SPTrans faz pesquisa até o dia 15 de maio de 2024 para melhorar companha de combate ao racismo e preconceito no sistema de ônibus da capital paulista

Campanha Ponto Final ao Racismo foi implantada em 2022 e traz mensagens em redes sociais e adesivação nos ônibus

ADAMO BAZANI

A SPTrans (São Paulo Transporte) realiza uma pesquisa com passageiros e moradores da Grande São Paulo em geral para avaliar uma campanha contra o racismo e o preconceito no sistema de ônibus da capital paulista que está há quase dois anos sendo realizada.

As questões podem ser respondidas por meio do site da gerenciadora de transportes: https://sptrans.questionpro.com/a/TakeSurvey?tt=Ba2Xq9Wp8zIECHrPeIW9eQ%3D%3D&&ccanal=site

A Campanha Ponto Final ao Racismo foi iniciada em 4 de agosto de 2022 e consiste em mensagens e artes nas redes socias e site da SPTrans, no Jornal do Ônibus e em adesivações dos coletivos conscientizando sobre o tema.

O questionário quer saber da aceitação e da eficácia da campanha.

A SPTrans ainda diz que capacita os profissionais do sistema, motoristas, cobradores e fiscais a prestarem o atendimento às vítimas no momento em que um caso de discriminação racial é relatado.

Os trabalhadores do sistema devem chamar a polícia ou conduzir o ônibus até a delegacia mais próxima, se possível, onde a vítima poderá registrar o boletim de ocorrência e receber atendimento das autoridades policiais, de acordo com a gestora.

Casos de racismo nos ônibus podem ser denunciados pelo canal 156 da prefeitura.

A vítima de racismo pode ligar para o 156 e terá sua denúncia registrada. Os dados da denúncia serão repassados pelo 156 à SPTrans, que diz que vai realizar o mapeamento dos casos de racismo para colaborar com as investigações por parte das autoridades policiais e verificar se os operadores adotaram os procedimentos corretos.

O conteúdo da campanha é de responsabilidade da prefeitura de São Paulo e foi desenvolvido por equipes Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da SPTrans (São Paulo Transporte) e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading