CPTM e Metrô de SP firmam convênio para obras da estação Penha da Linha 11 – Coral

Projeto da futura estação Penha da Linha 2-Verde. Reprodução: Systra

Local interligará as linhas 3 Vermelha do Metrô e 11 Coral da CPTM à continuação da linha 2-Verde

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô assinaram termo de Cooperação e integração técnico-científica com vistas à construção da estação Penha, linha 11-Coral.

O objetivo da colaboração entre as estatais é elaborar os projetos executivos, executar as obras civis e sistemas necessários para a construção do espaço.

O extrato do documento foi publicado na edição do Diário Oficial desta terça-feira, 30 de abril de 2024.

Assinado no dia 24 de abril passado, o convênio tem prazo de vigência de 50 meses.

Contrato assinado pelo Metrô de SP com o Consórcio Crasa-Ghella-Consbem inclui as obras civis da expansão da Linha 2-Verde do Metrô, contemplando a construção das Estações Penha (Metrô/CPTM) e Penha de França e trecho de via entre Estação Penha (inclusive) e VSE Castelo Branco (Via de Saída de Emergência).

A execução da Estação Penha interligará as linhas 3 Vermelha do Metrô e 11 Coral da CPTM à continuação da linha 2-Verde do Metrô.

A atual estação Penha atende somente à Linha 3-Vermelha do Metrô, e com o projeto de expansão da Linha 2-Verde duas novas paradas estão sendo feitas pelo Consórcio, uma para a Linha 2-Verde e outra para a Linha 11-Coral da CPTM.

Isso tornará o local um importante espaço de compartilhamento de viagens com acessos mais rápidos e fáceis para outras regiões da cidade.

Com a nova parada da Linha 11-Coral, que hoje tem estações em Itaquera e Tatuapé, os passageiros da Zona Leste poderão acessar a futura extensão da Linha 2-Verde, podendo chegar à região da Avenida Paulista e à Zona Oeste com rapidez.

Já os usuários da Linha 3 – Vermelha não precisarão mais ir até a estação Sé para baldeação via Linha 1-Azul até a Estação Paraíso, podendo acessar a Linha 2-Verde direto para qualquer ponto da região da Paulista.

EXPANSÃO DA LINHA 2-VERDE

A Linha 2-Verde chegará até a Penha, conectando-se com a Linha 3-Vermelha. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros. Também vai diminuir os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros de toda a rede sobre trilhos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. José disse:

    Há muito tempo atrás, houve Estação Ferroviária ou passagem férrea na Penha tmb. Inclusive dava p/ ir p/ o Vale do Paraíba e RJ /RJ !

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading