente. Sabe o que vou fazer… Tentar prestar um concurso público e
    esquecer que ônibus, caminhão, munck, e Empilhadeira existam!!!
    Responder ·
    PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA 1 hora atrás
    Wagner saudações, o meu nome é Pablo Ferraz; ex funcionário de uma Grande Siderúrgica- Usiminas. e a Garoto-Nestlê.
    Nobre instrutor, após eu ter sido demitido destas Grandes dois Empresas e resolvi a mudar de campo: o de transporte.
    Contudo, te digo que: mudei as minhas categorias de habilitação de A-B, para A-D. E + fiz o curso de Mopp, transporte
    Coletivo, Guindalto-Munk,e Empilhadeiras… Está Bom? -{feito no Sest Senat.. Mas agora é que eu irei te passar um detalhe
    forte… já tive um ano e três meses de experiência com caminhões de pequeno e médio porte. EX: MB-1620 Truck. Mas agora
    é que eu vou te reportar uma situação em que muitos não têm coragem de falar, mas eu vou dizer! O Porquê que toda a
    empresa de ônibus só se admite o candidato de: 1º-=> se ele tiver o “Q.I” = quem indica? ou seja, se não houver quem indicar
    o sujeito está sendo uma carta marcada. tá Fora do Baralho. 2º-=> Pede se experiência… eu pergunto, como? O caso eu teria
    que alugar um ônibus por pelo menos seis meses para se justificar domínio e experiência???? – Haja dinheiro para isto! 3º-=>
    Eu tive uma pequena multa no meu prontuário, devido não dominar uma maquininha chata chamada de Parquímetro em
    Vitória; mas mesmo assim eu vôlei para pagar a policial municipal, sabe o que ele mim disse? mesmo eu vindo a acertar as
    contas dentro do tempo inferior à 48H ainda fui multado! Sabes o que eu fiz… rasguei a notificação de estacionamento na
    frente dele e a multa diante do cabra safado do policial municipal. Se estou errado? acho que não, pois no verso da notificação
    relata claramente que eu teria 48H para executar o pagamento, antes que a mesma fosse enviado para o Jarí. E agora, eu
    pergunto: por causa desta mínima pontuação de quatro pontos; as grandes Empresas mim retalham como um condutor de….
    {# risco, de Perigo, de conduta duvidosa, de pião impaciente????#} ou será que estas Empresas estão sendo tão exigentes
    que talvez eu Pablo Ferraz.. sugerirá para elas buscarem candidatos nas Paróquias de igrejas…. Padres…, Mosteiros de
    sacerdotes tranqüilos e puros…; ou melhor, Psicólogos, pois tenho a certeza que estas ditas Empresas terão melhores
    resultados e precisarão exigir menos dos seu Motoristas. Nada tenho mais a declarar quanto a este respeito, Nobríssimo
    Wagner; só chego eu a uma conclusão que eu… Já desisti das minhas tentativas com as grandes Empresas as das quais você
    e muito já as conhece bem… G; SG;IT… ETC…. .Desisti e perdi a inspiração de todas.
    Leia mais
    Responder ·
    Waguinho Guitar 46 minutos atrás
    +PABLO FERRAZ DE OLIVEIRA Fala chegado como vai você? Rapaz se você tem um objetivo não desista pô! Você acha que
    eu não tomei portas na cara quando comecei? Claro que sim. O início no ramo é assim mesmo, mas tenho que ser honesto
    contigo, não se consegue entrar direto numa SG, Gontijo etc. não, o normal é começar pelo urbano ou caminhão, digo ficar uns
    três ou quatro anos pra pegar a exp. necessária para ingressar nessas outras. Faz isso, procura no urbano primeiro depois me
    conta. Desejo boa sorte! Um abração
    Responder ·

  33. Sou motirista d onibus urbano a 16 anos,nesse longo trajeto d empresa,vi dia dia a nossa profissao d se deteriorando nesses anos.nada e ninguem nos respeitam mais.somos vitimas do sistema q dominam nodsa categoria.sem moral,sem apoio, e pior….sem sindicato.

  34. É cada puxa saco vou te conta esse é o primeiro a se foder quando do demitido será por justa causa fica babando ovo de patrão o escariotes do caralho a empresa quer que você se foda fica doente e entra na caixa que você vai ver como funciona. Babão a nossa profissão ninguém ta nem ai pra nos se nós se alimentou se no final tem restaurante para comer se tem agua para bebemos se tem banheiro para atender nossas necessidades já o patrão tem agua gelada banheiro ar condicionado almoço de 1 hora ou ate mais por causa da sua visão que o sistema ta essa porcaria puxa saco baba ovo maldito

  35. marco antonio dos santos // 9 de maio de 2016 às 18:51 // Responder

    é a pura verdade esta pesquisa pois sou motorista de onibus urbano ha 22 anos e agora estou de beneficio no inss ganhando a metade do salario pq tive sindrome do panico e depois deste tempo todo me dedicando estou passando dificuldade por conta do salario baixo do inss é uma vergonha

  36. Meu pai foi motorista e reclamava muito ,dizia q idosos o xingavam por besteira ,apesar dele ser muito paciente , ele ja foi roubado umas 3 vzs ( uma vez quase morre por nada) . Eu acho q o salario ta razoavel tmbm , mas o motor deveria ter 8 h diarias , 1 h mesmo!de folga (intendente de transit . , trabalhar no sábado ate meio dia e folgar o domingo …ou folgar 1 dia e meio …ou trabalhar 6 h corridas descansar 30 min e folgar 1 dia por semana

  37. Ver do outro lado é fácil vai sentar na cadeira lá pra ver como é a realidade quem tá muiiiito satisfeito é por falta de opção na real somos ninguém pra essas em presas sem contar as baboseira dos usuários vem uma tal de picicologa ensinar como trabalhar brincadeira cadeira fora os a saltos sem reação nem uma espera sentado uma arma na cabeça na real falta os profissionais se valorizar mas e pros satisfeitinhos trabalha de graça que bom kkkkk

  38. Sim sem contar que o motorista só é visto de duas formas quando falta ou bate em alguém aí procura o motorista kkk

  39. Os maus resolvidos serão eternos insatisfeitos, murmurando com qualquer tipo de trabalho ou salário,o problema não é o sistema o problema é que uns agradecem a DEUS pelo que tem e outros não sabem ser gratos,porque o pouco com DEUS é muito e o muito sem DEUS é nada,tem pessoas que só sabem reclamar,e DEUS odeia isso !!!

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Empresas de ônibus do Rio de Janeiro desrespeitam legislação trabalhista e recebem multas de R$ 100 milhões | BLOG PONTO DE ÔNIBUS
  2. Irritado e cansado motorista de ônibus abandona coletivo no meio da viagem – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: