GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO MARCADA PARA SEGUNDA-FEIRA, DIA 13 FOI CANCELADA!

Publicado em: 6 de fevereiro de 2012

Greve onibus SP

Ônibus podem parar na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, mesmo com determinação da Justiça. Foto: Adamo Bazani

ATENÇÃO: NÃO SERÁ MAIS REALIZADA GREVE NA SEGUNDA-FEIRA DEPOIS DE ACORDO ENTRE EMPRESAS E MOTORISTAS. ACOMPANHE A NOTÍCIA AQUI NESTE BLOG NESTE LINK OU NA PÁGINA PRINCIPAL CLICANDO SOBRE O SÍMBOLO DO BLOG PONTO DE ÔNIBUS.

GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO É CANCELADA . Movimento seria de empresários?

Greve de ônibus em São Paulo na segunda-feira
Mesmo com decisão da Justiça contra paralisação, sindicato decide parar os ônibus da Capital por causa dos descontos nos salários dos motoristas de multas recebidas pelas empresas

ADAMO BAZANI – CBN

Os motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo decidiram em assembléia parar as atividades na segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2012.
A greve dos ônibus de São Paulo deve prejudicar mais de 6, 1 milhões de pessoas.
A categoria protesta contra o fato de as empresas descontarem dos salários dos motoristas as multas aplicadas pela SPTrans e Prefeitura, através do Resam.
A Justiça de São Paulo concedeu uma liminar contra a greve, mesmo assim, o Sindicato diz que os ônibus das 32 garagens de São Paulo vão ficar parados.
A greve estava marcada para esta quarta-feira, dia 08 de fevereiro, mas o sindicato dos trabalhadores vai tentar negociar com o sindicato das empresas de ônibus para que não haja descontos.
A questão é polêmica. Há casos em que o trabalhador não tem responsabilidade sobre a multa, como atrasos por conta do trânsito ou más condições dos ônibus. Em outros casos, o erro é do motorista, como não parar nos pontos, parar longe das plataformas, falar ao celular enquanto dirige ou não usar o cinto de segurança.
As empresas dizem que só descontam as multas caso o erro for do motorista. O sindicato alega que muitas infrações anotadas pela SPTrans estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro, mas que o valor das multas pela SPTRans é muito superior aos previstos pela legislação de trânsito.
Adamo Bazani, jornalista da Rádo CBN, especializado em tansportes.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Eu acho que punição deve haver quando o motorista não para no ponto. Ontem estava no ponto de ônibus sentido bairro lá no parque do Ibirapuera e o que tinha de ônibus que não parava alí…aí acho que cabe eu uma pena mais ura quanto a este fato. Agora quanto ao fato de alguns ônibus estarem em péssimas condições e que coloque o motorista em situação adversa aí já sou contra.

    1. Calita disse:

      Verdade! A falta de respeito é imensa! Muitas pessoas cansadas com o unico foco que é: CHEGAR EM CASA ! ou em outros casos em seus trabalhos, (por exemplo), todos são literalmente prejudicados pelo unico fato que é: O MOTORISTA QUE ESTA LÁ SENTADINHO, NÃO PAROU O ONIBUS! Isso é extressante!

      1. manoel disse:

        sentadinho , mas com uma responsabilidade imensa, vcs entram no onibus e nao dao nem um bom dia, acham que é obrigacao dos operadores dar informacao, mas nao é , muitos de vc ja entram estressados no onibus.

  2. wellington disse:

    greve nao!os intermunicipais nao pq é o que mais uso!os da sp trans tbm vai prejudicar mto as pessoas.ano passado ja nao teve?mas claro que sim.e eles voltam,tah cero!mas o mais acho injusto vai ser o aumento que vem por ai.tanto aumento,graves,lotaçoes,nervosismo,para que,para nao ter integraçoes(que inclusive vai ter o fim entre metra e himalaia),má condervaçao de transpotes….tem muito a dizer,como vc diz Adamo’,o kasab com nosso dinheiro para melhorar o transporte,e praticamento desapareceu mais que a metade!nao da nao,greve,tarifas altas,falta de integraçao…vou começar a andar a pé ou ir de bike!

    1. isaura Leite disse:

      Concordo c/ vc é um um grande descaso, se eles (os donos da empresa) tem hoje uma boa vida, é tudo graças a nós trabalhadores e sofredores. E digo mais, ninguém merce esses ônibus velhos, cada dia é um problema, motor fraco,pneu q estoura, motor que pega fogo, portas q ñ abrem, carro q morre no meio da rua, isso sem falar daquelas banheira velhas chamadas de ônibus elétrico q só servem p/ atrapalhar o trânsito, isso ai, nem o lixo quer mais; é como se eu ouvisse eles (os donos da empresa), falando: _ essa gentinha ñ tem outra opção mesmo, então vamos explorar os trochas.
      De certa forma somos mesmo trochas, pq ninguém recalma de nada, e ai eles fazem o q querem, aumentam cada vez mais essa maldita passagem e os ônibus ficam cada vez pior, se pelo menos os carros prestassem, ainda daria pra engolir mesmo q fosse chorando o valor da passagem, e o mais engraçado de tudo é aquele cartaz que diz: _ DEIXE SEU CARRO EM CASA E ANDE DE ÔNIBUS. Francamente isso já é um abuso, se os ÔNIBUS já ñ suporta o tanto de pessoas q leva, imagine onde vai caber os passageiros q vão deixar os carros em casa! é ou ñ um grande pouco caso? acabaram com o espaço q tinha dentro do ônibus para os bancos, é ferro pra todo lado, parece até gaiola de passarinho ou viveiro de macaco pra ficar todos pendurados e e brincando de se balançar igual criancinha brincando de Tarzan, e tudo isso pra q? para caber mais pessoas em pé, ou seja, quanto mais pessoas dentro do ônibus, mais dinheiro e os trochas que se danem é isso o que eu acho que eles pensam e ninguém me faz pensar o contrario até q isso mude, os ônibus ñ tem um ar condicionado descente, quando chove as janelas ficam todas fechadas e os passageiros passam mau, principalmente quem tem problema de pressão baixa e gestantes, ai o motorista tem q parar, pq se ele ñ parar ele responde por omissão de socorro, e ainda é multado pq atrasou a viagem? sinceramente!
      Esses grandões se esquecem q são de carne e osso como nós, e q quando morrer vai apodrecer igual a todos nós, e o pior! todo o dinheiro q eles fazem tanto caso de tirar dos pobres trabalhadores, eles ñ vão levar, como na história q Jesus nos contou do rico e Lázaro, ou seja é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do q um rico entrar no céu, juntamente por causa da avareza, uzura, olho grande, e ainda chamam esses tais ônibus de CONFORTÁVEIS, por isso é q eu digo:– quem tem dinheiro! compre mesmo o seu carro, é mil vezes melhor ficar preso no trânsito sentado num banco macio e com ar condicionado, do q ficar morrendo dentro dessas banheira velha caindo os pedaços.
      EI VC LEITOR, SE VC TAMBÉM USA ESSE LIXO DE TRANSPORTE PÚBLICO, DESABAFE TAMBÉM , QUEM SABE UM DIA ELES TOMAM VERGONHA E MUDAM ALGUMA COISA. O Q Ñ PODEMOS FAZER É CONTINUAR DE BOCA FECHADA, ENQUANTO ELES FAZEM O Q BEM QUEREM. Ñ ESTAMOS PEDINDO CARONA ESTAMOS PAGANDO E TEMOS DIREITO DE EXIGIR TAMBÉM O Q QUEREMOS, LEMBREM-SE Ñ ESTAMOS PEDINDO CARONA ESTAMOS PAGANDO.

      1. Rey disse:

        Não adianta só reclamar.
        Enquanto o povo se amassa dentro de lotações e onibus velhos nada vai mudar.
        Temos mesmo é que sair na rua batendo panela e reclamando por direitos e melhores condições.

  3. Nana disse:

    Acho um falta de respeito com a população. Na hora de pedir voto diz que vai fazer e acontecer …
    Na verdade Kassabe nada fez até hoje, todo beneficio que temos foi feito pela Marta ele so pegou uma carona …. e nos pagamos o parto ,enfrentando buzão lotado todos os dias. De que vale o alto preço da passagem se não temos beneficios…..

    Fora Kassabe………

    1. Calita disse:

      O kassabe não fez nada mesmo pois, os trens tambem estão um horror, totalmente desumano, totalmente fora de controle as situações, ao mesmo tempo que o trem é mais rárpido que os obinus, ele perde as qualidades quando está sem nem o espaço para um só pé…e passando de hora em hora apenas!
      Os Onibus pecam com o transito que extressa muita gente e muitos em horario de pico, ficam impossiveis, assim como os trens tambem…onde vamos parar, hein Kassabe?

      1. isaura Leite disse:

        Colega a pergunta é: Se vc kassabe se preocupa tanto com a segurança em veiculos espalhando multas pra todo lado por causa das cadeirinhas e cinto de segurança diga-nos então onde fica a nossa segurança dentro desses ônibus super lotados q ñ tem lugar nem pra colocar o pé, muito menos onde segurar, até porque no ônibus ñ temos cinto de segurança e nem cadeirinha pra sentar, é por isso q vc multa tanto as empresas de ônibus?

  4. Fernando de Oliveira disse:

    Isso é uma grande vergonha. O sindicato dos motoristas quer prejudicar a população por uma questão interna, que diz respeito aos motoristas e cobradores.
    Se os sindicalistas querem fazer greve por causa das multas que os motoristas recebem, então, pq esses mesmos sindicalistas não fazem uma campanha com os operadores, do tipo ‘um dia sem multas’. Ou seja, nesse dia, os motoristas e cobradores fariam tudo certo, sem motivo para multas, aliás, não fazem mais do que a obrigação, que é trabalhar cumprindo as normas de trânsito.

    O que alguns sindicalistas querem é deixar a porta aberta, escancarada, uma espécie de salvo conduto para que motoristas façam o que quiserem no trânsito, com a certeza que não serão punidos.
    Vejam bem: se eles alegam que estão recebendo muitas multas, então é simples: não cometam irregularidades, que ninguém será punido.

    Pq esses irresponsáveis desses motoristas insistem em falar ao celular ou fumar enquanto dirigem? pq esses irresponsáveis insistem em ouvir música dentro do ônibus? pq esses irresponsáveis insistem em andar pela esquerda, cortando ponto? insistem em não atender solicitação de parada e passam direto? insistem em parar na faixa de pedestres ou ultrapassar semáforo vermelho?

    Pq esse mesmo sindicato que prega o fim das punições, não prega também, junto aos seus associados, o fim das irregularidades? sabem pq o sindicato não faz uma campanha dessas? pq eles mesmos sabem que o que tem de motorista irresponsável não está no gibi.
    Então, ao invés de primeiro fazer uma campanha para acabar com as barbaridades cometidas pelos seus associados, o sindicato prefere simplesmente colocar a população no meio dos seus interesses.

    A questão é simples de resolver: que a partir de hoje nenhum motorista deixe de atender pontos, que nenhum motoristas fale ao celular ou fume enquanto dirige, que nenhum motorista ultrapasse semáforo desfavorável, que nenhum motoristas ligue rádio dentro do ônibus. Isso é só um pequeno exemplo do que vejo todos os dias em São Paulo.

    Espero que a Prefeitura e SPTrans não amoleçam para esse pessoal, se isso acontecer, de a Prefeitura abrir as pernas para eles, ai vai ser o caos no transporte público.

    E o que é pior: na página do sindicato, eles usam um jogo de palavras, que pode confundir um leitor mais desavisado, fazendo parecer que estão preocupados com a qualidade do transporte. Até parece que eles estão preocupados com o transporte, eles estão preocupados é com os próprios interesses. Se estivesses preocupados mesmo com o transporte, deixariam de cometer barbaridades e não fariam greve.

    Se o cidadão comum pode ser multado, pq só os motoristas de ônibus não podem? pq esse privilégio?

    Eles alegam que algumas multas que tomam, quando cometem barbaridades, são maiores do que a CET. Ora, é só não cometer barbaridade, que não é multado. E é muita inocência querer comparar uma barbaridade cometida por um motorista com um ônibus articulado ou bi-articulado, por exemplo, com quase 200 pessoas dentro, com uma irregularidade cometida por um motorista de carro particular.

    O que acontece se um ônibus desses bater, e o que acontece se um carro particular bater? quem tem mais responsabilidade? quem está transportando quase 200 pessoas, ou o camarada que está sozinho dentro do carro?
    Claro que o motorista de ônibus é muito mais responsável, do que o motorista de um carro pequeno. Sendo assim, nada mais justo que ele seja punido de acordo com suas responsabilidades.

    Espero que a prefeitura e SPTrans coloquem esse pessoal no seu devido lugar.

    “Aos bons motoristas, a lei; aos maus motoristas, o rigor da lei.”

    1. Paulo disse:

      Falou tudo. Se não há infração, não há multa. E ponto final.

    2. damazio disse:

      Concordo plenamente, só acho que na verdade é por falta de bons profissionais que eles acabam colocando uns mal profissionais nesses cargos de inteira responsabilidade, a cidade vai parar, e para mesmo

  5. A paralização é legitima, porém;

    Deveria haver punição contra a camaradagem dos Motoristas e Fiscais, que permite a eles fazerem o horario que bem intende, deixando a população a merce deles, eu mesmo já perdi a conta de quantos compromissos e consultas médicas por que um motorista antiprofissional não tinha terminado seu café na padaria! Porque o seu café é mais importante do que seu compromisso em prestar serviço a população com horario marcado.
    O comtrole que vemos nos terminais anunciando o horario de partida dos ônibus é uma grande piada, nunca vi um sair no horario marcado, e nenhum fiscal se prontifica a punir o motorista atrasado.

    Sem falar no preço da condução, se é transporte publico, pq é feito por empresas privadas, e pq é cobrado?

  6. Caio disse:

    ….. Infelismente em São Paulo as coisas só funcionam na base do protesto…. Sou a Favor de Greve sim….

  7. Gabriela disse:

    Isso é realmente uma falta de respeito com aqueles que pagam R$ 3.00 de condução e ainda tem que andar no aperto e em pé. Isso é o que merecem aqueles que engordam o bolso das empresas? Vocês deveriam envergonhar-se de fazer isso com a população. Não seria melhor evitar as multas para não precisar punir, nos trabalhadores?
    A única coisa que gostaria de pedir é que vocês enviem uma carta para todos os nosso superiores avisando sobre a greve, assim não temos que passar por mentirosos…E voces protestam da maneira mais injusta que existe.

  8. Leandro cobrador da sambaiba disse:

    Sou cobrador e já sofri na pele com os abusos das multas do resan, por estar fora do lugar tomei duas multas de R$360,00 cada e queriam descontar o total do meu salario.Mesmo que parcelem não acho que seja justo descontarem de mim uma multa que é destinada aos patrões, e outra me levantei do meu lugar para ajudar idosos a subir e descer do ônibus, e os responsáveis pela disciplina da garagem me disseram que é melhor eu não ajudar ninguém para não gerar multas…
    Meus pais me educaram bem, e uma coisa que aprendi é que sempre que é possível a ajudar as pessoas, principalmente os idosos que tem dificuldade de subir e descer do coletivo, concordam???
    Fora multas abusivas de no minímo R$360,00 a R$1.300,00 reais, assim não da pra trabalhar, assim a gente paga pra trabalhar.Concordo que tem que haver fiscalização e os motoristas que fazem coisas erradas sejam punidos, mas sem abusos e invenções.
    Tentamos acordos com a SPtrans, mas já que eles não amolecem a unica solução é esta mesmo, VAMOS PARAR EM PROTESTO E REVINDICAÇÃO DOS NOSSOS DIREITOS…
    NOS DESCULPEM CIDADÕES, MAS ESSA É A UINICA FORMA DE SERMOS OUVIDOS E VISTOS COMO TRABALHADORES QUE TRABALHAM ATÉ 13 HORAS POR DIA E, DESSE JEITO PAGANDO TRABALHAMOS 13HS E RECEBEMOS 8, PQ AS OUTRAS 5 FORAM PRA PAGAR ESSAS MULTAS ABUSIVAS.

    1. Luiz Vilela disse:

      Então encontre uma forma de protesto/reinvindicação que tenha chance de RESOLVER SEUS PROBLEMAS.
      Não consigo ver como o usuário – que é seu cliente, nunca é demais lembrar – vai ajudá-lo agindo deste jeito.

    2. KASSIA disse:

      SOU A FAVOR DA GREVE. OS USUARIOS TEM QUE COMEÇAR ENTENDER QUE ELES PRESTAM O SERVIÇO COMO QUALQUER UM DE NÓS E MERECE RESPEITO.
      Como em tudo neste Brasil não há fiscalização.. Eles se baseiam em reclamações, e aplicam multa a partir disso sem fazer nenhum questionamento.
      Pagamos caro pelo transporte, eles nos disponibilizam carros novos, e o que usuario faz? Destroi e quer reclamar??
      Gente vamos aprender a entender o lado das pessoas e saber o que está acontecendo para poder julgar. Converse com um MOTORISTA OU COBRADOR para saber a luta diaria pela qual eles passam. Até agora só vi gente olhando para o seu proprio umbigo, postanto coisas falando de sua rotina.. E as dificuldades que eles passam , ninguém quer saber. Eles parando, eles estão saindo prejudicado também, pois eles ganham por passageiro.
      SE É PARA CRITICAR, PROCURE SABER PRIMEIRA OS REAIS MOTIVOS DELES E NÃO OS SEUS!*

      1. manoel disse:

        apoio completamente, seu ponto de vista pois sou cobrador, algumas pessoas passam na catraca nem olham para nossa cara e depois quer pedir informação, achando que somos marionetes para ser manuseados por eles quando bem entenderem.
        NÃO DÃO O MINIMO VALOR A NOSSA FUNÇÃO.

      2. Fernando de Oliveira disse:

        Para Manoel:
        Então vc é um bom profissional, que atende bem os passageiros, cumprimenta todos, etc. Eu também sou um bom passageiro, pois sempre entro nos ônibus e cumprimento motorista e cobrador com ‘bom dia, bom tarde, boa noite’. E sabe o que acontece algumas vezes: nem motorista e nem cobrador responder, e ainda ficam com cara amarrada.

        O pior: tem cobrador que quando vc passa na catraca, está dormindo em cima da gaveta, ou namorando no telefone, ou lendo jornal, e tem alguns, que quando estão namorando no telefone, vc pede alguma informação, ele responde: ‘espere um pouco’. Uma vergonha, ao invés dele largar o telefone, ele pede para vc esperar ele terminar o namoro para te dar informação.

        Outros, como vejo todos os dias, ficam de papo lá na frente com o motorista e a catraca abandonada.

        Da mesma forma que não posso generalizar, dizendo que todos cobradores são assim, tbm não se pode generalizar, dizer que todos os passageiros são folgados.

        Quanto a greve, ela poderia ser evitada sim, se os motoristas e cobradores, principalmente motoristas, não cometessem mais barbaridades no trânsito, se não cortasse ponto, se não falassem ao celular, deixassem de ouvir música com fone de ouvido, não passassem semáforo vermelho, usassem cinto de segurança, não fumassem dentro dos ônibus, entre outras barbaridades que vejo todos os dias, indo e vindo do meu trabalho. Se agissem assim, não seriam multados, e não sendo multados, não haveria greve.

        Se acabar as punições como querem, será um Deus nos acuda, um caos nos transportes. Se hoje, com as multas que recebem, está assim, ao Deus dará, cada um fazendo o que quer, imagine como ficará se deixarem de ser multados.

        E quem vai ser por nós, simples mortais passageiros? quem irá nos defender desses maus profissionais?

  9. mileflowers disse:

    o pior que quando os ônibus entram em greve, o metrô também, a greve não melhora o transporte público e nem o torna mais barato… uma pena. não questiono quem trabalha com isso mas sim a forma como é feita.

    1. MARIAGALDINO disse:

      Ó. QUERIDA PQ VC NÃO DA UMA SUGESTÃO EM VEZ DE CRITICAR, FAÇA GREVE TB! OU VC É ÚNICA BRASILEIRA QUE GANHA TÃO BEM ASSIM?

      1. Talita disse:

        Não é ganhar bem,.

        Motorista é folgado.

        Passa farol fechado e quer reclamar pq é multado???????

  10. Regis Campos disse:

    A greve é a solução final quando os administradores se recusam a negociar…

    Seria a favor de uma manifestação diferente como catracas livres, mas os donos das garagens poderiam processar os motoristas e cobradores por roubo de patrimônio privado.

  11. si essa greve valer alguma coisa tudo bem mais si for so pra prejudicar a populaçao entao nao ta por favor fassa sua greve mais nao mi culpe

    1. Fernando de Oliveira disse:

      Flávio, essa greve é para prejudicar a população sim. Os motoristas e cobradores não estão brigando por melhores salários, por mais benefícios, por aumento nos ticketes, etc. Estão brigando simplesmente pq não querem ser multados, não querem que seus patrões repassem para eles as multas por passar sinal vermelho, usar fone de ouvido, falar ao celular dirigindo, não usar cinto de segurança, etc.

      Veja bem: se vc é motorista de alguém e comete uma infração, a multa vai para a pessoa que vc trabalha. Lógico, como 2+2 são 4, que a pessoa para quem vc trabalha, vai repassar a multa para vc, vai descontar do seu salário a multa que vc tomou. Nada mais justo. Ou vc aceita pagar uma multa que alguém tomou dirigindo seu carro? Lógico que não.

      Com os motoristas e cobradores é a mesma coisa: eles cometem mil e uma barbaridades, são multados, as empresas por sua vez, não aceitam pagar por um erro cometido pelo funcionário e cobram deles as multas.

      O que o sindicato quer é que as empresas deixem de cobrar essas multas. Como as empresas continuam cobrando as multas de quem não trabalhou corretamente, então, o sindicato quer fazer uma greve e colocar a população no meio de um problema que só diz respeito à eles.

      Ora, então deixem de cometer barbaridades, que ninguém será multado.

      O que é pior: todo motorista e cobrador, teoricamente, sabem de cór e salteado todas as normas e regras, mas, como a maioria é negligente, insistem em desrespeitar essas normas e regras, e depois reclamam quando são multados.

      Desafio qualquer um que defende essa greve, ficar meia hora parado em algum ponto de ônibus numa grande avenida e ver quantas barbaridades os motoristas cometem. Se nós, simples mortais passageiros, vemos o que eles cometem, imaginem os fiscais de trânsito.

      Lógico que existem os bons profissionais, os que respeitam as normas de trânsito. Esses não estão preocupados, pois trabalham certos e não são multados. É só trabalhar direito que ninguém terá que pagar multa.

  12. Ramadan disse:

    Pessoalmente não concordo com a greve. Nós passageiros e cidadãos não podemos ser punidos por um capricho do sindicato. Por que não negociar? É mais fácil parar tudo e ferrar a população!!!

  13. MARIAGALDINO disse:

    RAMADAN VOCÉ JÁ VIU ALGUÉM CONCEGUIR ALGUMA COISA NESSE MUNDO SEM GREVE E UNIÃO? NÓS SERES HUMANOS SÓ PENSSAMOS NO QUE ESTAR EM NOSSA VOLTA. SE TODOS OS TRABALHADORES FIZESSEM GREVE AO MESMO TEMPO VOCÉ NÃO ACHA QUE MELHORARIA? ABAIXO DE DEUS NÓS SOMOS Á FORÇA. UNIDOS É CLARO. MARIA GALDINO

  14. MARIAGALDINO disse:

    ISSO MESMO NANA. FORA FORA MESMO. KASSABE VC É MARIA VAI COM AS OUTRAS. JÁ ESTAR SE BANDEANDO PARA O LADO DO PT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. ola eu gostaria de saber se caso tenha realmente a greve se por ventura já sabem por quanto tempo vão paralizar?

    As vezes a situação nos obriga a tomar medidas drásticas, acredito que nos caso dos motoristas e cobradores talvez a greve seja a única forma encontrada para que eles possam entçao ser ouvidos, porém gostaria de ressaltar que do mesmo modo que há motoristas comprometidos á outros que não estão nem aí, uma solução no meu modo de ver seria fazer uma reciclagem nas empresas, nos funcionários, nem tudo por ser levado a ferro e fogo, porém neste caso se excluirmos os maus motoristas acredito que metade dessas multas acabariam…..

    Obrigada!!!!!!!!!!!

    1. Fernando de Oliveira disse:

      Silvia, não é bem assim que funciona.

      Se uma empresário de ônibus pune algum funcionário, ele chama o sindicato. Se dá gancho, ele chama o sindicato. Se o funcionário falta sem motivo, a empresa não pode punir, pois senão… olha o sindicato ai… mandar embora então, nem pensar.

      Então, uma reciclagem dessas está fora de cogitação. Ou vc não acha que está assim ó de dono de empresa querendo mandar embora um monte de motoristas e cobradores que não vestem a camisa da empresa? que só faltam sem motivo?

      Só não mandam embora, pq ai aparece o tal sindicato, ‘fecha’ a garagem e obriga a empresa à readmitir os que foram mandados embora.

      Veja os noticiários sobre algumas das greves aqui em São Paulo, e veja o que aconteceu e o motivo.

      Sabe quem manda no transporte em São Paulo? não são os donos das empresas, não é a SPTrans, não é a Secretaria de Transportes, e nem a prefeitura. Quem manda é o sindicato. Sim, pois a hora que vem a ordem para parar uma ou todas as garagens, ninguém põe os ônibus na rua, nem os donos das empresas e nem o poder público consegue. Os ônibus só voltam a rodar quando o sindicato quiser.

      Então, vc ainda tem dúvida de quem manda no sistema de transporte?

      1. Ontem indo pra casa ouvi a conversar de 4 motoristas de onibus e realmente manda que mpode obedece quem tem juizo, não é assim que dizem, as conversas referente aos sindicatos foram quase todas dizendo que quando mandam parar as empresa algumas obedecem outras no entanto são obrigadas a parar, porém o que pude perceber é que a briga é muito maior do q possamos imaginar. As ordens realmente pelo o que pude perceber ontem é que são os sindicatos juntamente com os donos das empresas é quem decide se vai ou não ter, quanta a cobrança das multas fico na dúvida. Fica cada vez mais difícil acreditar no país ondem moramos, quando houver mais amor próprio e respeito a vida talvez mude.

        Obrigada!!!!!!!!!!!

  16. gilberto .. disse:

    eu motorista de onibus..e uma vergonha motoristas nao consegue para junto ao ponto motivo carros de paseio estacionado ou seja caminhao fazendo carga e deskargas e nao podemos para junto ao ponto e mesmo asim somos mutado pela sao paulo trasportes em 360 reais fora prefeito safado ass gilberto

  17. gilberto .. disse:

    kasaber..tudo que vc prometeu a populacao vc nao fez..o transporte coletivo de sao paulo estar um lixo..como vc nao anda de onibus mas eu dirijo onibus a dezoiti anos aqui sei de tudo o povao sofrem vai na zona leste da dor do povao..cader os coredores de onibus que vc ia fazer mentiroso…vc nuka maissss casaber

  18. gilberto .. disse:

    se nao tiver acordo e greve doa a quem doer o bicho vai pegar

  19. Claudia disse:

    Sou a favor temos que lutar pelos nossos direitos o governo já lucra demais com tantos impostos .
    É isso ai vai me prejudicar um pouco mais apoio.

  20. David disse:

    Bom infelizmente a população vai pagar o preço e muito alto mais se não for assim nunca eles vão conseguir realizar seus objetivos , bom e esperar , ate por que nossos amigo Kassab não anda de ônibus e neim a pé.

  21. Mirian disse:

    Mirian.. disse:
    que a greve comerça no dia 13/02/2012 por tempo indeterminado ;não vale a pena falar do prefeito que o culpado de isso tudo e vcs que votaram nele;tenho certeza do que estou falando porque meu pai e um cobrador e ele respeita muito as pessoas…

  22. cleitom disse:

    na boa!! deveria mandar todo mundo embora e contratar quem precisa mesmo. …
    tem muitos desempregados por ai, querendo ganha 1000 reais…

    1. MARIAGALDINO disse:

      NA BOA CLEITOM , É POR ISSO Q O BRASIL ANDA TÃO DEVAGAR, SÃO PESSOAS COMO VC QUE FICAM NA FRENTE DO PROGRESSO. ENTENDEU????? OU QUER QUE EU SOLETRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. espalhem para os coitados que serão prejudicados na segunda feira – Só no Brasil mesmo….

  24. Pedro disse:

    Onibus pra que? se levo duas horas pra ir trabalhar e andado vou gastar uma hora em meia.
    mada todo mundo embora. Tudo isso é descupa de quem não gosta do que faz, presta atenção no que está fazendo e pronto.

  25. Talita disse:

    O DIA que motorista parar de furar sinal fechado, as multas param de aparecer.
    Simples DESTA FORMA!

    Esses motoristas ACHAm que estão transportando o que??
    Correm feito malucos, passam TODOS os sinais fechados que forem possíveis, e ainda reclamam de MULTA?

    Faça o favor, né????

    1. Rey disse:

      Concordo Talita, o motorista deve ser cobrado pela multa sim. As empresas sabem exatamente quem estava dirigindo o ônibus na hora da multa.

  26. damazio disse:

    QUANTAS VEZES eu já vi motoristas dando carona para pessoas que entram no coletivo apenas para fazer baderna, a culpa de som alto no onibus não é só de motoristas ou cobradores, é de uma população que não conhece fones de ouvido, ninguém quer ouvir a música do outro, não é mesmo? sou a favor de melhoras no transporte e mais segurança aos motoristas e cobradores, porém acho errada a forma de protesto, tem que ver que a eleição ta chegando e sim vão resolver momentaneamente, mas após as eleições tudo voltará pior se possivel, acho que a cidade vai parar na segunda feira, e acho que o erro maior é do GOVERNO, autoridades como Geraldo Alckimin, Gilberto Kassab, que além de por tarifas lá em cima, dão pouco auxílio ao transporte publico, Desde Marta SP não foi mais a mesma cidade encantadora!

  27. leila disse:

    ta na hora da população tomar uma atitude e sair sessa zona de conforto, pagamos um valor absurdo de vale transporte para andarmos em péssimas condições nos ônibus em lugares apertados, de pé, bancos tão estreitos que não cabem nossas pernas direito e muitas vezes com baratas transitando entre nós. os motoristas tem sim que pagar multa pelos erros que eles cometem , e nós temos um direito de um transporte no minimo digno, se for preciso ir para as ruas pintar a cara e mostrar ao senhor kassab que sabemos que estamos sendo enganados pelo nosso prefeito, não faz nada pra ajudar a população que depende desse transporte, pegamos ônibus lotado e que passam quando tem vontade e não nos horários marcados, hhoje chove em sp, quero ver quanto tempo vou ter que esperar no ponto, você senhor prefeito, não tem culpa do transito, mas se sabe que ele piora em época de chuva, planeje melhor as saídas dos onibus, ou da lugar a quem quer trabalhar no seu lugar.

  28. disse:

    Oi só tenho uma coisa à dizer estou cansada de viajar 2 horas todos os dias com as baratas, ja estou trocando bom dia e boa noite com elas , rssrsrsrsrs…

  29. PESSOAL ATENÇÃO: leia aqui no Blog. A greve foi cancelada
    A GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO PREVISTA PARA SEGUNDA FOI CANCELADA

    http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/02/10/greve-de-onibus-em-sao-paulo-e-cancelada/

  30. luisa disse:

    Eu acho isso uma absurdo , pois porcausa de alguns motorista não todos , mas apenas alguns o cidadãos tem que pagar o pato por essa greve tem muitas pessoas que saem mara trabalhar e enfrentam o onibus lotado ainda mais o preço da passagem que é um absurdo , na minha opinião a Dilma só aumento o salário para dar uma camuflagem e o povo não acorda para ver que a inflação esta no Brasil , é só o salário aumentar que a passagem de onibus e metrô aumenta tambem e alem do mais seguda feira dia 13/02/12 o preço da CPTM tambem vai aumentar !!!

  31. gilvan disse:

    eu acho uma falta de respeito pelo a população, pro que acho que todos merecem um transporte. de qualidade coisas agente não verem a muito tempo em são paulo. que vergonha o sindicatos dos motorista mandar para transporte coletivo em são paulo.

    1. MAS ATENÇÃO……NÃO VAI TER GREVE AMANHÃ. DÊ UM F 5 NO BLOG OU CLIQUE NO SLOGAN BLOG PONTO DE ÔNIBUS E HAVERÁ A INFORMAÇÃO ATUALIZADA.

  32. gilvan disse:

    prefeitura SPTrans as empresas tenho mais e que cuidar do transporte de são paulo por que 3.reais que estamos pagando sendo a prefeitura leva um sptrans leva um enquanto as empresas leva mais um e o passageiro continua sofrendo por falta de qualidade no transporte

  33. CLIQUEM EM CIMA DO SLOGAN BLOG PONTO DE ÔNIBUS – LOGO ACIMA DA FOTO DO ÔNIBUS VERMELHO E BRANCO E CONFIRA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TRANSPORTES QUE SÃO IMPORTANTES PARA O SEU DIA A DIA

Deixe uma resposta