Obras causam congestionamentos e afetam linhas de ônibus em Santo André neste sábado (24)
Publicado em: 24 de janeiro de 2026
Intervenções ocorrem nas imediações do shopping ABC, da Pereira Barreto
ADAMO BAZANI
Obras de troca de tubulação em Santo André, na Av. Prof. Valdemar Mattei, nas proximidades do ponto final das linhas B45, I07 e B11, região do shopping ABC e Avenida Pereira Barreto, causam congestionamento e afetam a circulação das linhas de ônibus. Equipes interditam totalmente a via que liga a região do Parque Central à Pereira Barreto, o que alonga os congestionamentos.
O Departamento de Trânsito de Santo André precisou fazer desvios nas proximidades do parque, devido ao volume de veículos acumulados nas proximidades do Hospital Mário Covas.

As intervenções atrapalham a circulação das linhas B11 – Paraíso/Vila Guiomar, B45 – Paraíso/Mário Covas/Vila Luzita/Represa e I07 Paraíso/Lucinda. Há também impactos indiretos por causa do trânsito nas linhas B63, I08 e a Intermunicipal, da NEXT Mobilidade, 196.
As linhas B11, I07 e B45 (Circular da Saúde) foram deslocadas para o ponto final da I08, próximo ao Semasa.
Não há previsão para a conclusão dos trabalhos e quem puder deve evitar a região se estiver de carro ou, se precisar de transporte coletivo, deve acessar o aplicativo de ônibus da cidade para ver a previsão de quando o coletivo passará no ponto.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


