Vias com Faixa Azul para motocicletas registram quatro mortes em São Paulo, mas Nunes diz que mesmo assim, medida é eficiente

Óbitos de motociclistas ocorreram na Avenida dos Bandeiras e na Avenida 23 de Maio; Prefeitura não havia revelado os casos

ADAMO BAZANI

Ao contrário do que vinha divulgando a prefeitura de São Paulo, as faixas azuis para motociclistas registraram mortes.

Foram quatro óbitos desde dezembro de 2023.

Três destas mortes ocorreram na Avenida dos Bandeirantes e uma na Washington Luís.

23 de dezembro de 2023: Av. dos Bandeirantes, sentido marginal, perto da Rua Antonio Macedo Soares.  Segundo os registros, o motociclista passou o farol vermelho para fugir de um assalto.

08 de fevereiro de 2024:  Av. dos Bandeirantes, sentido marginal, perto da Alameda dos Maracatins – Motociclista foi socorrido e morreu em março.

14 de abril de 2024: Av. dos Bandeirantes, sob viaduto. Moto e dois carros bateram e o garupa morreu.

02 de maio de 2024: Avenida 23 Maio, sentido aeroporto. Moto e caminhão bateram por volta de 02h, o trecho tem faixa azul, mas a colisão foi fora da área sinalizada.

Mesmo com os acidentes, que não tinham sido revelados pela prefeitura, em entrega de mais trechos na manhã desta quinta-feira (02), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que a eficácia da medida não pode ser minimizada e que sem esta sinalização, o número seria maior.

Em nota de resposta ao Diário do Transporte, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que trimestralmente, envia à Secretaria Nacional de Trânsito as avaliações relativas às vias com Faixa Azul implantadas.  A CET ainda diz que aguarda as conclusões dos trabalhos realizados pela perícia técnica, em todos os casos citados, para compreender a dinâmica das ocorrências e os fatores que resultaram nas colisões e óbitos para encaminhar à Senatran.

Na nota, a Companhia detalha as informações dos acidentes:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego, esclarece que, trimestralmente, envia à Secretaria Nacional de Trânsito as avaliações relativas às vias com Faixa Azul implantadas. Tal procedimento cumpre o estipulado pelo órgão federal nas autorizações para implantação do projeto-piloto no município. Todas as informações relativas a sinistros de trânsito e vítimas constam nesse material.  

 – Um condutor de moto trafegava pela faixa da direita, na Av. dos Bandeirantes, sentido Marginal, e avançou o sinal vermelho na altura da Av Antônio de Macedo Soares para fugir de um assalto, quando colidiu com um veículo, no dia 23 de dezembro 2023. A pessoa que estava na garupa morreu em razão da colisão. Vale ressaltar que a Faixa Azul da Avenida dos Bandeirantes segue entre as faixas da esquerda (1 e 2). A dinâmica do óbito aponta para uma situação em que a existência ou não da Faixa Azul não tem influência. 

 – No dia 8 de fevereiro de 2024, a partir da informação de óbito da vítima em 1º/3/2024, por meio de divulgação dos dados do Infosiga referentes ao mês de Março. Isto porque a vítima havia sido socorrida com vida e estava internada. A Companhia apura com as autoridades estaduais as circunstâncias da ocorrência, na Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal Pinheiros, altura da Alameda dos Maracatins, para inclusão no relatório à Senatran. 

 – No dia 27/3/2024, um motociclista colidiu com a traseira de um caminhão, na Avenida Moreira Guimarães, sentido Aeroporto, na altura da Av Jamaris, por volta das 2h da manhã, quando as pistas estão livres. A vítima foi socorrida com vida, mas morreu no hospital. A Companhia aguarda a conclusão do laudo pericial.

 – Outro, ocorrido no domingo, dia 14/4, na Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal Pinheiros, sob o Viaduto João Julião da Costa Aguiar, por volta das 14h, uma moto colidiu com dois carros. A pessoa que estava na garupa morreu no local. 

 A CET aguarda as conclusões dos trabalhos realizados pela perícia técnica, em todos os casos citados, para compreender a dinâmica das ocorrências e os fatores que resultaram nas colisões e óbitos para encaminhar à Senatran.

Como mostrou o Diário do Transporte, a cidade de São Paulo recebeu nesta quinta-feira, 02 de maio de 2024, mais 8,1 km de Faixa Azul para motos.

São quatro vias que passam a ter a sinalização: corredores Washington Luís e Santos Dumont, a Rua Santa Eulália e o Túnel Ayrton Senna I (sentido bairro).

Com isso, a cidade alcança 98,2 km de sinalização implantadas para garantir mais segurança aos motociclistas.

A prefeitura anunciou outros trechos a receber as faixas:

Ainda neste mês, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantam mais seis trechos de Faixa Azul:

  1. Av. Dr. Gastão Vidigal,
  2. Av. Braz Leme,
  3. Av. Pres. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf,
  4. Viaduto Min. Aliomar Baleeiro,
  5. Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello
  6. Av. Eliseu de Almeida.

Esses novos trechos vão somar mais de 20 km de Faixa Azul. A entrega de toda a sinalização horizontal e vertical estará concluída até o fim do mês.

Os demais trechos já autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e que serão implantados até o fim do ano são:

  1. Estrada de Itapecerica;
  2. Av. Sen. Teotônio Vilela;
  3. Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;
  4. Av. Inajar de Souza;
  5. Av. do Cursino;
  6. Av. Jorn. Roberto Marinho;
  7. Av. Escola Politécnica;
  8. Rua Vergueiro;
  9. Eixo Norte/Sul (sentido Santana);
  10. Elevado Pres. João Goulart;
  11. Av. Aricanduva;
  12. Av. Dr. Ricardo Jafet;
  13. Av. Prof. Abraão de Morais;
  14. Av. Salim Farah Maluf;
  15. Av. Gov. Carvalho Pinto;
  16. Av. Dom Helder Câmara/Av. Calim Eid;
  17. Av. Pirajussara;
  18. Rua Sapetuba

Segundo a prefeitura, o projeto da Faixa Azul é inspirado em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas, e tem como objetivo reorganizar o espaço viário e harmonizar a convivência entre os diferentes tipos de veículos, como carros e ônibus.

Outras cidades brasileiras estão seguindo o modelo.

A primeira a anunciar, depois de São Paulo, foi Santo André, no ABC Paulista, vizinha da capital. Em abril de 2024, a Avenida Prestes Maia começou a receber a sinalização em Santo André.

A primeira faixa azul na capital começou a funcionar na 23 de Maio de forma oficial no dia 25 de janeiro de 2022, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

A segunda faixa, na avenida dos Bandeirantes, começou a operar em 06 de outubro de 2022,  entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, o que dá cerca de 8,5 km por direção. O primeiro sentido a receber a Faixa Azul foi da Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf.

Em 26 de janeiro de 2023, um ano depois da implantação da primeira faixa, Nunes disse que a cidade quer implantar até o fim da gestão, em dezembro de 2024, mais 220 km de “faixa azul” para motos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/01/26/ouca-prefeitura-de-sao-paulo-quer-implantar-mais-220-km-de-faixa-azul-para-motos/

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegou a perder o prazo das novas implantações, o que resultou na queda do então presidente Jair de Souza.

No lugar de Souza, foi conduzido à presidência da CET, o engenheiro Hemilton Tsuneyoshi Inouye.

No discurso da entrega dos 50 ônibus elétricos para a cidade, que ocorreu no dia 18 de setembro de 2023, o prefeito Ricardo Nunes cobrou em público Hemilton para agilizar a implantação das faixas paras motos.

Repercutiu negativamente o fato de Jair de Souza e Hemilton Tsuneyoshi serem sócios desde 1997 numa empresa de consultoria voltada para trânsito e transportes, a Via Expressa Engenharia Limitada.

A prefeitura diz que desde 2019, a empresa não presta mais serviços, mas antes disso, atuava e ambos já eram diretores da CET.

Entre os anos de 2022 e 2023, foram implantados os seguintes trechos:    

  • 25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
  • 6/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
  • 9 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.
  • 6/11/2023 – 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI; 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.
  • 4/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.
  • 18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a rua Américo Sugai. E, entre a Rua Zituo Karasawa e o acesso à Santo André, com mais 15,2 km.  Já os 8,2 km na avenida do Estado, estão entre as ruas dos Patriotas e da Mooca.
  • 1/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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