Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado assinam acordo para garantir integração entre sistemas de bilhetagem
Publicado em: 18 de julho de 2025
Cooperação prevê compartilhamento de dados, transparência nos fluxos financeiros e mecanismos técnicos para permitir a integração tarifária entre Bilhete Único Intermunicipal e Jaé
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A secretária municipal de Transportes do Rio (SMTR), Maína Celidonio, e a secretária estadual Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), Priscila Sakalem, assinaram nesta sexta-feira (18/07) um termo de cooperação técnica para garantir a efetividade do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).
O convênio formaliza o compromisso de integração entre os sistemas municipais e estaduais de transporte, assegurando o direito do passageiro que realiza viagens entre diferentes municípios.
Com o acordo, a Prefeitura dá um passo para, no futuro, retirar os validadores da Riocard dos transportes municipais e consolidar o uso exclusivo do novo sistema digital do Jaé em modais sob sua gestão, sem comprometer o acesso aos subsídios tarifários oferecidos pelo Estado. Dessa maneira, o Jaé poderá ser aceito também nos modais de transporte estadual.
A cooperação prevê ainda o compartilhamento de dados, transparência nos fluxos financeiros e mecanismos técnicos para permitir a integração tarifária entre os dois sistemas, respeitando a política pública vigente de modicidade tarifária e direito à mobilidade.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


Ótima notícia!
Finalmente as coisas começam a engrenar. Espero que esse acordo seja mesmo pra valer!
Grande parte da população dos municípios vizinhos ao Rio precisam ir diariamente à capital fluminense pelos mais diferentes compromissos, e é fundamental que contem com uma integração tarifária ágil e eficiente.
Ótima notícia!? Você é o retrato da síndrome de vira-lata dos brasileiro, e, pior, do fluminense! Triste demais. Se você acompanhasse um tiquinho, minúsculo, sobre política, saberia que a concessão do Jae já tem mais de 6 anos! SEIS! E, PIOR, era pera já eeter funcionando há dois anos! Sabe o por quê (óbvio que você não sabe)? Porque essa licitação obscura de uma empresa obscura, não conseguiu, EM 4 ANOS, viabilizar o MÍNIMO de usabilidade e segurança do sistema eletrônico de bilhetagem deles! E, pior, MESMO A PREFEITURA sabendo disso, MESMO O ESTADO SABENDO DISSO, CARALHO (!!!), não se preperaram durante esses 6 anos para fazer esse sistema funcionar de integração que já existe NÃO 2 DÉCADAS!
Péssimo, não deveria ser somente para o bilhete único, porque é fato que grande maioria das vezes nós usuários do rio card, por conta de alto fluxo de trânsito e precariedade de transporte temos que mudar nossa rota e usar meios alternativos para chegar ao trabalho, e essa modalidade vai impedir isso, dificultando a vida de muitos.
Os caras (prefeitura, Estado, donos do consórcio Jaé) tiveram 6 anos para verificar tudo do novo sistema de bilhetagem que ganhou a Concessão em cima do consórcio Rio Card, mas somente agora que perceberam que tinham que resolver esse sistema de integração. Detalhe: o sistema do Jae já era para estar em funcionamento desde 2023! Tamanho foi o despreparo desse consórcio que tiveram que adiar várias vezes, as últimas, inclusive, por vias judiciais, o povo carioca ter que pagar para que a Rio Card que já não tem mais contrato por contratos excedentes emergenciais para continuar funcionando (contratos emergenciais com 3x o valor que era da licitação da época em que o consórcio dele ganhou – por que será que isso aconteceu, né? Se você tiver QI 87+ vai saber responder) durante esses 2 anos (e, provavelmente, mais até eles resolverem todos os problemas de integrações de BUI). Tudo muito lindo, mas como o povo, em mais de 76% dele, tem problemas cognitivos, analfabetismo funcional e baixo intelecto e conhecimento, vai continuar vivendo as suas vidas como se nada tivesse acontecendo e vai continuar a votar em Eduardo Paes (que é corrupto e até zoou abertamente Lula por roubar pouco em uma ligação vazada) e Claudio Castros da vida, que era vice do último governador que foi preso e que é réu em mais de 10 Processos entre/dos os mesmos que o Vitzel foi acusado (aliás, na história humana, nenhum País, Estado ou Província ou Distrito tiveram 5 governadores seguidos em que a sua população votou e que foram presos após seus mandatos. Só o povo fluminense conseguiu essa proeza e conseguirá ampliar um recorde inédito na humanidade pois, muito provavelmente, se o Castro não ganhar reeleição ele também será preso). O que mostra que o problema do Brasil não é o nordeste, não é o povo nordestino. O maior problema do Brasil é o povo fluminense! Vai continuar votando nos mesmos caras e eles sabem disso mesmo que o nosso Estado esteja um completo caos e que pessoas estejam fugindo daqui para outros Estados ou países, ficando somente as pessoas mais burras e as vítimas dessas pessoas que não têm condições de sair desse inferno!
Bom dia , no municio de nova Iguaçu, o serviços de transporte é horrível, as empresas de ônibus fazem o que quer ônibus super lotados , aqui possui sistema de van , mais infelizmente por causa da máfia dos transportes, as vans não possuem máquina da rio card as vans são mais rápidas e seguras , e não andam super lotadas como as vans , acho que é uma covardia com os trabalhadores da baixada , opinião sincera de um consumidor que usa o sistema diariamente
Pura jogada política, o sistema anterior já atendia muito bem a população. Qual a finalidade da mudança em referente a melhoria para o usuário ?
Gostaria de entender o motivo de eu ter perdido o direito de ter gratuidade ao acompanhante
Não entendo o porquê de idosos na faixa dos 60-64 anos paguarem passagens!? Vários municípios e capitais ,consoantes com o Estudo do Idoso, ela é assegurada!
Não estou entendendo esse negócio de já é , moro na baixada e uso o Rio card intermunicipal que da para usar nos dois transportes, com o já é eu vou ter que andar com dois cartões, queria saber se a Empresa que eu trabalho vai fazer recarga em dois vales transportes acho que não vi ser assim a empresa não vai querer fazer dias recargas em dois cartões já faz umduas em um só como vai ser.
Esse Kara queria andar pra trás com dois sistemas de passagens.
Integração intermunicipal são 2 ou 3
Viagens com um preço único.
Vice!
Como vamos fazer a imigração da bilhete único para te direito a integração
Olá, como Cidadão Cumpridor de todos os meus Deveres Cívicos ( Voto , Pago Impostos . . . ) estou sendo desrespeitado em meus Direitos Cívicos com este novo sistema de bilhetagem . Sou Hipossuficiente , tenho Doença Crônica Estou faltando meus tratamentos médicos, que lutei por mais de quatro anos , o Rio Card me garantia 13 gratuidades semanais , este sistema me dá 12 gratuidades mensais. Mesmo querendo pagar por um Direito Conquistado , não consigo . Hoje tentei comprar um Cartão jaé no Terminal Alvorada e nem assim consegui.
O atual prefeito caso venha a se candidatar a Governador, não vai se eleger , pois a população não vai esquecer tanta maldade cívica , por uma gestão incompetente.
Rogério Costa.
E-mail rogerio.celso@gmail.com
É um absurdo o desrespeito aos idosos de 60 a 64anos com todos os requisitos necessário para a gratuidade sermos obrigados a pagar.onde está o estatuto do idoso? E a garantia dessa população por lei, não é valida pro RJ?