Autopass investe em projeto voltado à preservação do meio ambiente

Iniciativa pioneira em parceria com a Sthorm envolve investimento de R$ 2,5 milhões em projeto para mapeamento e conservação de biomas da Amazônia 

ALEXANDRE PELEGI

A Autopass, empresa brasileira de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica, fez um gesto marcante na direção da sustentabilidade do planeta.

Ao anunciar um investimento de US 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) no projeto de mapeamento detalhado e conservação dos biomas amazônicos, a Autopass revela seu compromisso com as questões ambientais.

Vale lembrar que a Amazônia é maior bioma brasileiro, e depositário da maior biodiversidade dentre as florestas tropicais do mundo.

Pioneira no setor numa parceria com o PlanetaryX, integrante do ecossistema Sthorm, a empresa de bilhetagem marcou seu compromisso com a “Aliança para Preservação do Planeta”.

Com esses recursos, a Autopass contribui para um projeto destinado a criar um inventário detalhado dos biomas da Amazônia, cobrindo aspectos como fauna, flora, recursos hídricos, e as comunidades locais, incluindo povos indígenas e comunidades ribeirinhas.

Mais do que focar na preservação da biodiversidade, o projeto tem como objetivo melhorar as condições de vida nessas áreas vulneráveis.

Uma vez concluído o mapeamento, a PlanetaryX iniciará a emissão de Ativos de Conservação de Biomas (BCAs, de Biome Conservation Assets em inglês) para assegurar a preservação dessas áreas. Os BCAs se destinam a garantir a proteção continuada desses biomas vitais para a vida do planeta.

A previsão é que ainda em meados de junho deste ano, empresas interessadas, incluindo potenciais investidoras como a Autopass, terão a oportunidade exclusiva de adquirir esses BCAs antecipadamente, antes de serem disponibilizados para o mercado geral.

COMPROMISSO

O diretor de Negócios e Marketing da empresa, Daniel Takatohi, ressalta que, esta aliança marca um compromisso com a compensação ambiental.

“Apesar de promovermos intensamente nossos canais digitais, como o aplicativo, WhatsApp e carteira do Google, para a aquisição de bilhetes, a realidade é que ainda emitimos uma quantidade significativa de QR codes em papel. Além disso, enfrentamos o desafio da emissão de carbono pelos ônibus que utilizam o sistema TOP. Por isso, acreditamos que fortalecer essa parceria não apenas inaugura uma nova era para a Autopass, mas também reflete nosso crescente compromisso com a sustentabilidade, que se estabelece como um dos pilares centrais da nossa atuação daqui em diante”, pontua Takatohi.

Em nota à imprensa, a Autopass explica que o engajamento com a “Aliança para Preservação do Planeta” da PlanetaryX evidencia seu comprometimento em fomentar iniciativas de sustentabilidade que vão além do compliance ambiental.

Ao investir em tecnologias e parcerias que ajudam a conservar biomas críticos, a empresa reforça sua posição como líder em inovação responsável, comprometida em promover a biodiversidade e em oferecer um legado de responsabilidade ambiental para as gerações futuras, apoiando um planeta mais saudável e uma sociedade mais equitativa”, conclui a nota da empresa.

Em tempo: a Sthorm é um centro de inteligência brasileiro, com parceiros internacionais, formado por uma equipe multidisciplinar dedicada ao desenvolvimento tecnológico e às descobertas científicas para resolver problemas globais urgentes, desde pandemias até mudanças climáticas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading