Primeiro trecho da duplicação entre Maringá e Iguaraçu (PR) é liberado para tráfego nesta sexta (13)
Publicado em: 13 de setembro de 2024
Pistas estão abertas para o tráfego de veículos em trecho de 8,9 km
YURI SENA
Na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro de 2024, ocorreu a duplicação da rodovia PR-317, entre os municípios de Maringá e Iguaraçu, na região Noroeste do Paraná, e teve seu primeiro trecho de 8,9 quilômetros liberado para o tráfego de veículos.
A liberação aconteceu em duas etapas: inicialmente, do km 74 ao km 79, e km 80 ao km 83. As novas pistas, juntamente com as já existentes, estão abertas, permitindo maior fluidez no trânsito.
A obra, administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), continua em andamento para a liberação de novos segmentos duplicados nos próximos meses. Atualmente, o projeto de duplicação da PR-317 atingiu 58,24% de execução, conforme a medição mais recente, realizada em agosto. A terraplenagem já alcançou 80,69% de conclusão, enquanto as obras de arte especiais (OAE), como pontes e viadutos, chegaram a 64,88%. A pavimentação, por sua vez, está 64,12% concluída.
A duplicação abrange o trecho que vai do km 70, em Maringá, até o km 90, em Iguaraçu, totalizando 21,82 quilômetros de extensão. Além da duplicação, o projeto inclui a construção de vias marginais, retornos, e a implantação de diversas obras de arte especiais, como uma nova ponte sobre o Rio Pirapó, três viadutos e duas passarelas para pedestres.
Entre os serviços executados estão a construção de desvios em nível, galerias, passa-faunas, além de sinalização horizontal e vertical, iluminação e melhorias ambientais. Também está prevista a recuperação completa do pavimento antigo, garantindo melhores condições de tráfego.
De acordo com o DER/PR, a liberação dos próximos trechos duplicados será realizada gradativamente ao longo dos próximos meses, conforme o avanço dos trabalhos. O investimento total no projeto é de R$ 183,4 milhões.
Com o avanço das obras e o aumento do tráfego na PR-317, o DER/PR intensificou as medidas de segurança na rodovia. A sinalização horizontal e vertical foi reforçada, com destaque para o limite de velocidade de 60 km/h. Além disso, todos os acessos irregulares à rodovia entre Maringá e Iguaraçu foram fechados, visando aumentar a segurança dos motoristas.
Agentes de trânsito do DER/PR estão realizando a fiscalização no trecho, com o uso de radares portáteis para coibir o excesso de velocidade e as ultrapassagens irregulares, práticas que contribuem para o aumento de acidentes na via.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte

