Eletromobilidade

Urbs prorroga por dois anos edital de chamamento para testes com ônibus elétricos em Curitiba (PR)

Foto: Reprodução/SMCS

Aquisição somaria R$ 317 milhões para o sistema de transporte público coletivo

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Urbs (Urbanização de Curitiba) prorrogou por dois anos o edital de chamamento para testes com ônibus elétricos na capital paranaense. A decisão ocorre dois meses após a suspensão efetuada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), referente a aquisição de 70 novos coletivos que somariam R$ 317 milhões.

O documento analisado pela Urbs foi prorrogado até 1º de março de 2026, como decorrência da medida cautelar concedida pelo conselheiro Mauricio Requião.

Um dos motivos foi a falta de aprovação de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) sobre a lei que autorizava a aquisição dos ônibus.

Dessa forma, os testes dos veículos elétricos ficam com validade de execução até 30 de novembro de 2026.

A previsão é de que os primeiros coletivos sejam comprados até agosto deste ano. O plano é que operem na linha Interbairros I.

A Prefeitura de Curitiba (PR) busca alcançar 33% da frota composta por ônibus elétricos até o ano de 2030, e que esse índice chegue a 100% até 2050.

Já foram testados sete veículos das montadoras Eletra, Volvo, Marcopolo e BYD. Ainda neste primeiro semestre, devem ser realizados as primeiras análises dos ônibus Volkswagen e Ankai, e no segundo semestre, nos coletivos da Mercedes-Benz.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading