Cinto de segurança nos ônibus é mais útil do que se imaginava, diz estudo
Publicado em: 22 de abril de 2013
Uso de cinto de segurança em ônibus pode reduzir risco de morte e lesões graves
Pesquisa é da Unicamp. De acordo com a ANTT, só 2% dos passageiros usam o dispositivo de segurança obrigatório nos veículos de configuração rodoviária.
ADAMO BAZANI – CBN
O uso de cinto de segurança que é obrigatório em ônibus de configuração rodoviária, com serviços de turismo, intermunicipal, interestadual e seletivo (mesmo que metropolitano) pode reduzir em até 40% o risco de morte dos passageiros e em até 70% a possibilidade de lesões, de acordo com estudo feito pela Unicamp – Universidade de Campinas.
Ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, o professor e pesquisador de Engenharia Mecânica da Universidade, Celso Arruda, explica que o dispositivo de segurança evita principalmente ferimentos na cabeça do usuário de ônibus:
“O objetivo do cinto é reter o corpo para que quando a cabeça vá para frente não pegue no banco que está na frente. Se estiver sem cinto o corpo todo vai para frente e colide a cabeça no banco dianteiro”, explica o pesquisador.
Segundo ele, a intensidade das lesões varia de acordo com o peso e o tamanho do passageiro e a velocidade do ônibus no momento da colisão, mas o cinto deve suportar uma carga de três toneladas sem se romper.
O equipamento também evita que o passageiro bata a cabeça na janela ou seja lançado no interior do ônibus.
Apesar de ser obrigatório e comprovadamente útil, o cinto de segurança é desprezado pelos passageiros de ônibus.
Dados da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – mostram que apenas 2% dos usuários de ônibus optam pelo cinto de segurança.
Uma questão muito mais cultural que de dificuldade prática, já que o cinto pode ser usado inclusive com a poltrona reclinada.
As empresas de ônibus rodoviários que fazem linhas interestaduais, intermunicipais e internacionais não só devem oferecer o cinto, que já sai de fábrica, como também devem informar aos passageiros sobre a obrigatoriedade do uso antes do início da viagem.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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Amigos, boa noite
Já é passada a hora de se utilizar nos Buzões rodoviários cintos de segurança de três pontas.
O que precisa ser pesquisado e desenvolvido é um software e um sistema elertônico, isso sim.
Vou dar a ideia, mas lembrem-se eu sou o autor.
Precisa ser desenvolvido um software e um sistema eletrônico, que ao emitir a passagem para o passageiro da poltrona 23 do Buzão 047, o sistema já envia esta informação para o computador de bordo do Buzão 047, bem como dos demais passageiros que estarão a bordo do carro 047.
Assim um painel avisa ao piloto quais os lugares estarão ocupados, acendendo uma luz referente a cada poltrona.
Na fivela do sinto tem um sistema elétrico que a partir do momento que o passageiro da poltrona 23 afivelar o cinto a luz do painel do “piloto” referente a poltrona 23 se apaga e assim sucessivamente para todos as poltronas.
Caso o passageiro vá ao toalete, o sistema eletrônico acusa o desafivelamento do cinto do passageiro da poltrona 23 no painel do motorista, mas ao entrar no banheiro, acende uma luz vermelha no painel do piloto, avisando que o passageiro da poltrona 23 está no toilette.
Ao sair do toalete o sistema eletrônico, acende uma luz amarela no painel do piloto a qual será apagada após o afivelamento do cinto pelo passageiro da poltrona 23, voltando a acender a luz verde de todas as poltronas ocupadas, indicando que todos os passageiros estão usando o cinto.
Caso qualquer passageiro desafivele o cinto ou não o afivele após a volta do toillet, após 10 segundos, uma voz digital soará sobre a cabeça do passageiro da poltrona “X” dizendo: ” Sr. passageiro da poltrona “X”, afivele imediatamente o seu cinto de segurança, pois se não o fizer o óleo do motor será cortado e o Buzão será impedido de seguir viagem, para o bem estar de todos.
Não percam tempo com pesquisa óbvia, precisa sim é pesquisar fora da “caixinha” e obrigar o passageiro a usar o cinto na marra e pagar um mico perante todos os demais passageiros e só.
Encarroçadoras esta ideia está a venda, a partir das 20:15 hs. do dia 22.04.2013, data da autoria
deste sistema pelo Paulo Gil.
Um G7 de 3 eixos, 0Km , daquele modelo que o último truck fica a mais ou menos 1,10 m do final do carro, com rodas super cromadas e uma pintura muiito loka (com a mesma tinta que a Santa Rita usa), ta vendida a ideia. A cor do Buzão eu defino mais tarde.
Não aceito por modelo inferior, mas pode ser um contra tipo da Comil ou Irizar.
Att,
Paulo Gil
Olá Sr.Paulo Gil, gostaríamos de entrar em contato com você a respeito dessa ideia… Por favor mande um e-mail para nós anakiekow@gmail.com ou giovannaoliveiradeborba1@gmail.com… desde já agradecemos!