Porta de ônibus seletivo cai na rua durante o serviço

EAOSA

Porta cai de ônibus seletivo da EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, em Diadema, na Grande São Paulo o caso ocorreu por volta das 16 horas desta terça-feira, dia 10 de abril de 2012. O veículo, ano 2001, fazia a linha 400 – Diadema (centro) / Mauá (Zaíra). Ninguém se feriu, mas motorista foi obrigado a descer para pegar a porta. Tarifa é de R$ 6,85. EMTU deve fazer vistoria específica no veículo. A EAOSA foi uma das últimas colocadas no índice de qualidade da EMTU e presta serviços na área 5, correspondente ao ABC Paulista, a única ainda que não foi licitada. Foto: Adamo Bazani

Porta de ônibus em serviço cai no meio da rua
Veículo é de linha seletiva. Passagem custa R$ 6,85 e fato ocorreu em área que não foi licitada pela EMTU
ADAMO BAZANI – CBN
O último IQT – Índice de Qualidade do Transporte da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos revelou que o ABC Paulista tem as companhias de ônibus que receberam as piores avaliações.
Na mesma região, a Metra, que opera o Corredor ABD, que liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul da Capital Paulista, foi a melhor avaliada, ficando em primeiro lugar.
A Metra, no entanto, opera um serviço diferente das outras companhias da região.
Além do corredor exclusivo e dos trólebus, o que difere a Metra das outras empresas do ABC Paulista é que a companhia opera depois de ter vencido uma exigente licitação, inclusive em relação à qualidade, enquanto as demais viações ainda têm suas operações baseadas em permissões precárias, o que contraria a Constituição Federal de 1988.
A Constituição prevê que serviços como de transportes sejam operados por contratos de concessão.
A EMTU desde 2006 tenta licitar a área 5, que é referente aos sete municípios do ABC Paulista: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Foram ao menos três tentativas de licitação, esvaziadas pelos empresários de ônibus da região.
Eles alegam que os custos operacionais do ABC Paulista são maiores que outras regiões. Também pedem um tratamento especial que leve em consideração os impactos do Expresso ABC, linha de trem expressa, paralela à linha 10 Turquesa, entre Rio Grande da Serra e Brás, e o Monotrilho entre Santo André e Estação Tamanduateí, passando por São Caetano do Sul.
As outras áreas da Grande São Paulo, limitadas por lotes operacionais da EMTU, já passaram por licitação. A frota foi renovada e o esquema de linhas foi atualizado para as novas necessidades econômicas e populacionais das cidades.
No ABC Paulista, não é assim. A média de idade de frota se aproxima dos 14 anos, as linhas estão desatualizadas e os ônibus, em algumas empresas, sucateados.
Essa realidade foi comprovada mais uma vez pela reportagem de Adamo Bazani.
A porta de um ônibus da EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André simplesmente caiu no meio da rua, nas proximidades do Terminal de Diadema, na Grande São Paulo.
O veículo é um micro-ônibus de linha seletiva, que se presume que os serviços deveriam ter mais categoria e oferecerem mais conforto que os ônibus de linhas convencionais.
O micro-ônibus da EAOSA estava em operação na linha 400 – Diadema (Centro) / Mauá (Zaíra).
Os passageiros pagam um valor alto para andarem em ônibus que quebram constantemente, de acordo com os próprios usuários. A tarifa é de R$ 6,85.
O veículo cuja porta se soltou no meio da viagem é de prefixo 1360, placas CYB 7293. De acordo com o site da EMTU, o ano de fabricação do chassi é de 2001. A inspeção do veículo era válida até março de 2013.
Ninguém ficou ferido. O ônibus estava vazio no momento da queda da porta, por voltas das 16 horas desta terça-feira, dia 10 de abril de 2012.
A EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, do empresário Baltazar José de Sousa, foi uma das piores colocadas na avaliação da EMTU.

RESPOSTA:

EMTU VAI FAZER VISTORIA ESPECÍFICA:

A Assessoria de Imprensa da EMTU informou ao Blog Ponto de Ônibus que o veículo da EAOSA passará por uma vistoria específica. Confira a nota:

“ Em resposta a esse Blog Ponto de Ônibus sobre a queda da porta do micro-ônibus de linha seletiva da empresa EAOSA, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP informa que o referido veículo passou por inspeção no último mês de março. No entanto, por conta do ocorrido, esta empresa fará em 11/04, uma vistoria específica para verificar as causas do incidente.”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

17 comentários em Porta de ônibus seletivo cai na rua durante o serviço

  1. HAHAHAHAHAHAHAHAHA , Essa empresa do Baltazar é uma piada de mal gosto, que presta péssimos serviços, me faz lembrar de uma “empresa” da zona leste de são paulo, que não preciso nem dizer qual é né, que todos já sabem de cabeça..

  2. Nem precisa dar uma pista, pois já temos o horizonte desta resposta

  3. EU uso o EAOSA. Esses ônibus dela são uma vergonha. quebram toda a hora. Pelo amor de Deus, eu tenho medo desses ônibus. Eu uso eles porque eu não tenho carro, senão eu largaria essa porcaria!

  4. Blog Ponto de Ônibus // 11 de Abril de 2012 às 02:35 // Responder

    O serviço seletivo deve ser diferenciado para justamente convencer as pessoas a deixarem seu carro em casa e que estão dispostas a pagar um pouco mais para ter um serviço melhor que os convencionais.

    Isso convence alguém a deixar seu carro em casa? R$ 6,85 por estes micros que são desconfortáveis?

    Acho que o termo seletivo não é aplicado na prática nestes serviços da EAOSA

    • Adamo queria pedir autorização para postar esta foto no onibubrasil para mostrar toda minha indignação com esta empresa espera uma resposta de vossa pessoa !

  5. Josue Marcio Lopes // 11 de Abril de 2012 às 03:18 // Responder

    Sou do ABC e testemunha do descaso da EAOSA. Prefiro me deslocar por outros meios quando posso…

  6. sinceramente,vcs ja virao os outros picolos que rodam????estao precarios,sem falar que essa empresa esta em ultima no raking…bem diferente da metra,publix,grupoabc….essa empresa só vai ter jeito sabe como???começando do zero.com novos onibus,linhgas etc….imagina se a van esta lotada com pessoas encostada na porta que é comum ver isso,e a porta cai,e o passageiro vai junto!!a e eu vejo a fumaça de mtos onibus da e.a.o.s.a e sao camilo soltar uma fumaça preta,mas mto preta mesmo!de picolos,alpha,s21,torino.

  7. Bruno Quintiliano // 11 de Abril de 2012 às 10:11 // Responder

    agora não adianta mais inspecionar esse veículo específico. tem que inspecionar os que ainda não perderam a porta, cairam em cima da ferrovia, ficaram sem freio ou com a direção travada e causaram acidentes.

  8. Mais uma vez vemos uma situação de descaso desse órgão chamado EMTU, vistoria somente nesse veiculo é pouco, tem é que interditar a frota inteira por uma semana para vistoriar e lacrar ônibus sem condições de atender os clientes, colocar uma operação emergencial tipo PAESE com outras empresas para ver se muda alguma coisa. Aqui no blog vemos os relatos das pessoas que utilizam esse desserviço vergonhosamente chamado de seletivo pela empresa, e o que a EMTU faz? Nos vem com respostas burocráticas ou melhor prontas, enquanto isso a população continua sendo refém dessa empresa e seus ônibus pessimamente cuidados, já passou da hora de se fazer a tal licitação da área 5 RMSP. É indignante ver uma coisa dessas.

  9. A unica saída para que haja rigor contra a EMTU/SP é a pressão popular para o BLOG DO ONIBUS,DO PROMOTOR SAAD,e exigindo do promotor tb parte juridico contra a EMTU,onde so os RTOS é uma prova da facilitação de irregularidades

  10. o dono é um vagabundo o diretor da emtu é outro e o sr geraldo alkimin também poi o safado sabe de tudo que anda acontecendo na emtu, cptm e metro e não toma as devidas providencias

  11. Sérgio - Santo André // 17 de Abril de 2012 às 17:43 // Responder

    A respeito das inspeções realizadas pela EMTU, nos veículos do senhor Baltazar, tive uma informação em off que o responsável pelo setor é o senhor “Steve Wonder”….

  12. Situação caótica também é na linha 006 – Jd. Nazareth / Term. Sacomã. Todas as outras linhas da Imigrantes já passaram para a MobiBrasil, e é nítida a melhora. Mas a linha 006 ainda não mudou, os ônibus continuam caindo aos pedaços, atrasos persistem, superlotação idem. A EMTU nem tem mais respondido as reclamações. Outro dia tinha um fiscal no ponto – acho que de tanto que eu reclamei.
    A Imigrantes é tão ruim ou pior que a EAOSA.

  13. meu os Bus da EMTU são umas merda se vcs verem os daqui de Taboão da serra, SP esse ai da porta é nada comparado os daqui esses dias peguei um bus que não tinha janela e povo tava pendurado ¬¬ se a EMTU fosse rigorosa que nem a SPTrans acho que ia ser melhor pois a São Paulo Transporte pega pesado no quesito limpeza e segurança!

    vejam também as novidades http://liceucultural.wordpress.com/

  14. Este local é proximo do terminal diadema!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: