Eletromobilidade

Além de 50 ônibus elétricos, Sorocaba diz que vai comprar 10 carregadores com dinheiro federal do PAC Seleções

Recursos serão em torno de R$ 150 milhões; Cidade possui apenas três unidades em circulação

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, informou na tarde desta quinta-feira, 09 de maio de 2024, que, além de 50 ônibus elétricos com baterias, vai usar as verbas federais do PAC Seleções para a aquisição de dez carregadores que serão instalados nas garagens das empresas operadoras.

Os recursos que serão recebidos pelo município somam cerca de R$ 150 milhões.

A cidade possui atualmente, apenas três ônibus elétricos em operação.

Por meio de nota, a administração municipal informa como serão os trâmites a partir de agora com o anúncio oficial da verba.

A Prefeitura de Sorocaba, além dos 50 ônibus, também irá adquirir 10 carregadores, em um investimento total que soma R$ 150 milhões, utilizando-se de recursos de fundo perdido da União, que terão pequena contrapartida do município. O próximo passo será a convocação do município para análise das condições, para a liberação do repasse financeiro e início da entrega da frota, sem data ainda definida. Todas as etapas do processo são encabeçadas pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Todas as negociações e pedidos foram feitos direto entre o Município, no caso de Sorocaba a Urbes, com o Ministério, mais o apoio de deputados.

Nesta quarta-feira, 08 de maio de 2024, o presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou projetos escolhidos pelo PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal

Em todo o País, a primeira etapa da modalidade Renovação de Frota vai liberar recursos de R$ 10,6 bilhões, para 61 cidades de sete Estados para a compra de 5.331 ônibus novos, dos quais 2.549 elétricos e 2.782 a diesel com o padrão Euro 6, que polui 75% menos. Haverá ainda recursos para 39 veículos sobre trilhos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/05/08/exclusivo-confira-quantos-onibus-eletricos-e-a-diesel-vai-comprar-cada-cidade-pelo-pac-selecoes/

Dez cidades do Estado de São Paulo tiveram projetos escolhidos pelo PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e vão receber em torno de R$ 1,5 bilhão para a compra de 739 ônibus zero quilômetro para o transporte público.

Do total de 739 ônibus para o Estado de São Paulo, 453 são elétricos e 286 diesel Euro 6.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/05/09/cidades-do-estado-de-sao-paulo-vao-receber-r-15-bilhao-do-pac-para-financiar-739-onibus-novos/

Ainda de acordo com a Urbes, gerenciadora da prefeitura dos transportes, a medida recém-anunciada é vantajosa para o “município que, além de ser um dos pioneiros na operacionalização de ônibus elétrico, o que é bom para o meio ambiente, implicará em redução de custos na operação do transporte coletivo”.

Além dos três elétricos, Sorocaba conta atualmente com 47 ônibus a diesel com tecnologia Euro 6, de menores emissões.

A frota total do transporte público coletivo no município soma 418 veículos, atuando em 132 linhas, operadas pelas empresas BRT Sorocaba, Consor e City. No ano 2000 eram 300 ônibus, em 109 linhas, ou seja, atualmente são 118 veículos do tipo a mais, em circulação, ainda de acordo com a administração municipal.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading