IMIGRANTES DEIXARÁ DIADEMA?

ônibus

ônibus da Viação Imigrantes: Contrato com a empresa em Diadema foi considerado irregular pelo Tribunal de Constas do Estado

Viação Imigrantes está nas mãos de vereadores
Tribunal de Contas do Estado julgou irregular o contrato com a empresa e vereadores devem opinar se os serviços devem ser suspensos

ADAMO BAZANI – CBN

Os vereadores de Diadema, na Grande São Paulo, analisam o parecer do Tribunal de Contas do Estado que julgou irregular a contratação da Viação Imigrantes no município. O TCE enviou ofício ao Legislativo para poder até mesmo suspender o contrato com a Viação Imigrantes, podendo a empresa ser até impedida de prestar serviços na cidade.
O Tribunal de Contas do Estado identificou o que considera uma série de irregularidades na licitação de 2002, que deu vitória a Imigrantes, e no contrato assinado com a empresa no ano de 2003.
O TCE determinou uma sindicância a ser realizada pelo município. Os responsáveis pelo contrato considerado irregular devem ser punidos administrativamente por determinação do Tribunal.
O prefeito na época da licitação, José de Fillipi Júnior, e secretário de administração, José Jacinto de Oliveira foram multados em R$ 3.490.
Os vereadores de Diadema, mesmo os da base de sustentação do atual prefeito, Mário Reali, também do PT, têm uma série de questionamentos sobre os contratos e as prestações de serviços da Imigrantes.
A empresa é responsável por operar 60% dos transportes de Diadema. Os outros 40% são de responsabilidade da ETCD – Empresa de Transportes Coletivos de Diadema, que desde o ano passado está para ser privatizada, mas o processo não vai para a frente por causa de intervenções e irregularidades apontadas também pelo Tribunal de Contas do Estado.
Mesmo operando 60% dos transportes, a Imigrantes recebe proporcionalmente muito mais reclamações que a ETCD que tem parte da frota sucateada e que acumula dívidas acima de R$ 110 milhões.
Para cada reclamação contra ETCD são feitas 10 reclamações contra os serviços da Viação Imigrantes.
Entre os pontos questionados pelo Tribunal de Contas do Estado, a Viação Imigrantes adquiriu ônibus para a ETCD, como previa o contrato. Repassou os veículos para a empresa pública, mas ainda continuou com os veículos em seu nome. Estes são considerados patrimônios da Imigrantes e podem ser usados para honrar compromissos e dívidas, além de aumentar o patrimônio da empresa;
São donos da Viação Imigrantes, segundo a Junta Comercial de São Paulo, Baltazar José de Sousa Júnior, Baltazar José de Sousa, Dayse Baltazar Fernandes Sousa Silva,Dierly Baltazar José de Sousa, Mário Elísio Jacinto, Odete Maria Fernandes Sousa, Renato Fernandes Soares e Viação Riacho Grande.
O processo de licitação das linhas da ETCD revela outra dificuldade sofrida pelos cidadãos de Diadema em relação aos transportes. A privatização do braço operacional da empresa pública seria uma esperança para a melhoria dos serviços na cidade. Mas por duas vezes foi barrado com suspeitas de irregularidades. Inicialmente, uma cooperativa de transportes da Capital Paulista questionou os termos da licitação e novo edital foi feito. O segundo edital foi contestado pela empresa Auto Ônibus Três Irmãos.
A empresa, de Jundiaí, no Interior de São Paulo, foi constituída em 09 de outubro de 1985 e pertence a Cibelle Teresinha Russo Filomeno, Antônio Russo Filho, Fernanda Russo Filomeno, Bruna Roberto Russo Filomeno, Cecília D’agostino Russo. Ela reclamou das exigências quanto ao tempo da experiência exigida pela licitação e por supostos entraves à empresas de menor porte.
Uma das pleiteantes na licitação é a Viação Riacho Grande, dona da Imigrantes. Se caso a Riacho ganhar, pode haver um monopólio dos transportes na cidade do ABC Paulista.
A Prefeitura, dependendo do posicionamento da Câmara, não descarta a contratação emergencial de uma empresa, caso a Imigrantes seja retirada do sistema.
Diversos passageiros ouvidos pela reportagem se queixaram dos serviços da empresa.
A Imigrantes foi procurada por este repórter, mas não respondeu os questionamentos.
Adamo Bazani

11 comentários em IMIGRANTES DEIXARÁ DIADEMA?

  1. seria muito apropriado perguntar aos senhores vereadores e ao executivo, de que forma foi contraída essa dívida ao longo do tempo de existência da autarquia. considerando que se trata de uma empresa pública, imagina-se que! o governo têm ao longo do tempo socorrido o cofre da etcd, uma vez que esta sempre esteve no vermelho de acordo com o seu histórico financeiro. A empresa é considerada deficitária, no entanto o serviço é tarifado e os empresários das particulares estão loucos para explorarem esse serviço. porquê será? Penso que a justiça poderia mandar fazer uma autópsia mesmo antes da etcd morrer para a população saber a real causa morte da empresa.

  2. vai ser uma boa troca esta empresa que nao respeita nimguem na imigrantes so tem noya tem uma mulher que vendi pinga dentro da garagem para os motoristas o nome dela e eliane

    • bia maria de fatima ispetora // 17 de Março de 2011 às 18:27 // Responder

      vai ser uma boa troca esta empresa que nao respeita nimguem na imigrantes so tem icopetentes tem uma mulher que vendi pinga dentro da garagem para os motoristas o nome dela e eliane a melhor idade agradece

  3. diadema merece um transporte digno ja sofremos dimais com amadores do transporte

  4. gostaria de saber si é verdade que a impresa IMIGRANTES foi vendida para a viação metropolitana ? porque a comentarios que a metropolitana assumiu a viação imigrantes na data de 22/7/11

  5. CELIA REGINA LUCIANO // 2 de setembro de 2011 às 01:54 // Responder

    SE A METROPOLITANA COMPROU A IMIGRANTES ENTAO ELA VAI ASSUMIR A RIACHO GRANDE ??????PQ A DIRETORIA DA IRRITANTES E NA RIACHO E QDO TIVER LICITAÇÃO COMO ELES VAO FAZER ? A RIACHO TA DEVENDO MUITO A RECEITA FEDERAL SEM A IMIGRANTES A METROPOLITANA VAI DOAR ONIBUS PRA ELES DE GRAÇA NOSAAAAA QUE BOM NÉ

  6. esta empresa nao vale nada os motorista sao ums cavalo sen educaçao nao respeita niguem oonibus 22 placa cud 6450 carro 107 e 0 motorista mais ignorante entre todos

  7. Não sou deste blog, muito menos motorista de onibus ou funcionario da empresa, entrei hj aqui pela primeira vez para ver esses boatos da venda da Viação Imigrantes e estou me perguntando aqui, alguns comentarios vcs reclamam dos motoristas. Vcs xingam os trabalhadores da empresa de ignorantes, drogados e etc, vocês tem noção do que é ser motorista de onibus, pois é eu tbm nao sei. Mas sei que eles trabalham, ganham mal para carregar um bando de gente estupida igual a vocês! Se eles prestam um serviço ruim, isto é por culpa da Empresa, e por culpa dos politicos!

    Agora, antes de falar dos outros, pq vcs não se olham no espelho!?

  8. Jessica Vieira Santos // 13 de novembro de 2011 às 00:13 // Responder

    A empreza imigrantes não sabe tratar bem os Passageiros sendo que os ônibus ja estão em estados de calamidade há linhas com 23 não existem ônibus suficientes para o tanto de passageiros.Os ônibus são lotados pois a cada 20 minutos saem 1 onibus pequeno os passageiros como eu que trabalho o dia inteiro estudo a noite não tem outro jeito a não ser ir em pé e apertados,porém na maioria das vezes esperar mais 20 minutos no ponto, pois não ha como entrar, ou os motorista passam reto no ponto quando vê que tem muito passageiro no esperando….. Isso é uma vergonha pois não vejo investimentos nenhum no transportes de Diadema, um Municipio que está crescendo há cada dia… Mas no transportes está deixando a desejar….

  9. bom nao tenho nada comtra a imigrantes sempre que precisei ela esta sempre na linha.

  10. Bom,dia Senhores Responsàvel pela empresa imigrantes sera que tem como vocês orientar Melhor os Fiscais de ônibus da linha 279.são judas que sai do terminal diadema que quando o carro.chegar No terminal abrir as portas e deixar o pessoal sentar ate a saida do carro.domingo agora dia 08.de Abril de 2012.cheguei No terminal as 05:50h tinha um carro ja parado que saiu as 06:35h tinha idoso na fila em pê Ja quase Não aguentando Mais ficar de pê ja basta que onde sai o carro não tem banco para sentar ve o que dar para fazer senhores….

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: