Autopass investe em projeto voltado à preservação do meio ambiente
Publicado em: 30 de abril de 2024
Iniciativa pioneira em parceria com a Sthorm envolve investimento de R$ 2,5 milhões em projeto para mapeamento e conservação de biomas da Amazônia
ALEXANDRE PELEGI
A Autopass, empresa brasileira de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica, fez um gesto marcante na direção da sustentabilidade do planeta.
Ao anunciar um investimento de US 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) no projeto de mapeamento detalhado e conservação dos biomas amazônicos, a Autopass revela seu compromisso com as questões ambientais.
Vale lembrar que a Amazônia é maior bioma brasileiro, e depositário da maior biodiversidade dentre as florestas tropicais do mundo.
Pioneira no setor numa parceria com o PlanetaryX, integrante do ecossistema Sthorm, a empresa de bilhetagem marcou seu compromisso com a “Aliança para Preservação do Planeta”.
Com esses recursos, a Autopass contribui para um projeto destinado a criar um inventário detalhado dos biomas da Amazônia, cobrindo aspectos como fauna, flora, recursos hídricos, e as comunidades locais, incluindo povos indígenas e comunidades ribeirinhas.
Mais do que focar na preservação da biodiversidade, o projeto tem como objetivo melhorar as condições de vida nessas áreas vulneráveis.
Uma vez concluído o mapeamento, a PlanetaryX iniciará a emissão de Ativos de Conservação de Biomas (BCAs, de Biome Conservation Assets em inglês) para assegurar a preservação dessas áreas. Os BCAs se destinam a garantir a proteção continuada desses biomas vitais para a vida do planeta.
A previsão é que ainda em meados de junho deste ano, empresas interessadas, incluindo potenciais investidoras como a Autopass, terão a oportunidade exclusiva de adquirir esses BCAs antecipadamente, antes de serem disponibilizados para o mercado geral.
COMPROMISSO
O diretor de Negócios e Marketing da empresa, Daniel Takatohi, ressalta que, esta aliança marca um compromisso com a compensação ambiental.
“Apesar de promovermos intensamente nossos canais digitais, como o aplicativo, WhatsApp e carteira do Google, para a aquisição de bilhetes, a realidade é que ainda emitimos uma quantidade significativa de QR codes em papel. Além disso, enfrentamos o desafio da emissão de carbono pelos ônibus que utilizam o sistema TOP. Por isso, acreditamos que fortalecer essa parceria não apenas inaugura uma nova era para a Autopass, mas também reflete nosso crescente compromisso com a sustentabilidade, que se estabelece como um dos pilares centrais da nossa atuação daqui em diante”, pontua Takatohi.
Em nota à imprensa, a Autopass explica que o engajamento com a “Aliança para Preservação do Planeta” da PlanetaryX evidencia seu comprometimento em fomentar iniciativas de sustentabilidade que vão além do compliance ambiental.
“Ao investir em tecnologias e parcerias que ajudam a conservar biomas críticos, a empresa reforça sua posição como líder em inovação responsável, comprometida em promover a biodiversidade e em oferecer um legado de responsabilidade ambiental para as gerações futuras, apoiando um planeta mais saudável e uma sociedade mais equitativa”, conclui a nota da empresa.
Em tempo: a Sthorm é um centro de inteligência brasileiro, com parceiros internacionais, formado por uma equipe multidisciplinar dedicada ao desenvolvimento tecnológico e às descobertas científicas para resolver problemas globais urgentes, desde pandemias até mudanças climáticas.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes