CPTM inicia testes para ligar a linha 11-Coral à Estação Palmeiras-Barra Funda a partir de 15 de dezembro de 2024
Publicado em: 2 de dezembro de 2024
Inicialmente, operações experimentais serão aos domingos, das 10h às 15h, e vão durar nove meses. Linha 11 deve ser concedida à iniciativa privada, juntamente com as linhas 12 e 13
ADAMO BAZANI
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai começar a realizar no dia 15 de dezembro de 2024 os testes operacionais para ligar a Linha 11-Coral (Luz – São Paulo/Estudantes-Mogi das Cruzes) até a Estação Palmeiras-Barra Funda.
Com isso, a linha 11-Coral vai realizar conexão com as demais linhas que atualmente atendem na Estação Barra Funda, como Linha 7-Rubi e o Serviço Expresso Aeroporto, além das linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade. Na Barra Funda há o terminal de ônibus municipais (SPTrans) e o Terminal Rodoviário, dos ônibus intermunicipais e interestaduais.
Ainda de acordo com a CPTM, nesta fase inicial, os testes ocorrerão todos os domingos das 10h às 15h e devem durar aproximadamente 9 meses.
A estatal explica que a Linha 11-Coral é a mais movimentada do sistema que opera e gerencia e éa que tem o menor intervalo da companhia – menor intervalo que na maioria dos metrôs do Brasil -, por isso, e para não afetar a operação e prejudicar os passageiros, a empresa precisou reduzir o período semanal de testes. Nos demais dias e horários, será mantido o trajeto normal da linha a partir da Estação Luz até Estudantes.
“O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, explica, em nota, gerente de circulação da CPTM, Paulo Mota.
A chegada da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda permitirá uma nova ligação entre as estações localizadas no centro da capital paulista (Barra Funda, Luz e Brás). Atualmente essa ligação também é possível com a utilização da Linha 7-Rubi.
“Com o início dos testes em 15/12 confirmamos o comprometimento da CPTM em promover um serviço cada vez mais de excelência aos nossos passageiros, melhorando a mobilidade e a transferência entre modais, o que facilita a vida e a rotina de quem utiliza diariamente os nossos trens”, afirmou, no mesmo comunicado, o presidente da CPTM, Michael Cerqueira.
A linha 11-Coral deve ser concedida à iniciativa privada, juntamente com as linhas 12 e 13.
Em 24 de outubro de 2024, como mostrou o Diário do Transporte, SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) aprovou a modelagem final e autorizou a publicação do edital de parceria público-privada (PPP) para conceder à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens operadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O projeto é chamado de mobilidade urbana do Lote Ato Tietê, que abrange 4,6 milhões de habitantes da zona leste da Região Metropolitana de São Paulo.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Embora seja uma melhoria pra quem usa a linha 11 (que muito provavelmente irá retroceder após a concessão anunciada pelo governo de SP), qual a dificuldade de a matéria trazer uma imagem de alguma estação da linha 11 para não confundir o leitor?
Sou categórico em dizer, se privatizar, vai virar um “LIXO” igualmente ficou as linhas da Via Mobilidade. Um governo aluplado prevista sem noção.
Pelo menos deve diminuir a briga do povo se matando pra entrar na luz e o roubo de celular, e o brasileiro tem amnésia porque reclama de ir pra iniciativa privada mas esquece isso quando tem greve e tem desconto no salário por não conseguir chegar no emprego, e também esquece que a linha 4 deu certo e é uma das linhas que dá menos problema do sistema, o maior problema de ser estatal é que ficam de greve nas não liberam as catracas mesmo o governador permitindo, ou seja ferra o mesmo trabalhador que insiste em manter como estatal, a questão é como é feito o contrato.
Também tem aqueles que esquecem que a linha 4 amarela foi entregue a iniciativa privada totalmente nova, e com uma tarifa muito alta paga para a concessionária por passageiro transportado, prejudicando a verba da Metrô e da CPTM. Também se esquecem que duas linhas foram entregues a iniciativa privada, sendo que a empresa principal é a mesma da linha 4 amarela, e as duas pioraram tanto que houve até descarrilamentos e falhas constantes. É fácil falar que privatizar melhora só mencionando o lado dos acionistas. Não se esqueçam, a linha 7 rubi vai terminar na Barra Funda por causa da concessão, maioria vai usar a linha 3 vermelha, vai ficar bem complicado.
Enquanto isso os testes em Varginha cairam no esquecimento e nem prazo tem, e olha que lá já estava em obra antes desta extensão na L11…..
Será muito benéfico para nós que usamos a linha 11 coral, pós em vez de trocarmos de trem com linha 7 rubi só seguiremos a viagem até o Barra funda palmeiras com a linha 11 coral. Será bem mais fácil para nós passageiros 👏👏
Esta linha que já é a pior de todas , super lotada e sem trens suficiêntes vai piorar.Provávelmente chegará na luz já lotada. Isso é que é melhoria !!!
Esperei o ano todo de 2024 e agora mais 9 meses de testes. Trabalho na barra funda e moro em guaianases, preciso muito dessa facilidade, é um inferno fazer transferência de trem na estação da luz