CONSÓRCIO SOROCABA: Confira as datas da chegada de mais ônibus novos em Sorocaba

Ônibus novo Consóercio Sorocaba

Ônibus novos do Consórcio Sorocaba trouxeram benefícios para os passageiros: zero quilômetro e com motores eletrônicos são mais silenciosos, confortáveis, menos poluentes e possuem um design e uma pintura mais modernos. No entanto, o sistema de monitoramento, prometido pela Urbes, gerenciadora dos transportes locais, não está em operação. O vidoemonitoramrnto por GPRS ajudaria na fiscalização do sistema e informações para os passageiros, mas a fase de implantação está bem atrasada. Não houve a instalação dos equipamentos, treinamento dos operadores, mapeamento dos pontos e itinerários, cadastramento dos funcionários e da frota e instalação do programa. Não há prazo para o monitoramento começar a funcionar. Neta semana, foram 41 ônibus novos em operação. A frota nova deve chegar a 179, sendo 167 operacionais e 12 de reserva, todos ônibus zero quilômetro. Aos poucos as linhas vão receber os veículos mais modernos. Foto: Emídio Marques, do Jornal Cruzeiro do Sul

Ônibus novo de Sorocaba não tem monitoramento
De acordo com edital de licitação, veículos já deveriam ter o sistema pelo uso do GPS. A gerenciadora Urbes não deu previsão para a instalação dos equipamentos

ADAMO BAZANI – CBN

Desde segunda-feira, dia 27 de outubro de 2011, o lote 01 de Sorocaba começou a ter a renovação da frota concretizada com a entrada em operação do Consórcio Sorocaba, vencedor de uma longa e polêmica licitação, ainda contestada na Justiça.
O Consórcio Sorocaba é formado pelas empresas C.S. Brasil (que engloba a Júlio Simões, Companhia de Mogi das Cruzes – SP) e Viação Metropolitana, de Recife – PE.
A previsão é de que 179 ônibus novos prestem serviços no Lote 01, que em 2008 teve a operadora descredenciada, TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, de Rene Gomes de Souza, por problemas operacionais gerados pelo alto endividamento da empresa com fornecedores, com o FGTS, INSS, bancos e outros credores.
Dos 179 ônibus, 167 serão para operação diária e 12 fazem parte da reserva. Mesmo os reserva serão zero quilômetro.
O Consórcio Sorocaba, que teve a vitória contestada pelo Consórcio Sorocaba Transporte, formado por 3 das 4 empresas que operaram emergencialmente até a conclusão da licitação, já colocou nas ruas 41 ônibus novos.
Os benefícios para a população foram notórios.
Zero quilômetro, os ônibus são mais silenciosos, menos poluentes (motores regulados e eletrônicos), acessíveis, com elevadores, espaços para cadeira de rodas e cão guia, balaústres em relevo e sinais sonoros para portadores de limitação visual, entre outros benefícios.
Mas o monitoramento por GPRS dos ônibus, que ajudaria na fiscalização do sistema e também na informação para o passageiro, prometido para começar a operar junto com os novos ônibus ainda não foi implementado no sistema.
A Urbes – Trânsito e Transporte – de Sorocaba, gerenciadora pública dos serviços de ônibus, afirmou que o videomonitoramento ainda está em implantação.
Precisam ser realizadas ainda muitas algumas ações para que o monitoramento seja realmente concluído:
– Mapeamento das linhas e paradas
– Instalação dos equipamentos
– Cadastramento dos operadores e frota
– Treinamentos dos funcionários de transportes
– Instalação do sistema.
Ou seja, praticamente falta tudo para o monitoramento prometido da frota virar realidade.
Por isso mesmo que a Urbe não quis arriscar um prazo para que o sistema esteja em operação.

CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DA FROTA:

A expectativa é que até o final do mês os 167 ônibus da frota operacional (são mais 12 de reserva) cheguem à cidade de Sorocaba.
Os primeiros 41 ônibus já servem 15 linhas.
O cronograma para a renovação da frota deve ser o seguinte, se não houver contratempos:

– DIA 7 DE NOVEMBRO DE 2011: Novos ônibus em mais 16 linhas
– DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2011: Novos ônibus em mais 07 linhas
– DIA 21 DE NOVEMRO DE 2011: Novos ônibus em mais 05 linhas

O Consórcio Sorocaba vai receber R$ 463 milhões por um contrato de 08 anos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transpotes.

4 comentários em CONSÓRCIO SOROCABA: Confira as datas da chegada de mais ônibus novos em Sorocaba

  1. Será que a nova empresa a consorcio sorocaba vai ter ônibus articulado?

  2. Prezado Tom Soares, desculpe, mas deve ser uma piada o que acabou de perguntar… Em sorocaba a urbes não autoriza a entrada de onibus articulados e nem onibus padron na frota, só existe a previsão dos 12 da CS e 2 da empresa do lote 2, que deverá comprar mais 10. Aqui já foi bom, agora o transporte é ruim comparado aos R$2,85 que pagamos. Pagar para andar só em onibus convencioal e com motor dianteiro??? Por isso tem tanto carro na rua…

  3. Alcides Godoy Dantas // 21 de novembro de 2011 às 12:49 // Responder

    meu sonho e ter uma oportunidade em empresa de onibus, mais deixo curriculum nas portarias mais ñ chamam, trabalho com caminhão a mais de vinte anos, conheço boa parte do brasil, e principalmente São Paulo e região, atualmente estou trabalhando com caminhão em uma transportadora ja com tres anos de registro, as vezes vejo pessoas entrar sem experiencia nenhuma e eu ñ consigo, por favor me de uma luz e uma oportunidade se possivel.

    • A linha 62 Parque São Bento continua como lata de sardinha com o acumulo de 5 filas no terminal em horario de pico até o momento so presenciei 2 onibus de 15 metros no horario da tarde, sendo que no periodo da manhã estão circulando 2 onibus da STU para tampar o buraco nos horarios de pico, deveriam dividir melhor essa frota de especiais de 15 metros que se encontram a maior parte na linha 58 Vitoria Regia

1 Trackback / Pingback

  1. Gerados trasporte | Myamericanchri

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: