Ônibus e Metrô de graça aos domingos e feriados começa neste fim de semana no Distrito Federal
Publicado em: 28 de fevereiro de 2025
Passageiros poderão acessar os serviços de transporte de forma gratuita utilizando os cartões do Sistema de Bilhetagem
YURI SENA
A partir deste fim de semana, os moradores do Distrito Federal poderão utilizar gratuitamente o transporte público coletivo, incluindo ônibus e metrô, aos domingos e feriados.
A medida foi oficializada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, com a publicação de um decreto em edição extra do Diário Oficial do DF.
De acordo com o decreto, os passageiros poderão acessar os serviços de transporte utilizando os cartões do Sistema de Bilhetagem, como o cartão de débito, Mobilidade, Vale-transporte e Passe Livre Estudantil. Nos validadores, os cartões serão liberados sem a cobrança da tarifa, permitindo o acesso gratuito.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) destaca que a apresentação do cartão de transporte nos validadores é fundamental para que a pasta consiga coletar dados sobre as origens e o número de usuários que utilizarão o transporte público durante os dias contemplados pelo programa “Vai de Graça”. Essa informação ajudará na análise do perfil de utilização do transporte e no aprimoramento do serviço.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


