Dois contratos no valor de R$ 250 milhões cada foram assinados nessa segunda-feira (08) com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de São Paulo assinou nessa segunda-feira, 08 de julho de 2024, dois contratos de financiamento para a compra de ônibus elétricos no valor de R$ 500 milhões.
Os extratos dos documentos foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (09), assinados pelo Secretário Municipal da Fazenda, Luis Felipe Vidal Arellano, como representante da capital.
Cada contrato tem o valor de R$ 250 milhões, e foram firmados com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB), dentro do Programa de Redução da Emissão de Gases Poluentes substituindo a frota de ônibus a diesel por ônibus elétricos.
No caso da CEF, o Diário do Transporte noticiou no dia 25 de junho a autorização da Secretaria da Fazenda do Município para a assinatura do contrato no valor de R$ 250 milhões, destinado para o programa de eletrificação da frota de veículos do Sistema de Transporte Coletivo. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2024/06/25/prefeitura-de-sao-paulo-vai-assinar-contrato-de-r-250-milhoes-com-a-caixa-para-onibus-eletricos/
Esse financiamento da CEF para a compra de ônibus elétricos já havia sido autorizado em dezembro de 2023, mas acabou não sendo formalizado por desistência da Caixa na ocasião. “Porém, neste momento, a Instituição resolveu prosseguir com a citada contratação, tendo o presente retornado a esta COJUR para nova análise e despacho de contratação”, afirma o parecer técnico da Coordenadoria Jurídica da Fazenda.
Já no caso do Banco do Brasil, a instituição foi selecionada pela prefeitura de São Paulo num processo de chamamento público, concluído pelo Município no início deste ano. Neste processo três instituições bancárias ofereceram financiamento para o poder público de R$ 250 milhões, destinados para a frota de ônibus elétricos na cidade.
Dentre as propostas do Itaú, Santander e BB, a prefeitura optou pela oferta do banco público, considerada mais vantajosa pela Secretaria da Fazenda, com juros de 12,5% ao ano.
O Banco do Brasil já participa de outro financiamento de R$ 250 milhões para ônibus elétricos em São Paulo.
ÔNIBUS ELÉTRICOS: ANTIGOS TRÓLEBUS AINDA SÃO MAIORIA
A meta da prefeitura paulistana, anunciada ainda em 2021, é chegar até o final de 2024 com uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos.
Este número, no entanto, ainda está muito distante diante do que foi realizado até o momento.
Em matéria publicada pelo Diário do Transporte no de 29 de maio passado, portanto há menos de um mês, dados oficiais da prefeitura registravam que a frota de ônibus elétricos com bateria cadastrada na capital havia chegado a 179 unidades. Relembre:
A rede de trólebus, já antiga na cidade, é composta por 201 ônibus que funcionam conectados à rede de fiação área, número que supera os novos ônibus prometidos.
Com base na informação de 29 de maio, os 179 ônibus elétricos com baterias representam 6,88% dos 2,6 mil veículos anunciados.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
