GREVE DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO DEVE SER DESCARTADA DEPOIS DE PROPOSTA DAS VIAÇÕES

ÔNIBUS VIP QUEIMADOS

Incêndio na madrugada desta quarta-feira destruiu cinco ônibus da VIP – Viação Itaim Paulista na garagem da Estrada M Boi Mirim, na zona Sul de São Paulo. Policiais querem saber se há relação entre o caso e as negociações por aumento de salários. A greve prometida pela categoria tem grandes chances de ser descartada. Proposta das empresas de ônibus feita na noite de terça-feira agradou o sindicato que deve apoiar os índices oferecidos pelos empresários em assembléia

Propostas e empresários agradam sindicalistas
Assembléia deve descartar greve de motoristas, mas a decisão depende de votação

ADAMO BAZANI – CBN

A proposta de aumento de salários de motoristas, cobradores e demais funcionários do sistema de transportes coletivos de São Paulo, de 8%, incluindo reajuste real e correção inflacionária, agradou os representantes do Sindmotoristas, sindicato que representa os funcionários dos transportes.
Esse índice foi apresentado pela SP – Urbanuss, entidade que representa as empresas de ônibus, numa negociação rápida feita na noite desta terça-feira, dia 17 de maio de 2011, após protesto de funcionários do setor de manutenção, que paralisaram desde o meio dia, e de motoristas e cobradores do último turno, o que deixou que entre 1,2 mil e 2 mil ônibus que reforçariam os serviços para atender a demanda maior do horário de pico fossem para as ruas.
Inicialmente, o sindicato dos motoristas e cobradores exigia aumento real de 5 % mais correção de perdas inflacionárias, de 7,3%, de acordo com o índice de inflação apurado pelo Dieese (Departamento Inter-sindical de Estudos e Estatísticas) entre maio de 2010 e abril de 2011. A categoria também pedia aumento no vale refeição de R$ 11 para R$ 15. Um aumento deve ocorrer mas não nestas proporções.
Em entrevista ao Portal G 1, Glogo, o diretor do Sindmotoristas, Nailton Francisco de Souza, afirmou que vai defender essa porposta dos donos de empresas de ônibus junto aos trabalhadores.
“Foi uma surpresa. Vamos defender essas propostas e dizer que aceitamos na assembléia geral” – disse o diretor do sindicato.

INCÊNDIO:

Por volta das duas horas da manhã, um incêndio destruiu 5 ônibus da VIP – Viação Itaim Paulista – dentro da garagem da Estrada M Boi Mirim, na zona Sul da Capital Paulista.
A garagem é uma das 32 que foram paralisadas nesta terça-feira.
Os bombeiros demoraram pelo menos duas horas para apagar as chamas.
A Polícia Civil investiga as causas do incêndio e a informação que foi jogada uma bomba caseira dentro da garagem atingindo os veículos.
Houve também a informação de que um dos ônibus sofreu um curto circuito e que o fogo se alastrou para os veículos do lado.
A reportagem do Blog Ponto de ônibus entrou em contato com policiais da área e eles querem saber se é coincidência ou não o fato de o caso ter ocorrido na madrugada em que os trabalhadores estavam em negociação com a classe patronal.
Adamo Bazani, repórter da CBN, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. gabriel disse:

    os EOT Low Entry foram incendiados? por favor retornem!

Deixe uma resposta