Novas empresas poderão atender Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, no Ceará, após ARCE anunciar abertura do mercado rodoviário
Publicado em: 26 de maio de 2026
Empresa São Benedito Autovia era a única a realizar o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros nas regiões
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE) anunciou a abertura do bolsão operacional do transporte rodoviário intermunicipal nas regiões do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe; até então, mercado tinha atendimento exclusivo da empresa São Benedito Autovia.
A medida deve beneficiar milhares de passageiros que se deslocam diariamente entre Fortaleza e os municípios do interior do estado.
Operadoras poderão ampliar o atendimento em cidades como Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas.
De acordo com a ARCE, a previsão é de que a mudança estimule a concorrência entre as empresas de transporte e haja um aumento na oferta de serviços ao povo cearense.
O modelo de bolsão operacional adotado pela agência reguladora permite que diferentes empresas operem dentro da mesma área geográfica.
Com isso, nascerão mais opções de horários e rotas diferenciadas em municípios estratégicos do estado do Ceará.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


Por que não fizeram isso antes
Quando acontecerá isso na linhas operadas pela Guanabara? Hoje, existe um monopólio rodoviário em quase todo o estado do Ceará por parte da Guanabara.
Qual é a empresa que vai substituir a são Benedito?