Vias com Faixa Azul para motocicletas registram quatro mortes em São Paulo, mas Nunes diz que mesmo assim, medida é eficiente
Publicado em: 2 de maio de 2024
Óbitos de motociclistas ocorreram na Avenida dos Bandeiras e na Avenida 23 de Maio; Prefeitura não havia revelado os casos
ADAMO BAZANI
Ao contrário do que vinha divulgando a prefeitura de São Paulo, as faixas azuis para motociclistas registraram mortes.
Foram quatro óbitos desde dezembro de 2023.
Três destas mortes ocorreram na Avenida dos Bandeirantes e uma na Washington Luís.
23 de dezembro de 2023: Av. dos Bandeirantes, sentido marginal, perto da Rua Antonio Macedo Soares. Segundo os registros, o motociclista passou o farol vermelho para fugir de um assalto.
08 de fevereiro de 2024: Av. dos Bandeirantes, sentido marginal, perto da Alameda dos Maracatins – Motociclista foi socorrido e morreu em março.
14 de abril de 2024: Av. dos Bandeirantes, sob viaduto. Moto e dois carros bateram e o garupa morreu.
02 de maio de 2024: Avenida 23 Maio, sentido aeroporto. Moto e caminhão bateram por volta de 02h, o trecho tem faixa azul, mas a colisão foi fora da área sinalizada.
Mesmo com os acidentes, que não tinham sido revelados pela prefeitura, em entrega de mais trechos na manhã desta quinta-feira (02), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que a eficácia da medida não pode ser minimizada e que sem esta sinalização, o número seria maior.
Em nota de resposta ao Diário do Transporte, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que trimestralmente, envia à Secretaria Nacional de Trânsito as avaliações relativas às vias com Faixa Azul implantadas. A CET ainda diz que aguarda as conclusões dos trabalhos realizados pela perícia técnica, em todos os casos citados, para compreender a dinâmica das ocorrências e os fatores que resultaram nas colisões e óbitos para encaminhar à Senatran.
Na nota, a Companhia detalha as informações dos acidentes:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego, esclarece que, trimestralmente, envia à Secretaria Nacional de Trânsito as avaliações relativas às vias com Faixa Azul implantadas. Tal procedimento cumpre o estipulado pelo órgão federal nas autorizações para implantação do projeto-piloto no município. Todas as informações relativas a sinistros de trânsito e vítimas constam nesse material.
– Um condutor de moto trafegava pela faixa da direita, na Av. dos Bandeirantes, sentido Marginal, e avançou o sinal vermelho na altura da Av Antônio de Macedo Soares para fugir de um assalto, quando colidiu com um veículo, no dia 23 de dezembro 2023. A pessoa que estava na garupa morreu em razão da colisão. Vale ressaltar que a Faixa Azul da Avenida dos Bandeirantes segue entre as faixas da esquerda (1 e 2). A dinâmica do óbito aponta para uma situação em que a existência ou não da Faixa Azul não tem influência.
– No dia 8 de fevereiro de 2024, a partir da informação de óbito da vítima em 1º/3/2024, por meio de divulgação dos dados do Infosiga referentes ao mês de Março. Isto porque a vítima havia sido socorrida com vida e estava internada. A Companhia apura com as autoridades estaduais as circunstâncias da ocorrência, na Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal Pinheiros, altura da Alameda dos Maracatins, para inclusão no relatório à Senatran.
– No dia 27/3/2024, um motociclista colidiu com a traseira de um caminhão, na Avenida Moreira Guimarães, sentido Aeroporto, na altura da Av Jamaris, por volta das 2h da manhã, quando as pistas estão livres. A vítima foi socorrida com vida, mas morreu no hospital. A Companhia aguarda a conclusão do laudo pericial.
– Outro, ocorrido no domingo, dia 14/4, na Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal Pinheiros, sob o Viaduto João Julião da Costa Aguiar, por volta das 14h, uma moto colidiu com dois carros. A pessoa que estava na garupa morreu no local.
A CET aguarda as conclusões dos trabalhos realizados pela perícia técnica, em todos os casos citados, para compreender a dinâmica das ocorrências e os fatores que resultaram nas colisões e óbitos para encaminhar à Senatran.
Como mostrou o Diário do Transporte, a cidade de São Paulo recebeu nesta quinta-feira, 02 de maio de 2024, mais 8,1 km de Faixa Azul para motos.
São quatro vias que passam a ter a sinalização: corredores Washington Luís e Santos Dumont, a Rua Santa Eulália e o Túnel Ayrton Senna I (sentido bairro).
Com isso, a cidade alcança 98,2 km de sinalização implantadas para garantir mais segurança aos motociclistas.
A prefeitura anunciou outros trechos a receber as faixas:
Ainda neste mês, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantam mais seis trechos de Faixa Azul:
- Av. Dr. Gastão Vidigal,
- Av. Braz Leme,
- Av. Pres. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf,
- Viaduto Min. Aliomar Baleeiro,
- Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello
- Av. Eliseu de Almeida.
Esses novos trechos vão somar mais de 20 km de Faixa Azul. A entrega de toda a sinalização horizontal e vertical estará concluída até o fim do mês.
Os demais trechos já autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e que serão implantados até o fim do ano são:
- Estrada de Itapecerica;
- Av. Sen. Teotônio Vilela;
- Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;
- Av. Inajar de Souza;
- Av. do Cursino;
- Av. Jorn. Roberto Marinho;
- Av. Escola Politécnica;
- Rua Vergueiro;
- Eixo Norte/Sul (sentido Santana);
- Elevado Pres. João Goulart;
- Av. Aricanduva;
- Av. Dr. Ricardo Jafet;
- Av. Prof. Abraão de Morais;
- Av. Salim Farah Maluf;
- Av. Gov. Carvalho Pinto;
- Av. Dom Helder Câmara/Av. Calim Eid;
- Av. Pirajussara;
- Rua Sapetuba
Segundo a prefeitura, o projeto da Faixa Azul é inspirado em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas, e tem como objetivo reorganizar o espaço viário e harmonizar a convivência entre os diferentes tipos de veículos, como carros e ônibus.
Outras cidades brasileiras estão seguindo o modelo.
A primeira a anunciar, depois de São Paulo, foi Santo André, no ABC Paulista, vizinha da capital. Em abril de 2024, a Avenida Prestes Maia começou a receber a sinalização em Santo André.
A primeira faixa azul na capital começou a funcionar na 23 de Maio de forma oficial no dia 25 de janeiro de 2022, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.
A segunda faixa, na avenida dos Bandeirantes, começou a operar em 06 de outubro de 2022, entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, o que dá cerca de 8,5 km por direção. O primeiro sentido a receber a Faixa Azul foi da Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf.
Em 26 de janeiro de 2023, um ano depois da implantação da primeira faixa, Nunes disse que a cidade quer implantar até o fim da gestão, em dezembro de 2024, mais 220 km de “faixa azul” para motos.
Relembre:
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegou a perder o prazo das novas implantações, o que resultou na queda do então presidente Jair de Souza.
No lugar de Souza, foi conduzido à presidência da CET, o engenheiro Hemilton Tsuneyoshi Inouye.
No discurso da entrega dos 50 ônibus elétricos para a cidade, que ocorreu no dia 18 de setembro de 2023, o prefeito Ricardo Nunes cobrou em público Hemilton para agilizar a implantação das faixas paras motos.
Repercutiu negativamente o fato de Jair de Souza e Hemilton Tsuneyoshi serem sócios desde 1997 numa empresa de consultoria voltada para trânsito e transportes, a Via Expressa Engenharia Limitada.
A prefeitura diz que desde 2019, a empresa não presta mais serviços, mas antes disso, atuava e ambos já eram diretores da CET.
Entre os anos de 2022 e 2023, foram implantados os seguintes trechos:
- 25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
- 6/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
- 9 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.
- 6/11/2023 – 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI; 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.
- 4/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.
- 18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a rua Américo Sugai. E, entre a Rua Zituo Karasawa e o acesso à Santo André, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na avenida do Estado, estão entre as ruas dos Patriotas e da Mooca.
- 1/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes