Empresas de ônibus urbanos de Porto Alegre e prefeitura já realizaram o transporte gratuito de mais de 10 mil pessoas para saída de áreas de risco

Ônibus estacionam em locais próximos aos pontos de maior necessidade de resgate. No começo, era a Orla do Guaíba. Atualmente, a Arena do Grêmio, Viaduto Utzig, Sogipa e o Clube Geraldo Santana são os pontos de embarque

ADAMO BAZANI

As empresas de ônibus urbanos e a prefeitura de Porto Alegre realizaram o transporte gratuito de cerca de dez mil pessoas para saída de áreas de risco.

O balanço parcial foi divulgado nesta quinta-feira, 09 de maio de 2024, pela administração municipal. Caminhões e carros passaram a fazer o trabalho também nesta quinta-feira.

O atendimento começou a ser oferecido em 02 de maio. Destas 10 mil pessoas transportadas dede então, 6,5 mil foram levadas para abrigos disponibilizados pela prefeitura.

As viações e o poder público também atuam no deslocamento de voluntários que vieram de fora do Rio Grande do Sul e do Exército.

Na quarta-feira (08), por exemplo, foram feitas 17 viagens, sendo 16 com pessoas desabrigadas encaminhadas para os abrigos e uma com doações. No total, cerca de 400 pessoas do Exército foram transportadas.

Os ônibus estacionam em locais próximos aos pontos de maior necessidade de resgate. No começo, era a Orla do Guaíba. Atualmente, a Arena do Grêmio, Viaduto Utzig, Sogipa e o Clube Geraldo Santana são os pontos de embarque

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com operadores do transporte coletivo, montaram uma sala de crise para gerenciar o atendimento emergencial das pessoas atingidas pela enchente, oferecendo translado gratuito para saída das áreas de risco. As famílias são encaminhadas para abrigos ou pontos de referência, onde são resgatadas por amigos ou parentes.

A sala atende as demandas da Defesa Civil, Brigada Militar e Exército. Quem precisar do transporte para pessoas atingidas pela enchente pode acionar a central através do WhatsApp (51) 99169.3038. A equipe recebe a demanda e aciona a rede de apoio para dar os encaminhamentos necessários para o resgate.

“Nosso serviço funciona 24 horas. Os nossos técnicos monitoram todo o trajeto em tempo real e, lá na ponta, os agentes de fiscalização do transporte, em conjunto com os órgãos envolvidos, realizam o embarque das pessoas que precisam ser encaminhadas para os abrigos”, disse, em nota, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, que coordena todo o processo.

“As pessoas são acolhidas em um desses pontos e inicialmente são levadas ao Geraldo Santana para passar pela triagem. Após esse procedimento, levamos até o abrigo destinado pelas equipes que estão trabalhando neste processo. Reforçamos que o transporte é feito de forma gratuita”, explica o titular da Mobilidade Urbana no mesmo comunicado.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes  

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