Metrô entrega novas escadas e amplia o acesso na estação Vila Prudente; Patriarca-Vila Ré tem início da operação comercial das portas de plataforma
Publicado em: 5 de novembro de 2024
Mais uma etapa da ampliação da estação Vila Prudente foi concluída oferecendo nova escada rolante e uma nova escada fixa para facilitar o deslocamento dos passageiros
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir desta quarta-feira (06), os passageiros que utilizam a estação Vila Prudente do Metrô já poderão contar com a ampliação do acesso na Plataforma 2 (lado oeste), com uma nova escada rolante e uma nova escada fixa. Os equipamentos foram inseridos com a ampliação do local, feita para facilitar o deslocamento e melhorar o fluxo de passageiros. As escadas foram instaladas entre a Plataforma 2 e o mezanino da Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde.
As melhorias fazem parte do projeto de ampliação do complexo de estações da Vila Prudente (linhas 2-Verde e 15-Prata), que conta com R$ 56,7 milhões em investimento do Metrô. Já foram entregues novas escadas fixas e escadas rolantes na plataforma 1 da estação da Linha 2, além do novo canal de ventilação interna. O local também ganhou seis novas escadas rolantes da interligação entre as linhas 2-Verde e 15-Prata.
Ainda neste projeto, seguem em andamento as obras para instalação de nova escada fixa e mais uma escada rolante entre a plataforma 2 (lado leste) e mezanino da estação da Linha 2-Verde e novo canal de ventilação interna. Também seguem os trabalhos para concluir a readequação das salas operacionais, todos com previsão de conclusão até o final de 2024. Para o início de 2025, será inaugurada uma nova área comercial externa com jardins, que abrigará lojas e serviços, ampliando as comodidades disponíveis aos passageiros da estação.
Portas de plataforma começam operação comercial na estação Patriarca-Vila Ré
A estação Patriarca-Vila Ré é a décima a contar com portas de plataforma em funcionamento na Linha 3-Vermelha. As demais estações são Palmeiras-Barra Funda, que começou a operar na semana passada, Carrão-Assaí, Artur Alvim, Penha-Lojas Besni, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Pedro II. Nesta terça-feira (5), por volta das 11h, o equipamento entrou em funcionamento na estação com o objetivo de trazer mais segurança aos passageiros, menos interferências e mais agilidade na circulação dos trens.
Na Linha 3, as portas também já foram instaladas na estação Corinthians-Itaquera, cuja implantação está na etapa final de comissionamento, envolvendo testes e protocolos que garantem o funcionamento seguro e em sincronia com o novo sistema de controle de trens, o CBTC. A previsão é que Corinthians-Itaquera inicie a operação neste ano. Esse trabalho de instalação, automatização e comissionamento é feito em um curto espaço de tempo, durante a madrugada, para não interferir na operação dos trens e reduzir impactos no serviço. Outras duas estações, Tatuapé e Santa Cecília, estão em fase de remoção de interferências, instalação elétrica e obra civil. Essas devem operar em 2025.
O Metrô trabalha para instalar as portas de plataforma em todas as estações, por meio de um contrato que abrange a colocação desses equipamentos em 88 fachadas (laterais) de plataformas nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Além das estações em funcionamento na Linha 3-Vermelha, o Metrô já instalou o recurso em todas as estações das linhas 4-Amarela e 15-Prata, que foram projetadas e construídas com essa tecnologia, assim como nas 17 estações da Linha 5-Lilás, bem como nas duas estações terminais da Linha 1-Azul, Jabaquara e Tucuruvi.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

