KASSAB ENFRENTA MANIFESTAÇÃO CONTRA TARIFA DE ÔNIBUS ATÉ NA FRANÇA

Manifestação na França contra o aumento das Tarifas de ônibus em São Paulo. Foto: Rede Brasil.
Aumento de ônibus???? SÓ SE FOR NA FRANÇA !!!!!
Elevação dos valores das tarifas é pedra no sapado do prefeito paulistano até em Paris

ADAMO BAZANI – CBN

Paris, a Cidade Luz, Glamour, Luxo, Moda, Cozinha Fina e….Protestos por causa dos aumentos das tarifas de ônibus……E detalhe: Aumentos das Passagens de São Paulo.
O prefeito paulistano, Gliberto Kassab (DEM), em visita oficial na França, foi surpreendido por uma manifestação de repúdio ao aumento acima da inflação das passagens de ônibus municipais.
Sabendo da presença de Kassab em Paris, um grupo de brasileiros solidário aos manifestantes contra o reajuste, ergueram faixas e demonstraram, agora para o mundo, que o paulistano não aceita pagar R$ 3,00 por um serviço que tem vários problemas em relação a qualidade, pontualidade, segurança, confiabilidade e até mesmo honestidade de gestores públicos e privados.
Kassab esteve em Paris numa Feira Internacional de Profissionais do Setor Imobiliário onde apresentou dois projetos: o Nova Luz e o Centro de Convenções de Pirituba, apelidado de Piritubão.
A manifestação que reuniu cerca de 20 pessoas em Paris também foi em solidariedade às pessoas que ficaram feridas num ato contra os reajustes das tarifas. No dia 17 de fevereiro, em confronto entre estudantes, guardas civis e policiais militares ao menos 10 pessoas ficaram feridas durante tumulto na região central da Capital Paulista.
A tarifa municipal foi de R$ 2,70 para R$ 3,00, um reajuste de 11,1% enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, do IBGE, acumulou nos 12 meses de 2010, aumento de 5,9%.
Em Paris, os manifestantes diziam que “a vergonha que foi o aumento das tarifas em São Paulo” agora ficará conhecida em todo o mundo.
A imprensa internacional, que acompanhava o evento, se interessou pelo tema e muitos se surpreenderam com o valor da tarifa na Capital Paulista.
A cidade, que há muito tempo prioriza os transportes individuais, tem uma das menores velocidades médias de ônibus do mundo. Em horários de pico, segundo a própria SPTrans, a velocidade média de um ônibus, em vários trechos, chega aos impressionantes 06 quilômetros por hora nos horários de pico.
Tendo de dividir espaço nas ruas com os carros de passeio e não ganhando nenhuma prioridade pelo fato de transportar muito mais pessoas em menos espaço, o sistema de ônibus é considerado ineficiente e caro. Um ônibus que poderia fazer várias viagens, faz bem menos porque fica preso no trânsito. A empresa é obrigada a colocar outro veículo na linha para o intervalo de espera não ser maior ainda. Com isso é mais gasto, mais ônibus nas ruas e mais combustível e peças se desgastando no trânsito parado. Assim, colocar mais ônibus não resolveria o problema, segundo os especialistas e só aumentaria os gastos. Obviamente que algumas linhas precisam de reforço de frota e ninguém contesta isso, mas dar prioridade ao ônibus, fazer com que ele ande mais rapidamente, o torna mais eficiente e pode fazer com que um mesmo veículo substitua outros atendendo a mesma demanda ou até mais de passageiros.
O discurso parece repetitivo mas deve persistir enquanto o problema perdurar. Se o transporte público não for prioridade de verdade, se não houver ninguém que tenha coragem de enfrentar uma classe média formadora de opinião que adora falar em mobilidade, mas não deixa seu carro em casa nem para comprar um pão na esquina, se não enfrentar a indústria do carro, a cidade vai parar, assim como os pulmões de muita gente.
Além disso, a bola de neve já está virando avalanche, o sistema é ineficiente e por isso custa caro. Por custar caro, requer subsídio que é dinheiro que não é investido em melhorias, como corredores de verdade. Se não tem melhorias, a ineficiência aumenta, o que aumenta o custo, o que aumenta o subsídio, aumentando o subsídio, reduz a capacidade de investimento, que aumenta a ineficiência, que eleva os custos, que aumenta o subsídio e assim vai….
Adamo Bazani, com informações da Rede Brasil

18 comentários em KASSAB ENFRENTA MANIFESTAÇÃO CONTRA TARIFA DE ÔNIBUS ATÉ NA FRANÇA

  1. protesto para ingles ver …ou melhor, frances …

    objetivo mesmo é a prefeitura de SP em 2012, e quem quer ocupar a prefeitura (PT) já mostrou ser ineficiente ao extremo quando o assunto é transporte coletivo. são pessoas que se expoe ao ridiculo, são massa de manobra. Os cabeças dos protestos nem sabem o que é andar de onibus, todos tem seus carrinhos, com ar condicionado.

    esta é a grande verdade, só não ve quem não quer.

    abraços, Adamo.

  2. Quantos quilômetros de corredor de ônibus o tio Kassab prometeu criar na última eleição? Mais de 60. Quanto já foi feito mesmo? Não chega a 5 Km. Mais alguma dúvida sobre qual a prioridade do nosso querido prefeito?
    Abraços, meu amigo!

    • Diego, voce acha que o PT na prefeitura vai fazer mais ???
      Vai sim , vai é roubar mais … usar empresas para financiar campanhas, como fez em SANTO ANDRE …

  3. Amigo Selmo

    Em partes, diria que você está certo.
    Mas só que tem um porém, o Kassab, não abriu uma única licitação para construção de corredor de ônibus, no caso da CELSO GARCIA que é estritamente necessário ele simplesmente deu as costas e cruzou os braços, isso porque é uma reivindicação antiga das associações de bairro principalmente do Itaim Paulista, São Miguel e adjacências, que demoram HORAS para chegarem em suas casas.

    O Custo das passagens é resultado do trãnsito pois um ônibus parado, é combustivel gasto, é desgaste do motor, dos operadores etc …
    Se o Kassab de vez de ficar de braços cruzados iniciasse ao menos uns 3 a 4 corredores, os custos operacionais e de manutenção cairiam vertiginosamente e até poderia melhorar a qualidade dos transportes.

    Infelizmente o Kassab está mais preocupado com a carreira politica do que com o povão.

  4. só sei de uma coisa.

    em 2014 tem copa e estamos praticamente sem uma única infra estrutura.

    vai ser a maior vergonha que iremos passar.

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 10 de março de 2011 às 05:22 // Responder

      Vou mais além:
      Prezado Selmo:
      Na França são 20 brasileiros corajosos e solidários a luta de quem quer um transporte melhor, o que o senhor diria da comunidade internacional, imprensa internacional e até a FIFA, já saber das máfias e corrupção no transporte da ZONA LESTE area 4, região esta que será o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 e em muito breve a abertura da Copa das Confederações?
      O senhor sabia que porcausa da fraca ligação de transportes do aeroporto internacional de Cumbica a Itaquera, do Metrô e da CPTM, já antes da Copa superlotados e em seu limite de capacidade, do péssimo transporte po9r ônibus da area 4, a cidade de São Paulo poder deixar de ser o palco pra abertura da Copa de 2014?
      Quem está lutando pra conseguir esta primazia, já é bem acostumado com turismo internacional, nada mais, nada menos que a cidade de SALVADOR, capital da Bahia….
      Não vejo nenhum esforço desta prefeitura atual e nem do governo do estado pra melhorar esta situação precária, que pode fazer com que nosso país passe um vexame internacional de grandes proporções…
      Onde já se viu o governo do estado nem ter previsão e até já está quase em vias de cancelar o 4º trecho do Transporte Expresso Urbano que ligaria exemplarmente o aeroporto de Cumbica ao Terminal São Matheus, passando por Itaquera a poucos anos do início da Copa do Mundo?
      E o pior, tendo a EMTU e o DTP da SPTrans frequentemente INDEFERINDO projetos importantes de linhas intermunicipais que ligariam Itaquera a Guarulhos como a extensão da linha 499TRO até a Estação CPTM José Bonifácio…

      Como eu falei em outro tópico, em muitos estados, PT/Aliados e PSDB/Aliados são parceiros políticos, só quem não tem o mínimo de cultura política acredita que PT e PSDB são oposição…

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 10 de março de 2011 às 05:28 //

        Concordo com o senhor, prezado Selmo que o PT foi bastante incompetente na gestão de transportes, principalmente na Zona Leste, dando toda uma area 4 praticamente de mãos beijadas para cooperativas exploradoras que só querem alcançar objetivos comerciais e financeiros.
        Mas convenhamos a atual gestão municipal PSDB/DEM também é igual ou pior que a gestão Petista em termos de transporte público, basta verem os escândalos nas Zonas Sul e Leste, as mais populosas da cidade…

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 10 de março de 2011 às 05:35 //

        Pra quem acha que “gringo” não anda de transporte coletivo por ônibus, se engana redondamente, muito antes de eventos internacionais de grande porte, como olimpíadas e copa do mundo de futebol, muitos estrangeiros se preocupam em mandar comissões, pessoas anos antes só pra ver se funciona a infra-estrutura.
        O PSDB/DEM acha que vão conseguir controlar todos os turistas estrangeiros e os dos outros estados da união, limitando eles somente ao metrô e cptm…
        Muitos estrangeiros gostam mesmo é de conhecer as pessoas do povo, as periferias, a cultura do local aonde será sede de jogos, como Itaquera, vcs acham mesmo que europeus, norte -americanos e asiáticos vão ficar “confinados” no centro expandido de São Paulo?
        Ai, ai hein…

    • vamos passar vergonha e eu vou dar risada !!! essa ideia de Copa e Olimpiada foi do sr. lula …

  5. Na França são 20 brasileiros corajosos e massa de manobra para os interesses petistas. Tudo farinha do mesmo saco, só que os petistas são piores porque condenam estas coisas e depois pratica aquilo que eles mesmos condenam.
    Por acaso dona Marta deixou congelada a passagem de onibus em SP ??? Não, né ? Eu é que não aumentei . como é o Kassab, ou qualquer outro que aumenta, vem essa massa de manobra fazendo gritaria, como só sabe fazer, agora se são os petistas que fazem o que bem entendem , todos ficam calados, são cumplices.
    Collor foi chutado da presidencia por causa de que mesmo ??? Ah um FIAT ELBA que não deve valer mais do que 5 mil. Lula e sua quadrilha roubaram muito mais que isso e o povo ainda apoiou ele ! Pior por pior, o PT é insuperavel, na arte de roubar, enganar e mentir !
    Procurem conhecer o que foi feito na CSTC, a terceira maior empresa de transportes públicos do país . Os petistas sucatearam e afundaram a empresa deixando milhoes de reais em dívidas.

    aliás, Adamo, voce poderia escrever sobre essa história da CSTC, existe bom material na internet.

    Abraços !

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 10 de março de 2011 às 05:55 // Responder

      Também fiquei curioso com a história da CSTC, até porque tenho parentes em Santos e Guarujá, além de eu ser torcedor do Santos Futebol Clube e amar a cidade de Santos.
      Tenho muitas saudades dos trólebus Pulmann da linha Ferry Boat.

      • Rodrigo, praticamente todos so trolebus viraram sucata, sobrou a carcaça de um na garagem da CET, e outro inteiro num sitio no interior de SP, na cidade de Conchal.

  6. não quero PT de novo em São Paulo. vale lembrar que esses empresários que vivem pedindo subsídio são amigos da Martaxa. o aumento foi consequencia da falta de aumento, que quando veio, veio de uma vez. vale lembrar que A TARIFA PAGA, NÃO É EM FUNÇÃO DA QUALIDADE, MAS SIM PELOS CUTOS QUE O SISTEMA ACARRETA, SEJA BOM OU NÃO. A culpa toda são das regras que a Martaxa deixou na SPTrans.

  7. Entendo que dirigir questão tão importante às lamentáveis disputas de incompetência política de um ou outro partido/governador/prefeito só leva a manter esta ridícula situação. A ótima foto do Adamo já mostra confusão entre carros e ônibus na década de 60! É oportuna esta manifestação em Paris, que tem um dos melhores metrôs do planeta. É perfeita a constatação acima que, em pleno século 21, os aeroportos de São Paulo não sejam acessados por transporte coletivo. Os corredores de ônibus da RMSP funcionam mal porque não se faz planejamento adequado; apenas pegam um monte de linhas e jogam no corredor que – óbvio – congestiona. O tão bem sucedido BRT ainda não existe em São Paulo por falta de atitude política de redefinir linhas e criar uma malha de transporte coletivo. Se corredores atrasam e não saem, o que dizer do metrô?! Pelo menos na CPTM os investimentos se mostram corretos, levando o desempenho para padrão metrô.

  8. Boa ideia pessoal. Quando eu tiver um tempinho a mais para pesquisa, pois pesquisa histórica requer dias e dias de trabalho, vou tentar levantar algo sobre a CSTC sim. Outra empresa que não pode cair no esquecimento.
    Obrigado a todos pelos comentários!

  9. Mas que coisa mais idiota vc no final falar de classe média formadora de opinião que compra pão de carro. Como se o problema fosse existir classe média. Como se o problema fosse simples assim. Claro né, os ricos não compram pão na padaria tbm, eles mandam vir das boulangeries francesas. E nem os pobres compram pão de carro. Aqueles pau-véio estacionados na frente de (todas) as padarias que eu já comprei pão são de um burguesinho maldito formador de opinião que quer pagar de pobre. Carro é coisa de classe média, que ferra com todo mundo que tem que pegar ônibus pq anda de carro.

    Você bem sabe que não é esse o problema. Isso não é nem a ponta do iceberg. O problema de transporte público afeta todas as classes de pessoas, inclusive a média.

  10. a CSTC foi uma empresa que surgiu em 1976, com a extinção do antigo SMTC.
    Esta empresa municipal sempre teve problemas, na administração Oswaldo Justo- PMDB houve uma tentativa de torná-la mais eficiente, mas isso foi abaixo durante o governo petista de Telma de Souza, que com a intervenção desastrosa nas linhas municipais da VSSVLL, deu inicio ao sucateamento da CSTC. Os trólebus, grande orgulho da cidade foram sucateados, os Fiat-Pistoiese foram vendidos e foram parar num ferro velho na vizinha São Vicente. Algumas linhas municipais começaram a ser privatizadas na epoca do Davi Capistrano, e um dos donos da empresa, pasmem, era RONAN MARIA PINTO …
    Os mesmos idiotas-uteis que protestam na França ou em qualquer lugar estarão ajudando uma máfia a chegar no poder e naõ largar mais …

  11. a policia devia descer o cacete nesses bando de vagabundos que ficam o dia todo planejando baderna e chega a noite fica atrapalhando a volta do trabalhador pra casa
    vcs não tem nada de util pra reividicar? pagam meia entrada em tudo e ficam enxendo o saco ? quem esta de fora na politica acha que tudo é facil .. queria ver vcs no lugar do prefeito seus mulekedokaralho é esse o exemplo que vcs dão ? vão fazer alguma coisa de util se é que vcs sabem fazer ?vão cuidar dos nóia la na luz fazer projeto ao combate as drogas nas escolas tirar esse cancer do mundo ja que vcs estão até na frança !

1 Trackback / Pingback

  1. Ato-debate: o transporte público em questão « Outras Vias

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: