Linhas municipais de Porto Alegre (RS) operam com tabela horária de sábado nesta segunda (6); trens não estão operando na cidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais/ Trensurb S.A.

Circulação do transporte público foi afetada pelas chuvas e pelos alagamentos que atingem o Estado nos últimos dias

GUILHERME  STRABELLI

Em meio ao caos e à destruição causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre vive dias complicados. Com diversas vias alagadas ou comprometidas, o transporte coletivo de ônibus da cidade irá operar com tabela de sábado nesta segunda-feira, 6 de maio de 2024, por causa da redução da demanda.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, alguns pontos sofreram alterações devido a alagamentos. Por outro lado, as linhas 60, 701, 705.2, 703, 704, 704.1 e 718 foram desativadas.

Além disso, a Trensurb, responsável pelos trens urbanos na região, informou que a operação está suspensa por tempo indeterminado em razão das enchentes. “O Centro de Controle Operacional da Trensurb segue em constante monitoramento e será informado sobre o retorno dos serviços assim que for possível”, diz a empresa.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que os itinerários podem ser modificados com a condição das vias.  Em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade, a EPTC montou uma sala de crise para monitorar e gerenciar o atendimento à população. No momento, 24 ônibus estão dedicados para o atendimento de deslocamento de pessoas ilhadas a abrigos.

Confira detalhes das linhas que estão em operação:

  • Linhas dos terminais Rui Barbosa e Parobé seguem pela Cristóvão Colombo, Alberto Bins, Cel. Vicente, Independência, retorno na praça Dom Feliciano, Independência, Ramiro, Cristóvão e retorno ao bairro.
  • Linhas Uruguai seguem à esquerda na Loureiro da Silva até o Açorianos.
  • Linhas que acessariam o túnel da Conceição, vindas da Osvaldo Aranha,  entram à esquerda na Sarmento Leite, direita na Luiz Englert, Paulo Gama e Osvaldo Aranha de novo.
  • Linhas com terminais na Salgado e Borges utilizam a Loureiro da Silva, João Pessoa e Azenha para voltar à Zona Sul. Na área do Centro, operação normal.
  • Linhas da Zona Leste que acessariam o Túnel da Conceição seguem até o Viaduto Dona Leopoldina retornando ao bairro pela João Pessoa.
  • Ônibus que circulam pelo eixo Cascatinha, sentido bairro/Centro, seguem pela Erico Verissimo, Venâncio Aires e João Pessoa. No sentido Centro/ bairro, segue o mesmo itinerário saindo pela João Pessoa e seguindo o sentido inverso.
  • Veículos do eixo Beira-Rio, no sentido bairro/Centro, seguem pela Icaraí, avenida Divisa, Cruzeiro, Azenha, João Pessoa, Viaduto João Pessoa, Lima e Silva, Fernando Machado, Borges de Medeiros. No sentido Centro/bairro, Salgado Filho, João Pessoa, Azenha, Divisa e Icaraí.
  • T1 sentido norte/sul segue até o Praia de Belas.
  • T2,T2A, sentido Sul/norte, terão saída na Praia de Belas, entram na avenida Múcio Teixeira, José de Alencar à esquerda seguindo o itinerário normal até o viaduto Utzig. No sentido norte/sul, o desvio começa pelo Viaduto Utzig seguindo o inverso.
  • T3 Sul/Norte segue até a Cristóvão e no sentido contrário com saída na Cristovão.
  • T5 sul/norte saída da Praia de Belas, Ipiranga, convertendo na Mucio Teixeira, José de Alencar, seguindo o itinerário normal até a Garibaldi, Independência, Ramiro Barcelos, Cristovão Colombo até a elevada da Utzig. No sentido norte e sul segue o itinerário saindo da elevada da Utzig e seguindo o mesmo desvio até a Praia de Belas.
  • T11 e T12 seguem até o viaduto Utzig e retorna para a região Sul.
  • T4 tem trajeto normal até a Icaraí, dobrando à direita na Pedro Américo Leal e Diário de Notícias.

Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading