EM PRIMEIRA MÃO no Diário do Transporte: Monotrilho da Linha 15-Prata vai funcionar de forma 100% automatizada aos sábados também, a partir de 07 de setembro de 2024, mas OTs seguem embarcados ainda

Operação automática começou aos domingos em 18 de agosto de 2024. Estatal promete mais trens e diz que funcionamento é seguro porque faz parte da tecnologia original da linha

MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE NESTA QUINTA-FEIRA, 05 DE SETEMBRO DE 2024 ÀS 10H44 (cuidado com cópias)

ADAMO BAZANI

A partir deste sábado, 07 de setembro de 2024, em todos os sábados, os trens do monotrilho da linha 15-Prata, da zona Leste de São Paulo, passam a funcionar de forma 100% automatizada, sem a intervenção dos OTs (Operadores de Trens). Entretanto, nesta fase de transição, os profissionais continuam embarcados nas composições.

Os trens do monotrilho operam desde o início, há dez anos, sem a figura de um “condutor” presente numa cabine fechada, como ocorre, por exemplo, nas linhas estatais de metrô de maior capacidade: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

No entanto, sempre há um funcionário da operação fisicamente nos trens da linha 15-Prata.

Como mostrou o Diário do Transporte, desde 18 de agosto de 2024, aos domingos, os trens do monotrilho já operam automaticamente.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/07/16/trens-do-monotrilho-da-linha-15-prata-circularao-sem-operadores-a-partir-de-agosto/

Assim, o monotrilho vai circular desta forma em todos os fins de semana completos.

O Metrô de São Paulo considerou, até o momento, as operações bem sucedidas.

Com este tipo de funcionamento, a estatal promete mais trens na linha e diz que funcionamento é seguro porque faz parte da tecnologia original do sistema.

PRÓXIMOS PASSOS:

Depois de analisados os resultados dos fins de semana, o Metrô declarou que pretende ampliar as operações automatizadas para os dias úteis, inicialmente fora dos horários de pico.

Em seguida, todos os dias, durante todo o horário de operação comercial, a linha 15-Prata não terá mais os operadores controlando os trens. Mas o Metrô promete que não haverá demissões.

Segundo a estatal, uma parte do quadro de operadores de trens vai continuar na própria linha em atendimento remoto nas estações e centro de controle, enquanto outros trabalhadores serão realocados para as demais linhas do Metrô.

Com isso, pela promessa da Companhia, o número de trens da Linha 15-Prata também deverá aumentar gradativamente e será possível ter mais agilidade nas estratégias de operação.

Entidades como a Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários) veem com preocupação a medida e acreditam que não é a opção mais segura para os passageiros retirar os operadores de dentro dos trens do monotrilho.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Andre Jr disse:

    Quando os trens se chocaram, gerando a baixa da um trem, havia operador na cabine.

    Essa é a prova de que os operadores são dispensáveis. Um sistema CBTC bem regulado vai ser mais seguro que um OT.

    Lembrando que os elevadores funcionam sem operador e ninguem chora. A linha Amarela tb. Em em varios sistemas de paises desenvolvidos da Europa e Asia tambem.

    Nao podemos mais fingir que estamos em 1974.

    1. S matheus disse:

      Mas se o sistema é automático e o operador só atua em caso de falha ( eu pego o monotrilho e o operador só mexe no trem se ele falha) como é que ele bateu? Na filmagem o operador estava sentado, sem mexer em nada, ele estava andando no automático e bateu. Todos os dias há problemas no monotrilho e o que vejo é o operador dirigindo ele qdo quebra, inclusive hoje um trem quebrou em colonial no automático. E só um adendo, os trens ainda não estão andando sozinhos pq eu vejo todos os dias eles lá. Deixar um sistema que é sabidamente ineficiente é brincar com a vida dos passageiros e só quem não pega o monotrilho todo dia é que acha que ele não tem falhas diárias.

    2. laurindojunqueira disse:

      André Jr e AleCHandre (desculpe-me, mas o “X foi, felizmente, proibido, no Brasil” …): As tarefas rotineiras feitas pelos humanos serão, inevitavelmente, substituídas. Isso não é ruim, meus caros! Que tal formarmos nossos jovens para que exerçam trabalhos mais promissores e menos estressantes do que dirigir trens automáticos? Nossos Operadores de Trens foram muito – mas muito, mesmo! – importantes até agora. Mas, daqui para a frente, que tal os seus descendentes passarem a dirigir caminhos jamais TRILHADOS pelos seus pais e avós? Estamos precisando de Operadores do Mundo e não somente de trens, meus caros …

      1. Tomé Osório disse:

        Cite trabalhos mais promissores. Adoro quando usam esse papo furado, ao mesmo tempo, o sistema que você deve defender, piora as condições de trabalho.

  2. Alexandre disse:

    Quero ver onde vai ter emprego no futuro

  3. Rodrigo Zika disse:

    Brasileiro vive nos anos 90, no mundo desenvolvido transporte assim é autônomo e principalmente ônibus não tem cobrador, até mesmo nossos países vizinhos, mas só aqui precisa manter.

  4. Camila Vieira disse:

    Uma coisa e nos metros, mas a essa altura não ter ninguém nas cabines, é tragédia anunciada.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading