Fiscalização contra transporte clandestino é ampliada em aeroportos e rodoviárias do Paraná
Publicado em: 27 de maio de 2026
Subsecretaria estadual reúne forças policiais, guardas municipais e outros órgãos após operações em seis cidades apontarem irregularidades envolvendo motoristas e empresas
ARTHUR FERRARI
As forças de segurança do Paraná intensificaram as ações de combate ao transporte irregular de passageiros em terminais rodoviários, rodoferroviários e aeroportos do estado. A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) realizou na segunda-feira (25) uma nova reunião para alinhar as operações integradas, iniciadas na semana passada em diferentes municípios paranaenses.
As fiscalizações ocorreram em Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR) e Maringá (PR). Segundo o governo estadual, motoristas e empresas suspeitas de atuarem de forma irregular foram autuados durante as abordagens, que também resultaram em aplicação de multas.
As operações são coordenadas pelo assessor especial da Governadoria, Hudson Teixeira, e envolvem diferentes órgãos de segurança pública e fiscalização. Participam das ações a Polícia Militar, Polícia Civil, guardas municipais, Detran-PR, Polícia Federal, Ministério Público e Procon, além das administrações municipais.
Em Curitiba (PR), as fiscalizações se concentraram na Rodoferroviária Municipal e no Terminal Metropolitano Guadalupe. As ações ocorreram entre sexta-feira (22) e sábado (23), em horários considerados de maior movimentação de passageiros nas linhas estaduais, intermunicipais e interestaduais.
Com apoio da Urbanização de Curitiba (Urbs), as equipes identificaram estacionamento irregular de veículos utilizados em atividades suspeitas de transporte clandestino. Também foram emitidos autos de infração e registradas suspeitas de aliciamento de motoristas para atuação irregular no transporte de passageiros.
Já em São José dos Pinhais (PR), as operações foram realizadas entre terça-feira (19) e domingo (24) no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Durante o período, veículos e pessoas foram abordados pelas equipes de fiscalização. A força-tarefa reuniu agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Federal, Procon e Detran-PR.
De acordo com a Coordenadoria de Operações Integradas de Segurança Pública, o grupo de trabalho continuará realizando reuniões permanentes para monitorar o problema nos municípios paranaenses e reunir informações sobre a atuação irregular do setor.
O presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditaxi), Djalma Rodrigues, afirmou que as operações ajudam a aumentar a segurança dos passageiros. “O transporte clandestino coloca a população em risco”, disse.
A presidente do Sindicato de Taxistas de Foz do Iguaçu (PR), Alice Brandão, também comentou as ações. “Agradecemos às forças de segurança e a todos os envolvidos pela continuidade dos trabalhos”, afirmou.
As operações foram ampliadas após reclamações de taxistas e motoristas de aplicativos sobre a atuação de transportadores clandestinos em áreas de embarque e desembarque de passageiros.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

