GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO É CANCELADA . Movimento seria de empresários?

Greve de ônibus

Depois de negociações entre empresas e sindicato dos motoristas e cobradores, a Greve de ônibus anunciada para esta segunda-feira foi cancelada. As empresas não vão mais descontar as multas aplicadas pela SPTrans dos salários dos motoristas.

Greve de ônibus em São Paulo é cancelada
Sindicato dos motoristas e empresas de ônibus entraram em acordo sobre desconto de multas nos salários dos trabalhadores

ADAMO BAZANI – CBN

A greve de ônibus em São Paulo anunciada para esta segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2012, foi cancelada.
A decisão foi tomada depois de um acordo entre Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores no Transporte Rodoviário Urbano) e o SPURBANUSS (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo).
Os motoristas e cobradores ameaçaram parar as atividades caso as empresas de ônibus continuassem a descontar dos salários dos motoristas as multas aplicadas pela Prefeitura e SPTrans através do Resam – Regulamento de Sanções e Multas.
As empresas de ônibus se comprometeram a não fazer mais os descontos.
A SPtrans aplica multas por problemas relacionados às empresas, como conservação de veículos, e pela conduta do motorista, como não parar no ponto, falar ao celular ou passar o semáforo fechada.
São cerca de 400 multas por dia.
OS trabalhadores se queixam que os valores das multas do Resam são maiores que do Código de Trânsito Brasileiro.
A greve poderia prejudicar mais de 6 milhões de pessoas e paralisaria 32 garagens de ônibus em São Paulo, mas a paralisação foi descartada.

ACORDO ANTES DO ACORDO?

Fontes relacionadas ao setor de transportes na Capital Paulista dizem que todo este movimento contra as multas da SPTrans não partiu apenas dos trabalhadores.
A possível redução no valor das infrações compreendidas no Resam e até mesmo uma suposta orientação para fiscais da SPTrans serem mais flexíveis não beneficia apenas trabalhadores, mas as empresas de ônibus também.
Os descontos nos salários eram feitos caso a irregularidade fosse típica da condução dos veículos: passar farol, falar ao celular, dirigir sem cinto de segurança, etc
Mas as multas em relação a atrasos, má conservação dos ônibus e não cumprimento do número de frota e viagens exigido eram de responsabilidade única das empresas.
“Vamos ser um pouco inteligentes. Quando o Sindmotoristas falou sobre as multas, logo citou o alto número delas: 400 por dia. Mas veja, se existem multas, é porque existem irregularidades. Pode ter certeza que não agora, mas depois que a poeira baixar, o número de multas contra as empresas vai diminuir. Quem vai se beneficiar com isso? O trabalhador? Não! É o patrão que vai ficar menos sujeito a penalidade” – disse uma fonte que trabalha em empresa de ônibus é é ligada ao movimento sindical, mas que não pode, por razões de segurança ser identificada.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

28 comentários em GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO É CANCELADA . Movimento seria de empresários?

  1. ainda bem pois todos que usam iriam sair prejudicado.e ainda bem que fizeram acordo antes de começar,tem que ser assim sempre,e queremos mais integraçao pq a tarifa esta mto alta!

  2. e ainda com aumento das tarifas marcado para segunda-feira, ainda greve!!!Só faltava essa!!!!

  3. Vergonha. As multas deveriam ser aplicadas em maior quantidade. Muitos motoristas trabalham do jeito que querem, desrespeitam passageiros e colocam passageiros em risco e mesmo assim ficam impunes. Sem contar os ônibus sujos e partidas descumpridas (que sempre jogam a culpa no transito, mesmo que não tenha ocorrido por isso

    • Fernando Júnior/ São Paulo - Brasil // 12 de Fevereiro de 2012 às 08:45 // Responder

      Bruno, concordo plenamente com vc. Se com as tais multas que os motoristas e cobradores recebiam pelas suas irregularidades, já está uma bagunça, agora então, será um verdadeiro “Deus nos acuda”.

      O sindicato dos motoristas, ao invés de fazer uma campanha de conscientização dos operadores, para respeitarem todas as normas e leis, para assim acabar com as multas, preferiu arrumar uma briga para que esses mesmos operadores não sejam mais punidos.

      Sendo assim, como fica a população em geral, que não tem nenhum sindicato para recorrer, e também são multados? pq os motoristas e cobradores são mais bonitos do que o resto da população e não podem ser multados?

      Acredito que, em toda a face da Terra, apenas aqui em São Paulo foi liberado aos motoristas ‘autorização’ para fazerem o que bem entender. Sim, pois se não serão mais multados, então, está aberta a temporada de ‘quanto mais irregularidades, melhor’.

      Pq os demais mortais desse planeta tem que se sujeitar às normas e regras do trânsito, e multados quando erram, e os motoristas e cobradores foi dado um aval para continuarem fazendo barbaridades no trânsito?

      Uma vergonha tudo isso. Vejam as manchetes dos jornais nos outros países: “Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo não serão mais multados pelas barbaridades que cometem, apenas os trabalhadores ‘comuns’ “.

      Pode acreditar: quem mais estava brigando para acabar com as multas, são justamente os ‘profissionais’ que mais cometem irregularidades. E esses foram premiados, ganhando o direito de fazer o que quiser, com a certeza da impunidade.

  4. Cada vez fica mais claro que o ilustre reporter esta e sempre fica a servico das empresas de onibus, leia-se Grupo Ruas

    • Chico, voce tem certeza que voce leu a matéria? Ele foi o único que teve coragem de denunciar e criticar esses absurdos, enquanto os grandes meios de cumunicação não se manifestaram pra não atacar os empresários e o kassab

  5. Obrigado pelo ilustre rsrsrssrs
    Mas se eu fosse tão ligado com o Ruas, não precisaria estar escrevendo em um Blog às 23h26 de sesxta-feira e aturando comentários como este.

  6. É isso ai Adamo, não ligue para comentários como este que só desestimula o seu trabalho, gosto muito desse blog e das informações que são passadas nele sobre o transporte de SP principalmente…

  7. Muito obrigado Cleisson. As vezes há manifestações contrárias normais, de opiniões divergentes, que acrescentam muito. Algumas delas me ajudam no aperfeiçoamento do trabalho. Mas outras, é porque são ditas algumas verdades que incomodam muita gente, como a entrevista no final desta matéria.

  8. Este Chico Chicão acho que deve ter BEBIDO MUITO, pois falar do Adamo desta maneira é porque não conhece o verdadeiro e competente ADAMO BAZANI que é a reserva moral e que sempre defendeu o bom transporte, além de ser um competente repórter porque se não fosse assim, com certeza ele não estaria a serviço da CBN. Se ele fosse pago pelo Ruas, com certeza ele teria o seu programa de televisão para falar sobre transportes, em primeiro lugar, e em segundo lugar, com certeza ele estaria numa outra situação. Ele é uma pessoa na qual o acompanhei em uma reportagem e foi notório sua coragem em busca da informação, coisa que nenhum outro jornalista faz, pois não existem jornalistas especialistas em transporte no mercado. Infelizmente o povo está tão conformista que necessita de alguém que o oriente o quanto ele próprio está sendo lesado e o Adamo é esta luz no fim do túnel pena que ele não tem espaço nos grandes veículos de comunicação.

    Com relação ao assunto relacionado, houve sim uma trégua entre os dois sindicatos, mas lembrando é só uma trégua pois em breve a história terá mais desdobramentos, pois tudo isso que está acontecendo com os dois sindicatos é um grande jogo de manobra.

    • Obrigado. Realmente este Blog não tem patrocínio de nenhuma empresa. Falamos coiss boas que merecem destaque, mas apontamos também o lado negativo do sistema, que é chato, mas para os cidadãos, precisa ser mostrado.

      • Gustavo Cunha // 11 de Fevereiro de 2012 às 19:31 //

        Adamo,

        Em tempo.

        Assim como você que trabalha, também eu, estava atarefado até agora e, somente agora, vi e li a sua reportagem e os comentários dos colegas.

        Devemos respeitar, até mesmo o nosso adversário, inimigo, seja lá o que for, pois não nos esqueçamos de que, do outro lado, há um SER HUMANO, como todos nós.

        Abraço e siga em frente !

  9. e o cara(Chico Chicão)conseguiu ser pior q este aqui.sobre essa”greve”:ainda bem q não irã mais acontecer!

  10. Então é certeza mesmo que não terá a greve dia 13 de fevereiro ?

  11. ai sim!!!!!!!!!!!!!!! Os trabalhadores não pode pagar pelo erros ….

  12. Fiquei na dúvida, aqui onde eu moro dois cobradores falaram que vão entrar em greve amanhã, e agora leio aqui e a informação é simplesmente outra, AFINAL VAI OU NÃO TER GREVE? Já vi fotos de garagens com milhares de veículos estacionados…

  13. NÃO VAI TER GREVE!!

  14. PROFESSOR RAIMUNDO NONATO // 12 de Fevereiro de 2012 às 21:16 // Responder

    ……Com relação ao assunto relacionado, houve sim uma trégua entre os dois sindicatos, mas lembrando é só uma trégua pois em breve a história terá mais desdobramentos, pois tudo isso que está acontecendo com os dois sindicatos é um grande jogo de manobra….

    SE NÃO FOR DEPOIS DO CARNAVAL, não digo nada, mas acreditem pessoal, o FUTURO PREFEITO vai enfrentar uma greve a qual nunca até hoje um prefeito enfrentou, pois vão forçar a todo custo UMA GREVE dos transportes…. AGUARDEM.

  15. E APOSTEM: ANO QUE VEM, PASSAGEM NA CIDADE DE SÃO PAULO A R$ 5,00 (CINCO REAIS)

  16. VAI TER OU NÃO GENTE ?

  17. graças à Deus que a greve foi cancelada porque eu nâo saberia o que seria de mim. sem ônibus

  18. Cada um tem sua opinião, as opiniões contrarias são normais, portanto, cada um respeite o espaço do outro! assim o blog fica mais civilizado.

  19. CLIQUEM EM CIMA DO SLOGAN BLOG PONTO DE ÔNIBUS – LOGO ACIMA DA FOTO DO ÔNIBUS VERMELHO E BRANCO E CONFIRA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TRANSPORTES QUE SÃO IMPORTANTES PARA O SEU DIA A DIA

  20. Podem ate nao ter feito greve, mas a circulação de onibus na regiao de sao matheus e as linhas q fazem o trajeto da cid tiradentes para o metro nao estao normal. chego a ficar das 05:30 da manha as 07:00 no ponto sem conseguir pegar ao menos uma lotação…se ao menos passassem cheios seria outro caso mas nem isso acontece… ja q é pra ficar desse jeito para td logo..libera as catracas ai quero ver se a situação nao melhora qd pesar no bolso desses empresarios.

  21. a culpa e da sptrans q mete multas cara para transporte coletivo e esta so enricando com isso e o q acontece os funcionarios fazem greve e que vai p roca e a populacao

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO MARCADA PARA SEGUNDA-FEIRA, DIA 13 | Blog Ponto de Ônibus
  2. Via Trolebus » Greve de ônibus em São Paulo cancelada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: