Eletromobilidade

Empréstimo de R$ 95,3 milhões para a EPT de Maricá (RJ) ter ônibus elétricos recebe aval do Ministério da Fazenda

Extrato de garantia da PGFN foi oficializado nesta terça-feira (16). Prefeitura vai abrir licitação

ADAMO BAZANI

O financiamento de R$ 95,34 milhões da Caixa Econômica Federal para a prefeitura de Maricá (RJ) comprar ônibus elétricos recebeu aval da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), do Ministério da Fazenda.

O extrato de garantia foi oficializado nesta terça-feira, 16 de junho de 2026.

A prefeitura vai abrir uma licitação.

Como mostro ou Diário do Transporte, os veículos serão para o “tarifa-zero” do sistema municipal operado pela EPT (Empresa Pública de Transportes), pertencente à prefeitura.

A estimativa é de aquisição de cerca de 30 coletivos elétricos e 15 carregadores de 160kWh.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2026/01/06/ept-empresa-publica-de-transportes-de-marica-rj-simbolo-do-tarifa-zero-vai-comprar-30-onibus-eletricos-e-15-carregadores-com-verbas-federais/

Conforme publicação oficial, o financiamento está inserido no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) voltado à mobilidade.

Contrato nº 1334/2026/PFN de Garantia. PARTES: União e a Caixa Econômica Federal – CAIXA, relativo ao Contrato de Financiamento nº 0636865-66/25, firmado entre o Município de Maricá/RJ e a CAIXA, destinado à Renovação de Frota, setor público (Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Sustentável). INTERVENIENTE: O Município de Maricá/RJ. VALOR: R$ 95.340.000,00 (noventa e cinco milhões, trezentos e quarenta mil reais).

A Caixa Econômica Federal e o Governo Federal assinaram em 06 de janeiro de 2026, três Termos de Compromisso com cinco operações de financiamento do Novo PAC com a prefeitura de Maricá (RJ), totalizando R$ 254,4 milhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com impacto direto na mobilidade e no saneamento do município fluminense, as operações vão possibilitar a aquisição de ônibus elétricos e a execução de obras de esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais.

A nova frota de ônibus elétricos de Maricá vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas. Com investimento de R$ 100,3 milhões – sendo R$ 95,3 milhões em recursos do FGTS –, a cidade vai ganhar 30 novos veículos com acessibilidade por rampa na porta central para passageiros com mobilidade reduzida, além de sistema de GPS instalado e ar-condicionado. O contrato também contempla a aquisição de 15 carregadores de 160 kWh.

Na área de saneamento, o contrato para a implantação das obras do sistema de esgotamento sanitário no bairro de Itapeba prevê a ampliação da rede coletora em 22 quilômetros e aproximadamente 2.600 ligações prediais, além da construção de quatro elevatórias de esgoto, melhorias na estação existente e expansão do emissário. No valor de R$ 44,2 milhões, a operação conta com R$ 42,1 milhões em recursos do FGTS.

A Empresa Pública de Transportes de Maricá (EPT) participou em 04 de fevereiro de 2026, do Fórum de Transição Energética Transporte Público do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Espaço Costa Hall, no Centro do Rio de Janeiro. No encontro, foram apresentados o planejamento estratégico, os principais desafios e as ações preparatórias adotadas pelo município para o início da transição da matriz energética no transporte público.

O evento reuniu gestores públicos, especialistas, pesquisadores e representantes do setor produtivo para debater caminhos para a descarbonização das frotas, a eletrificação do transporte coletivo e os desafios técnicos, operacionais e financeiros associados a esse processo.

O presidente da EPT, Celso Haddad, integrou o painel “Resultados obtidos em testes e operações com diferentes tecnologias de ônibus do transporte público e os desafios para iniciar a transição da matriz energética”, no qual foi destacado que Maricá construiu, ao longo dos últimos anos, as condições institucionais e operacionais necessárias para iniciar um novo ciclo de transformação no sistema de transporte.

Durante a apresentação, foi ressaltado que o município parte de uma base diferenciada, caracterizada por um sistema público, integrado e gratuito, operado desde 2014 por meio da política de Tarifa Zero. Esse modelo permitiu a consolidação de um sistema estável, com ampla cobertura territorial, previsibilidade operacional e capacidade de planejamento de longo prazo.

“Atualmente, o desafio não é apenas trocar tecnologia, mas planejar uma transição energética responsável, que preserve a continuidade do serviço, a eficiência operacional e o compromisso social do transporte público do município”, afirmou o presidente da EPT, na ocasião.

O sistema de transporte de Maricá é composto por ônibus, vans e bicicletas compartilhadas, formando uma rede integrada que amplia o acesso da população e cria condições favoráveis para a adoção gradual de tecnologias de baixa ou zero emissão.

Entre as ações preparatórias apresentadas, destacam-se os investimentos viabilizados por meio do Novo PAC Mobilidade Urbana, que permitirão a aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 carregadores de alta capacidade, marcando o início do processo de eletrificação da frota municipal de ônibus.

O município também vem desenvolvendo testes com protótipos de ônibus híbridos e elétricos, em parceria com a Coppe/UFRJ, o ICTIM e a EPT. Os projetos envolvem diferentes tecnologias — elétrico-etanol, elétrico-hidrogênio e veículos 100% elétricos — e têm como objetivo avaliar desempenho, eficiência energética, custos operacionais e adequação às características do sistema local.

Outro ponto abordado foi a incorporação do modal de vans ao sistema Tarifa Zero, ampliando a cobertura do transporte público em áreas de menor demanda. Atualmente, 59 vans operam de forma complementar aos ônibus, e o planejamento da EPT prevê a renovação integral da frota com veículos 100% elétricos até 2028, com foco em acessibilidade e redução de impactos ambientais.

Também foi destacado o papel da mobilidade ativa na estratégia de transição energética do município. O sistema de bicicletas compartilhadas de Maricá opera como modal de emissão zero, integrado ao transporte público, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação das opções de deslocamento urbano.

A participação da EPT no fórum reforça a estratégia de Maricá de estruturar a transição energética no transporte público com base em planejamento, testes técnicos, fortalecimento institucional e responsabilidade com o serviço prestado à população.

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading