TrensRJ terão QR Code para mulheres denunciarem presença de homens no vagão feminino

Programação contará ainda com outras frentes de atuação da campanha, incluindo distribuição de materiais informativos, painéis educativos, atividades culturais e divulgação dos canais de denúncia

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização nacional pelo fim da violência contra mulher, a TrensRJ e o Disque Denúncia anunciam a Rede NÓS nesta sexta-feira (14/08), das 10h às 13h, na Central do Brasil, primeiro programa integrado de proteção colaborativa para Prevenção ao Assédio e à Importunação Sexual no Transporte Ferroviário do Estado do Rio de Janeiro.

A Rede NÓS surge com o propósito de transformar cada passageiro em um agente de proteção propondo uma mudança de cultura, fortalecendo a rede de cuidado, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher nos trens e estações.

Com essa iniciativa inédita, a TrensRJ e o Disque Denúncia Mulher consolidam o compromisso de construir um transporte público mais seguro, acolhedor e participativo, ampliando os canais de apoio e denúncia, além de reconhecer situações de risco e incentivar atitudes seguras de intervenção. Na proposta, a TrensRJ instalará QR Codes nos televisores dos trens, facilitando o acesso aos canais de denúncia. A implementação está prevista para ocorrer em até dois meses.

A proposta é realizar ao longo do mês de agosto ações educativas, culturais e informativas, ampliando a informação ao público e nos canais de comunicação.

Durante a ação de sensibilização nesta sexta-feira (14/08), teremos a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que oferecerá com serviços gratuitos ao público e passageiros do sistema ferroviário.

A programação contará ainda com outras frentes de atuação da campanha, incluindo distribuição de materiais informativos, painéis educativos, atividades culturais e divulgação dos canais de denúncia.

Programação Cultural:

– Orquestra Chiquinha Gonzaga

– Balé do Centro de Referência da Juventudade (CRJ)

Serviços gratuitos disponíveis pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos:

– Trança nagô;

– Maquiagem;

– Unhas;

– Massagem;

– Corte de cabelo feminino;

– Orientação jurídica;

– Atendimento/orientação com assistente social;

– Atendimento/orientação com psicóloga;

– NAC.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo