Prefeitura de Sorocaba (SP) e BRT inauguram Miniterminal de ônibus do Jardim Tatiana

Foto: Divulgação

Novo equipamento foi entregue nesta segunda-feira, 29 de abril de 2024, e deve começar a operar nos próximos dias

GUILHERME STRABELLI

A prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, entregou as obras de construção do Miniterminal de ônibus no Jardim Tatiana nesta segunda-feira, 29 de abril e 2024. A unidade está localizada na Rua Cláudio Castorino França, 32, integra o Corredor Estrutural Oeste do Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) e deve começar a operar nos próximos dias.

A instalação começou a ser edificada em maio de 2023, com investimento de aproximadamente de R$ 2,8 milhões, por parte do BRT Sorocaba, via financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), em conjunto com as empresas Engbase, Steelmax e Sigma.

Ao todo, o terminal tem 238 metros quadrados de área construída em um terreno de 2.081 m², contando com abrigo de conexão e casa de apoio aos motoristas. Serão gerados 24 novos empregos para a operação do local.

O terminal têm piso rígido para operação do BRT, com requalificação do pavimento asfáltico do contorno da quadra. O abrigo e a estação de conexão foram construídos sobre estrutura de concreto armado. Ao todo, foram aplicados quase 23.280 quilos de material metálico.

Além disso, o equipamento conta com bicicletário, acesso catracado, monitoramento por câmeras, piso podotátil e sistema Inteligente de Transporte (ITS), mantendo o padrão do BRT de Sorocaba.

Operação

Na prática, a nova unidade do BRT Sorocaba funcionará como uma estação de conexão entre linhas do transporte público. Com isso, passageiros poderão passar pelo miniterminal para usar linhas com destino a outras regiões da cidade.

Logo que a operação começar, o Miniterminal contará com uma nova linha BRT chamada D210 Leste/Oeste, que ligará as avenidas Dr. Armando Pannunzio e General Carneiro com a Avenida São Paulo, passando pela região central da cidade.

Oito ônibus articulados zero quilômetro com 23 metros de cumprimento serão utilizados na linha, com saídas a cada 15 minutos.

Corredor Oeste do BRT

O novo Corredor Estrutural Oeste do BRT atenderá ao eixo estrutural Leste/Oeste, concluindo o sistema BRT em Sorocaba. Atualmente, o sistema opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) e cinco estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo), além de dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento).

As obras do novo corredor BRT começaram em 12 de abril de 2023 e incluem um novo Terminal no Jardim Ipiranga. O total investido é de R$ 131,4 milhões, dos quais R$ 124, 8 milhões via Caixa Econômica e R$ 6,6 milhões pela prefeitura.

O projeto contempla, ainda, melhorias de requalificação asfáltica, na sinalização viária e no paisagismo, sendo: ciclovias, bolsão de estacionamento e arborização, em conformidade com o Plano Municipal de Arborização Urbana; implantação de sistema semafórico inteligente; adequação dos passeios públicos com acessibilidade; passagem de fibra óptica subterrânea; câmeras de segurança por todo o trajeto, entre outras iniciativas.

Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading