São Paulo recebe mais 23 km de faixas em horários de pico

ônibus

Ônibus em São Paulo. Cidade recebe 22,9 quilômetros de faixas exclusivas nos horários de pico para ônibus por onde circulam linhas que ao todo atendem 1 milhão e 212 mil pessoas por dia. Foto: Adamo Bazani.

Zona Sul e Zona Leste de São Paulo recebem mais faixas de ônibus nos horários de pico
Serão ao todo 23 quilômetros de espaços exclusivos para o transporte público em linhas que atendem 1 milhão e 212 mil pessoas por dia.
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, mais avenidas da cidade de São Paulo recebem faixas por onde só poderão circular ônibus nos horários de pico, entre às 6 horas da manhã e às 9 horas da manhã – sentido centro e entre às 5 horas da tarde e 8 horas da noite no sentido bairro.
Nas estradas do Imperador e de Mogi das Cruzes com continuação na Rua Embira, em ambos os sentidos, entre as Avenidas Pires do Rio e São Miguel, serão 13 quilômetros de extensão. No local circulam 41 linhas que atendem 226 mil passageiros por dia.
Na zona Sul, as vias Domingos de Morais e Jabaquara terão trechos de faixas exclusivas nos dois sentidos. Na Rua Domingos de Morais, a faixa será entre as ruas Sena Madureira e Luís Góis. Já na Avenida Jabaquara, o trecho exclusivo continua, indo da Rua Luís Góis até a Rua Irerê. A extensão total é de 7 quilômetros e 200 metros.
Nestas avenidas são atendidas por dias pelos ônibus 751 mil passageiros por dia.
No sentido bairro da Av. Domingos de Morais circulam 23 linhas de ônibus, com uma frequência de 97 ônibus/hora pico transportando, aproximadamente, 272 mil passageiros em um dia útil. No sentido centro, são 15 linhas, com frequência de 91 ônibus/hora pico e que transportam 168 mil pessoas. Já na Av. Jabaquara, são 30 linhas no sentido bairro, com frequência de 148 ônibus/hora pico, que transportam aproximadamente 288 mil usuários. No sentido centro são 30 linhas, com frequência de 143 ônibus/hora pico, transportando 311 mil pessoas.
Já na Avenida Nossa Senhora do Sabará, também na zona Sul, o espaço para ônibus é em ambos os sentidos, entre as avenidas Washington Luís e Interlagos. Essa faixa vai operar de segunda a sexta-feira, em uma extensão de 2 quilômetros e 700 metros, de manhã e à tarde.
Pelo local, passam 23 linhas que atendem 235 mil passageiros.
Quem invadir a faixa exclusiva pode receber multa R$ 53,20 e 3 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em São Paulo recebe mais 23 km de faixas em horários de pico

  1. Uma coisa é certa essas faixas exclusivas com certeza serão bem vindas na medida em que elas realmente aumentem a velocidade comercial dos ônibus e permita que realmente os usuários tenham mais onforto e rapidez, creio eu que é importante que o poder público esteja de fato comprometido com isso, porém vale lembrar que essa medidas não devem ficar como paleativos ou mesmo soluções temporárias elas tem que de fato permanecerem e a prefeitura de fato investir no transporte publico. Parece um tanto prolixo o que escrevo, mas sabe-se que há uma forte resistencia por parte de quem utiliza o carro como meio de transporte diário, visto a novela do Largo 13, toda vez que se tomam medidas que favorecem pessoas que andam de ônibus a chiadeira é geral, seja dos comerciantes, seja de setores ainda conservadores da nossa cidade. Outra questão faz necessário nas próximas licitações do sistema de ônibus haver diversidade maior de empresas e ou grupos de empresas que estejam de fato comprometidos com a qualidade e melhor atendimento aos usuários, sobretudo no sistema complementar, leia-se Cooperativas de micro ônibus, pois de certo modo precisa haver de fato um melhora para que de fato as pessoas deixem seus carros em casa e utilizem o ônibus como melhor maneira de ir e vir pela cidade. Forte abraço.

  2. Amigos, boa noite.

    A multa é irrisória, e no corredor rebouças todos os dias eu vejo veículos oficiais de “placa
    preta” utilizando o corredor Rebouças.

    Quando eu conseguir filmar eu mando o filme, semana passada tirei foto, de um carro particular de luxo
    seguido por um carro oficial de placa preta, mas infelizmente a foto não identificam os infratores.

    Espero que as câmeras da CET não privilegiem ninguém.

    Bom, já que a SPTrans está aplicando as sugestões do Paulo Gil,para não esquecer, aproveitem o embalo e apliquem mais uma.

    Comecem a limpar os Buzões internamente, igual aos da Metra são limpos.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: