Trechos da Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte (MG), passam a ter faixas exclusivas e preferenciais para ônibus a partir desta quarta-feira (26)
Publicado em: 26 de agosto de 2026
Faixas terão funcionamento de segunda à sexta-feira, das 6h às 19h30
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir desta quarta-feira, 26 de agosto, trechos da Avenida Afonso Pena passam a ter faixas exclusivas e preferenciais para ônibus, que vão funcionar de segunda à sexta-feira, das 6h às 19h30. O objetivo é proporcionar viagens mais rápidas, reduzir o tempo de espera dos passageiros nos pontos e aumentar a eficiência do transporte coletivo. A intervenção integra o Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
As novas faixas ampliam a rede de priorização do transporte coletivo na cidade. Serão 2,96 quilômetros de faixas exclusivas e preferenciais por sentido na Afonso Pena, criando uma importante conexão com os corredores já existentes nas avenidas Augusto de Lima, João Pinheiro, Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo.
Trechos com faixas exclusivas
Sentido Centro/bairro:
– Entre a Rua dos Caetés e a Avenida Getúlio Vargas
Sentido bairro/Centro:
– Entre a Avenida Bernardo Monteiro e a Rua dos Caetés
Trechos das faixas preferenciais
Sentido Centro/bairro:
– Entre a Avenida Getúlio Vargas e a Praça Milton Campos
Sentido bairro/Centro:
– Entre a Praça Milton Campos e a Rua Professor Moraes
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


