Ônibus de Indaiatuba (SP) passam a contar com câmeras integradas ao centro de monitoramento da Guarda Civil

Tecnologia passa a acompanhar em tempo real os 74 veículos do transporte urbano e permite resposta rápida a ocorrências

ARTHUR FERRARI

Os ônibus do transporte coletivo de Indaiatuba (SP) passaram a contar com um sistema de monitoramento por câmeras integrado ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil. A iniciativa foi implantada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e de Segurança Pública, em parceria com a concessionária SOU Indaiatuba.

Com a novidade, toda a frota municipal, composta por 74 veículos, passa a ser acompanhada em tempo real durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. O objetivo é ampliar a capacidade de identificação de ocorrências e agilizar o acionamento das equipes de segurança quando necessário.

Segundo a administração municipal, as imagens transmitidas pelos ônibus ficam conectadas diretamente ao COI, permitindo que agentes monitorem situações suspeitas e acompanhem eventuais incidentes registrados durante as viagens.

Além do acompanhamento realizado pelas equipes do centro de operações, os passageiros também poderão comunicar ocorrências às forças de segurança. Para isso, devem informar a linha utilizada ou o prefixo do veículo ao entrar em contato com a Guarda Civil pelo telefone 153 ou com a Polícia Militar pelo número 190.

A medida amplia os recursos de segurança já existentes no sistema de transporte coletivo da cidade. Entre eles está o Programa Parada Segura, que permite o desembarque de passageiros fora dos pontos convencionais durante o período noturno.

O benefício é destinado principalmente a mulheres, idosos e pessoas com deficiência que utilizam o transporte coletivo e precisam descer em locais mais próximos de suas residências ou destinos, desde que dentro do trajeto regular das linhas e em áreas permitidas. O serviço pode ser solicitado diariamente entre 22h e 5h.

Com a implantação do monitoramento eletrônico, a prefeitura busca reforçar a segurança dos usuários durante os deslocamentos realizados no sistema de transporte público municipal.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading